5 Bibliotecas online gratuitas para apoiar o seu estudo

Estudo
08 | 02 | 2021

Bibliotecas online gratuitas são excelentes opções para quem tem restrição financeira ou falta de tempo para conseguir livros físicos. Afinal, elas disponibilizam obras completas de grandes autores e materiais de forma totalmente gratuita, algo fundamental para estudantes ou para aqueles que desejam seguir uma nova carreira.

O melhor de tudo é que opções não faltam. Existem diversos sites que oferecem um vasto acervo, inclusive com autores famosos e obras que vão cair nos vestibulares e no Enem. 

Hoje, vamos apresentar uma relação de 5 plataformas onde você pode acessar livros gratuitos e continuar estudando para atingir os seus objetivos. Continue com a gente!

Quais são as bibliotecas online gratuitas?

1. Biblioteca Nacional Digital Brasil

Divulgado oficialmente em 2006, o site da Biblioteca Nacional Digital do Brasil tem mais de 2 milhões de livros em domínio público disponíveis em sua plataforma. Para encontrar uma determinada obra, basta clicar em “Acervo Digital” e utilizar a busca. A ferramenta tem vários campos que podem ser preenchidos, como nome do autor, título, assunto, ano de publicação, entre outros.

Os livros podem ser baixados em PDF e salvos no seu próprio computador ou celular. Considerada uma das bibliotecas virtuais gratuitas mais completas, ela também disponibiliza partituras, periódicos, materiais sonoros e em vídeo.

2. Biblioteca Digital Mundial

Já a Biblioteca Digital Mundial é uma das bibliotecas online gratuitas perfeitas para quem procura material histórico. Em seu site é possível ter acesso aos mapas, diários, livros, manuscritos e muitas outras obras. Também há registros fonográficos, filmes e fotografias.

A plataforma funciona de maneira bem simples; tudo é feito por meio de um menu. Em “explorar” você pode escolher entre as categorias: lugar, período, tópico, tipo de item, idioma e instituição. 

Se quiser acessar os livros, por exemplo, basta escolher essa opção no tipo de item e navegar pelas seleções apresentadas. Algo bem legal desse site é que o conteúdo está disponível em diversos idiomas, inclusive português. Esse acervo digital tem inúmeros itens de mais de 190 países, ou seja, dá para encontrar muita coisa interessante por lá!

3. Biblioteca Digital Camões

Uma das bibliotecas digitais gratuitas mais fáceis de acessar é a Biblioteca Digital Camões. O site é bem intuitivo e por ele você pode fazer buscas por autor e temas. Além disso, é possível ter acesso às obras mais recentes adicionadas ao acervo e também as 10 mais populares. 

Parte do Instituto Camões, a biblioteca tem como objetivo a promoção da língua portuguesa, ou seja, por lá estão os livros de renomados escritores portugueses e brasileiros, como Camões, Castro Alves, Jorge Amado, entre outros grandes autores da literatura.

Um dos diferenciais desse site é a possibilidade de fazer o download dos livros em PDF e utilizá-los em diferentes dispositivos, como celulares e leitores digitais. Além disso, não é preciso realizar um cadastro para ter acesso aos materiais da biblioteca, facilitando o seu uso.

4. Biblioteca Interativa Sebrae

Para quem está interessado em mudar de carreira, conhecer mais oportunidades de negócio ou entender mais sobre economia criativa, sustentabilidade e inteligência de mercado; uma boa dica é acessar o site da Biblioteca Interativa Sebrae. O diferencial dessa plataforma com relação às demais bibliotecas online gratuitas é que o foco dela é o empreendedorismo. Afinal, este é o principal tema do Sebrae.

Os materiais disponíveis são bem ricos e oferecem diversos conteúdos, incluindo informações sobre o mercado de jogos no Brasil, como fazer o planejamento de uma organização e até mesmo artigos sobre como escolher uma carreira. A pesquisa pode ser feita por meio da ferramenta de busca, onde é necessário indicar o tema desejado.

5. Biblioteca Digital da Unicamp

Em nossa seleção não poderia faltar a Biblioteca Digital da Unicamp. Ao acessar o site, você encontrará a ferramenta de busca com diversas opções. Grande parte do conteúdo disponibilizado é voltado para estudos acadêmicos e para encontrar as obras, é necessário procurá-los pelo título ou nome do autor. 

O interessante é que você também pode procurar por materiais de vestibulares anteriores da instituição, o qual é importante para quem está pensando no vestibular ou deseja continuar os estudos para concorrer a uma vaga na faculdade.

Como você pode ver, opções não faltam! Além disso, se você gosta de ler e quer ter acesso a livros físicos, também é possível contar com a biblioteca da Crescer Sempre, aberta para a comunidade de Paraisópolis. Lá existem diversas obras, tanto para se divertir quanto informar ou fornecer elementos para a escolha de uma profissão.

Aliás, por falar em informação, que tal espalhar para os seus amigos sobre as bibliotecas online gratuitas e tudo o que você aprendeu sobre elas? Basta compartilhar o nosso post nas redes sociais!

Professor Coruja

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados