Veja como estudar pelo celular de forma eficiente e gratuita

Estudo
30 | 06 | 2021

Não é exagero dizer que muita gente passa horas no smartphone e até dorme com o aparelho. De fato, essa é uma tecnologia que está presente em nossas vidas. Então, que tal descobrir como estudar pelo celular e usar o aparelho de forma mais eficiente para aprender mais e melhor?

Aliás, por conta do distanciamento social em consequência dos desdobramentos de 2020, o celular passou a ser o dispositivo mais utilizado para ensino remoto e teletrabalho, conforme indica o estudo do Cetic.br/NIC

Diante desse cenário, é mais que necessário entender como lidar com as mudanças, se adaptar a elas e fazer uso da tecnologia da melhor forma possível. Então, preparado para saber como estudar pelo celular? Certo, vamos lá!

Como estudar pelo celular corretamente?

O celular pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar os estudos. Pelo fato de possibilitar o acesso à internet de qualquer lugar e ser utilizado por grande parte dos jovens, o aparelho permite que o estudante facilmente veja as aulas e tenha o material de estudo em mãos. 

Também é possível ler livros e apostilas por meio dos smartphones, além de fazer exercícios e simulados como treino para avaliar o próprio desempenho.

No entanto, o aparelho em si, não faz milagres. Em primeiro lugar, é preciso ter um objetivo claro e utilizar o celular apenas para o estudo nos horários determinados para tanto. 

Depois, vale a pena criar um bom cronograma de estudos, definindo quais serão os materiais utilizados, prazos e objetivos. 

Você pode utilizar o próprio calendário do Google, um aplicativo que já vem instalado na maioria dos celulares, ou, se preferir, fazer uso de aplicativos que também tenham ferramentas de gestão de tempo — vamos falar mais sobre eles adiante.

Certamente, muitos estudantes que estão pensando em como estudar pelo celular vão enfrentar como desafio a distração. Para não cair na tentação, passar horas nas redes sociais ou procrastinar os estudos, uma boa ideia é utilizar o próprio despertador do smartphone. 

Você pode definir, por exemplo, 1 hora para estudar matemática e colocar o despertador para tocar após o período. Ou ainda estabelecer pausas para descanso, ou realização de outra atividade.

Isso pode ser feito com diversas disciplinas e até mesmo para cronometrar o tempo de resolução de exercícios, uma vez que muitas provas para entrar na faculdade têm um tempo de duração específico.

Aliás, na hora de usar o celular para o estudo, desligue as notificações de aplicativos como Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e, especialmente, WhatsApp. Se preferir, existem apps que realizam esse bloqueio por um determinado período de tempo ou ainda é possível silenciar o aparelho.

Participar de grupos de estudos também é uma dica de como estudar pelo celular. Isso é muito positivo, pois não necessariamente é preciso ficar sozinho para aprender, mesmo que você esteja se preparando por conta própria ou esteja só, devido ao isolamento social.

Conheça dicas de sites, canais e apps de estudo

Agora que já falamos sobre como estudar pelo celular corretamente, evitando distrações e aproveitando o máximo que a tecnologia pode oferecer, vale a pena conhecer alguns sites, canais e aplicativos bem interessantes para quem está focado nos estudos.

A grande vantagem deles é que apresentam não apenas um bom conteúdo, como também um extenso banco de exercícios para que você possa treinar seus conhecimentos e até mesmo se preparar para alguns exames, como é o caso do Enem.

Aprovado

Quem deseja saber como estudar pelo celular deve ter em mente que tudo começa com uma boa organização. Se você precisa de uma ajuda nessa parte, uma boa dica é contar com o apoio do AprovadoAPP. Disponível para iPhone e Android, o aplicativo é fácil de usar, servindo para organizar e medir os estudos.

Utilizado por diversos tipos de estudantes, incluindo vestibulandos e concurseiros, o aplicativo permite que você registre as matérias estudadas e até mesmo cronometre as suas horas de estudo. 

Ainda é possível utilizar o calendário, criar sua própria lista de atividades pelo aplicativo e, dessa forma, fazer a gestão do seu tempo de estudo.

Prepara Enem

Para quem tem dúvidas sobre como estudar pelo celular, essa é uma dica de ouro! Por meio de seu smartphone você pode acessar o aplicativo gratuito Prepara Enem, disponível para Android. 

O app oferece simulados e redações para que o aluno possa não apenas se preparar para o Enem, como testar os próprios conhecimentos e, em última instância, estudar. 

