Família na escola: 6 benefícios de participar da educação

Educação familiar
05 | 07 | 2021

Para que a criança tenha uma boa formação, um bom futuro e se torne um adulto responsável, pais e professores precisam trabalhar em conjunto. 

A presença da família na escola é fundamental, uma vez que isso proporciona muitos benefícios e ainda estimula o desenvolvimento infantil.

Igualmente responsáveis pela educação das crianças, tanto a escola quanto a família, ganham quando estão em sintonia. Com isso, os pais têm as suas demandas atendidas, enquanto a instituição é informada sobre as dificuldades do aluno, para auxiliá-lo de forma mais específica e direcionada.

Além dessas, a atuação da família na escola ainda tem outras vantagens. A seguir, vamos falar sobre cada uma das principais delas. Acompanhe!

  1. Fortalecer o relacionamento

Um dos benefícios da família na escola é o fortalecimento da relação entre pais, filhos e professores. Assim, não se cria apenas uma proximidade entre eles, mas também facilita a integração da criança na instituição de ensino

De fato, quando o filho vê que o pai e a mãe têm um bom relacionamento com os educadores e outros colaboradores, fica mais fácil para ele se adaptar à escola e às pessoas que fazem parte dela.

  1. Passar mais tempo junto com os filhos

Para promover a participação da família na escola, as instituições de ensino realizam atividades ao longo de todo o ano, inclusive algumas abertas à comunidade. 

Sem dúvidas, esses momentos são oportunidades excelentes para que os pais passem mais tempo de qualidade junto aos filhos, o que geralmente é um desafio para muitas famílias.

Em muitas dessas atividades, como festas, celebrações e feira de ciência, a família tem a chance de observar de perto o que a criança aprendeu e a interação dela com outros colegas e professores.

  1. Proporcionar segurança

Sem dúvida, a criança se sente mais segura quando a família também se faz presente na escola. 

Para crianças pequenas isso ainda é mais importante, especialmente nos primeiros dias de adaptação ou quando elas mudam de escola. Afinal, a escola é um universo novo e tem uma dinâmica diferente daquela que a criança está acostumada em casa. 

Assim, quanto mais os pais participam da educação escolar dos filhos, mas eles vão se sentir apoiados e seguros para desenvolver suas habilidades.  

  1. Estimular as habilidades sociais

A infância, principalmente os primeiros 7 anos, é um período fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais. 

Nessa fase, a criança começa a entender como conviver com outras pessoas e a viver em sociedade. Inicialmente, os pais são responsáveis por educar os filhos em casa nesse sentido, mas a escola também tem o seu papel ao longo deste processo.

Assim, a presença da família na escola, seja ajudando a criança a cumprir com as atividades indicadas para fazer em casa ou promovendo uma boa convivência entre ela e demais integrantes da instituição de ensino, é um fator crucial para o estímulo das habilidades sociais.

  1. Reduzir a indisciplina

A indisciplina é algo comum e que pode ser reduzida, entre outros aspectos, com a participação da família na escola. 

Em primeiro lugar, uma boa relação dos pais com os professores e a coordenação, facilita a comunicação, especialmente diante de um problema de comportamento do aluno.

Além disso, muitas vezes as crianças têm atitudes desrespeitosas e consideradas ruins para a convivência com professores e colegas, por falta de atenção ou por não se sentirem apoiados. 

Portanto, quando a família é participativa, ela passa a se sentir mais acolhida e, consequentemente, poderá melhorar o seu comportamento.

  1. Favorecer o aprendizado

As crianças percebem, muito bem, quando a família está envolvida com a escola e isso reflete positivamente no aprendizado. 

Os pais podem fazer isso por meio do acompanhamento das atividades escolares, conversando com professores para saber como auxiliar os filhos quando eles têm dificuldade e estimulando a criança a fazer o melhor possível.

O que você acha sobre a presença da família na escola?

Como visto, a presença da família na escola proporciona muitos benefícios e a Crescer Sempre sabe bem disso. Pensando nisso, a associação procura sempre envolver pais, mães e toda a comunidade para que as crianças se desenvolvam em sua plena potencialidade.

E você, concorda que a família na escola é algo essencial? Quais outros aspectos positivos que isso pode proporcionar para as crianças? Deixe sua opinião na área de comentários e aproveite para contar para nós de que forma você marca presença na escola de seu filho!

Leia também

Assuntos Relacionados