Afinal, qual a importância da proposta pedagógica da escola?

Primeira Infância
21 | 07 | 2021

Existem diversos fatores que devemos avaliar ao pensar na educação dos filhos. A proposta pedagógica da escola, por exemplo, tem um papel fundamental na boa formação dos alunos, então deve ser considerada na decisão sobre onde eles vão estudar.

Você sabe o que significa este conceito? Muitas vezes, ele deixa de ser considerado por falta de conhecimento sobre de que se trata a proposta e qual é a sua importância. Desta maneira, é essencial esclarecer o tema para conseguir tomar as melhores decisões quando se trata de ensino.

Para que não restem dúvidas sobre o assunto, continue lendo este conteúdo e aprenda o que é uma proposta pedagógica e porque ela é tão relevante!

O que é uma proposta pedagógica?

A proposta pedagógica é uma obrigação legal que deve ser observada pelas instituições de ensino. Ela foi prevista pela Lei n.º 9.394/1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O objetivo desse dever é proporcionar autonomia para as instituições de ensino sobre a gestão pedagógica, administrativa e financeira.

Na prática, ela funciona como uma identidade, a apresentação da escola para sociedade, aos potenciais alunos e seus responsáveis. Assim, ela apresenta valores, bases utilizadas na educação, pontos de foco e metodologia de ensino.

Nesse cenário, a lei serve como um guia para as escolas, trazendo algumas questões que devem ser observadas, enquanto elas ainda contam com a flexibilidade de traçar o plano conforme os interesses e as necessidades de sua comunidade.

Quem deve participar da metodologia escolar?

A proposta pedagógica deve ser criada com a participação de todas as pessoas que fazem parte da comunidade escolar, ou seja, não é uma atribuição exclusiva da direção. Isso significa que diferentes agentes devem participar da elaboração da proposta, como:

  • professores;
  • alunos;
  • pais;
  • coordenadores;
  • outros membros da comunidade.

Assim, ela é resultado de uma colaboração coletiva, que busca definir bases adequadas para o desenvolvimento dos alunos, considerando os aspectos intelectuais, sociais e educacionais.

Depois, a escola deve se responsabilizar por estruturar toda a proposta e garantir que a proposta pedagógica seja conhecida e acessível para todos os interessados. Ao mesmo tempo, os docentes devem elaborar e cumprir um plano de trabalho que a siga.

Como ela contribui para o desenvolvimento do aluno?

Além de ter uma importância para a própria escola, que tem suas bases e, de certo modo, identidade definidas na proposta, a proposta pedagógica também tem um papel essencial no desenvolvimento dos alunos. Assim, ela ultrapassa as questões relacionadas ao ensino básico e currículo obrigatório para abranger outros conceitos importantes para o dia a dia.

Questões sobre inserção social, ética, cidadania e sustentabilidade, por exemplo, podem ser trabalhadas na cultura escolar e nos ensinamentos repassados, conforme previsto em sua proposta. Logo, esse é um item fundamental que deve ser analisado no momento de decidir onde seu filho estudará, sempre buscando instituições que ajudarão no desenvolvimento da criança em um contexto social.

A proposta pedagógica da Crescer Sempre

Seguindo as normas indicadas, a proposta da Escola de Educação Infantil da Crescer, explora diversas áreas, como:

  • linguagem oral e escrita;
  • matemática;
  • artes (visuais, cênicas, música, dança);
  • corpo e movimento;
  • natureza e sociedade;
  • formação pessoal e social.

Construímos uma metodologia própria com base em nossa experiência e análise sobre as necessidades das crianças durante nossos trabalhos com a comunidade. Assim, visamos estimular a linguagem e o desenvolvimento de habilidades e competências nas diversas áreas, sempre respeitando os interesses e diferentes potenciais que cada aluno pode apresentar.

Conseguiu entender o que é a proposta pedagógica da escola? Assim fica mais fácil compreender por que ela deve ser avaliada pelos pais e como influencia o desenvolvimento dos alunos. Portanto, ao fazer a matrícula, conheça qual a proposta da sua escola.

Se você gostou do post e procura boas parcerias para a educação do seu filho, acesse o site da Crescer Sempre e conheça mais sobre nossos projetos educacionais!

Professor Coruja

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados