Por que e como participar da rotina escolar do seu filho?

Educação familiar
12 | 07 | 2021

Uma preocupação comum entre os pais é a educação de seus filhos dado o impacto que traz à vida adulta profissional e emocional das crianças. Assim, procurar ensino de qualidade e oferecer condições para que eles estudem com mais tranquilidade é uma ação comum nas famílias. Contudo, também é importante acompanhar a rotina escolar das crianças.

Certamente, a escola tem um papel importante na formação dos filhos, mas a participação dos pais ou responsáveis nas ações educacionais é essencial. Esse é um trabalho conjunto que traz diversos benefícios para as crianças.

Porém, sabemos que podem surgir dificuldades na hora de colocar essa questão em prática. Por isso, neste artigo explicamos a importância de participar da rotina escolar do seu filho e como o fazer!

Por que acompanhar a rotina escolar dos filhos?

A participação dos pais na rotina escolar dos filhos traz diversos benefícios. Primeiro, há um fortalecimento no relacionamento da criança e da família com a escola. Isso ajuda na adaptação, principalmente tratando da primeira vez na escola ou ingresso em uma nova  instituição de ensino.

O início em um local novo pode trazer algumas inseguranças para as crianças, que são amenizadas com a proximidade dos pais. Tudo isso colabora com o desenvolvimento da confiança dos filhos em relação à escola, além de estimular o aprendizado e o melhor desempenho.

Como participar da rotina dos seus filhos na escola?

A participação dos pais na rotina escolar traz benefícios importantes, mas é preciso saber como fazer isso. A seguir, listamos algumas dicas que vão te ajudar, veja só!

Converse com seus filhos sobre a escola

Para começar, estabeleça o diálogo com seus filhos sobre a escola. Pergunte sobre como foi o dia, aprendizado, relacionamento com os colegas e outras questões que podem surgir no cotidiano. Fazendo isso, você terá mais controle sobre o que acontece no ambiente escolar e a experiência da criança no local.

Ainda, estimule os seus filhos a terem a iniciativa para conversar sobre a escola, perguntando questões mais específicas que ele deixe de abordar. Quando existe um diálogo constante com a família, a criança também terá mais abertura para falar sobre problemas ou situações incômodas para que seja possível buscar soluções.

Verifique as atividades diárias

É comum que a escola passe tarefas e trabalhos que devem ser feitos em casa, como estudar o que foi passado em aula, então é importante que os pais acompanhem tudo isso. A dica aqui é estabelecer uma rotina, com horários para que a criança se dedique às atividades escolares. Assim, é possível supervisioná-los enquanto cumprem os deveres.

Nesse momento, fique à disposição para esclarecer dúvidas e corrigir as atividades, estimulando-os a tentarem de novo diante de erros. No entanto, é preciso ter atenção para não fazer as tarefas no lugar da criança e sempre utilizar uma linguagem adequada, em tom calmo e incentivador.

Tenha um diálogo com a escola

É importante conhecer a escola e se informar sobre os meios de comunicação para manter um relacionamento mais próximo, promovendo o diálogo constante. As reuniões de pais e professores, por exemplo, dão informações importantes a respeito do andamento das aulas e permitem a troca de experiências ou visões sobre o aprendizado da criança.

Contudo, não é preciso esperar essas datas para discutir a situação do seu filho e tentar melhorar sua evolução. Sempre que sentir necessidade, utilize os canais adequados para conversar com professores ou outros profissionais do colégio. A ideia é manter uma atuação conjunta, como uma verdadeira parceria.

Participe dos eventos da escola

Eventos como feiras de ciências, confraternizações e festas na comunidade também são importantes. A participação colabora com a socialização da criança e insere mais os pais na rotina. Dessa maneira, vale se organizar para ter tempo disponível e se dedicar a essas atividades. Uma boa relação com a escola ajudará a participar mais da vida da criança.

Conhecendo essas dicas, fica mais fácil se organizar para participar da rotina escolar do seu filho. Para tanto, não se esqueça de que o relacionamento da família com a escola tem papel essencial nesse processo. É importante contar com uma instituição parceira, que também preza pela participação dos responsáveis na rotina dos filhos.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso site e descubra como a Crescer Sempre pode ser a sua parceira na hora de desenvolver essas práticas com os seus filhos!

Leia também

Assuntos Relacionados