São mais de 3.600 exercícios disponíveis, bem como dicas para redação e exemplos de textos que levaram nota dez.

Nele ainda é possível encontrar o resumo de matérias, uma área dedicada ao que estudar e informações relacionados ao exame, como datas importantes e taxa de inscrição. Algo bacana é que você pode acessar o seu histórico de estudo, o que auxilia no acompanhamento do desempenho e a gerenciar melhor o tempo dedicado a cada conteúdo.

Duolingo

Já parou para pensar em como estudar pelo celular e ainda se divertir? Com o Duolingo é possível reforçar os estudos e aprender um idioma como se estivesse jogando. O próprio site do aplicativo explica que “cada lição é um jogo”. Interativo e simples de utilizar, o estudante nem vai perceber que está estudando ao completar cada exercício.

O app tem uma plataforma que pode ser utilizada em sala de aula, na qual os professores conseguem acompanhar o desempenho dos alunos. Além de inglês, você ainda pode estudar espanhol, alemão, francês e italiano. O Duolingo é gratuito e disponível tanto para iPhone quanto para Android

TV Escola

Canal oficial do Ministério da Educação, a TV Escola também tem um aplicativo que pode ser utilizado como forma de estudo pelo celular. Ele oferece conteúdos exclusivos, transmissões ao vivo e programas educativos para todas as idades. Filmes, programas e documentários estão presentes no aplicativo.

Para ter acesso a ele, basta fazer um cadastro e informar alguns dados, como nome, endereço de e-mail e senha. O aplicativo é gratuito e o download pode ser feito em diversos tipos de smartphone.

YouTube Edu

Criado por meio de uma parceria entre o Google e a Fundação Lemann, o YouTube Edu é um canal repleto de conteúdos educacionais de qualidade. Lá, você pode assistir diversos vídeos de disciplinas do Ensino Fundamental e Médio, como Português, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Espanhol e Inglês.

Os vídeos estão divididos por anos de ensino, mas também têm “aulões” específicos para o Enem, por exemplo, e que podem ajudar bastante aqueles que desejam saber como estudar pelo celular para fazer o exame. 

O legal é que o YouTube Edu reúne professores e especialistas já bem conhecidos na plataforma de vídeos e outras redes sociais, como a historiadora Débora Aladim e a professora de inglês Carina Fragozo, do English in Brazil.

RevisAPP

O RevisAPP também é outro aplicativo interessante para quem está procurando entender como estudar pelo celular. Gratuito, ele apresenta as principais matérias cobradas no Ensino Fundamental e Médio, bem como o conteúdo exigido no Enem e outros vestibulares.

Ao baixar o app é possível criar uma conta, salvar anotações, acompanhar o desempenho e acessar um extenso banco de exercícios, inclusive os que já foram cobrados em vestibulares anteriores. Algo interessante é que o aluno pode acessar as ferramentas do aplicativo mesmo no modo off-line, ou seja, não é preciso estar conectado à internet para estudar por ele.

meSalva!

Contar com o apoio do site meSalva! é mais uma boa dica sobre como estudar pelo celular com mais eficiência. Este cursinho online disponibiliza uma preparação à distância para quem vai fazer a prova do Enem ou prestar outros vestibulares. 

Aulas em vídeo, plano personalizado de estudos, simulados e exercícios são algumas das ferramentas oferecidas. Ainda há um módulo de correção de redação, para que o aluno consiga conquistar um bom desempenho nessa área.

O aplicativo do meSalva! Pode ser acessado de forma gratuita em diversos dispositivos, mas ele ainda dispõe de planos específicos, inclusive para quem deseja ser aprovado em Medicina. O app tem mais de 12 mil exercícios do Enem acompanhados de resolução, que podem ser acessados tanto online quanto off-line.

Como já dito, o aparelho por si só não vai fazê-lo estudar mais ou ir bem na escola, mas ele pode ser sim um grande aliado. O importante é estabelecer alguns limites, evitar utilizá-lo para distração enquanto estuda e acessar boas e confiáveis fontes de informação.

Enfim, esperamos que as dicas de como estudar pelo celular e a relação de aplicativos, sites e canais que podem ajudar você nesta missão tenham sido informações úteis e que realmente possam ajudá-lo de alguma forma. Por falar nisso, aproveite para pegar o seu celular e compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais!

Professor Coruja

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados