Adaptação escolar: 5 dicas para se adaptar à escola nova

Primeira Infância
22 | 12 | 2021

Existem diversas situações que levam à mudança de escola. Este momento pode gerar insegurança, saudade dos amigos e problemas relacionados à adaptação escolar. Toda esta adaptação se dá já que é um ambiente novo, com professores e colegas diferentes.

Diante disso, crianças e adolescentes podem sentir os impactos da mudança, o que torna fundamental saber como lidar com este processo da melhor maneira. Caso contrário, há riscos de ter o desempenho escolar prejudicado e, até mesmo, desenvolver problemas como depressão e ansiedade.

Para auxiliar neste momento, listamos 5 dicas para facilitar a adaptação escolar. Continue a leitura e aprenda!

1. Entenda o motivo da mudança

Uma questão que pode auxiliar na adaptação é a compreensão sobre o motivo da mudança da escola (ou de rotina, se for a primeira vez que a criança vai ao colégio). No caso dos pais, é importante tirar um tempo para conversar, explicando por que a decisão foi tomada, para que o processo se torne mais simples.

Além disso, o estudante também deve refletir sobre o tema, para absorver a informação e, caso tenha dúvidas, fazer as perguntas que surgirem. Outra dica é incluí-lo em toda a adaptação, levando para conhecer a nova escola e permitir sua participação ativa na escolha de materiais novos para a transição.

2. Busque outros alunos novos

É bastante comum que as turmas tenham mais de um aluno novo a cada ano. Nesse sentido, se informar sobre os outros estudantes que passam pela mesma situação pode ajudar na adaptação

Em um ambiente diferente, com pessoas novas, trocar experiências com alguém que está na mesma situação tende a trazer benefícios. Primeiro, porque o estudante perceberá que não está sozinho. Depois, porque surgem possibilidades de novas amizades, aumentando a confiança para procurar os demais colegas. 

3. Não falte nas primeiras semanas

As primeiras semanas de aula são importantes para o desenvolvimento dos relacionamentos. Além disso, são essenciais para se alinhar à nova rotina escolar, já que é um espaço novo e que pode trazer horários diferentes aos que o aluno estava acostumado.

Diante de dificuldades, é comum os alunos quererem faltar na escola. Se isso acontecer, vale avaliar quais são os reais motivos para não querer ir à escola e tentar contorná-los. A presença constante desde o início pode facilitar a adaptação, enquanto evita que a fuga se torne um caminho frequente para o estudante. 

4. Peça ajuda aos novos colegas

Apesar do medo e da insegurança que surgem, é preciso ter em mente que os colegas costumam estar dispostos a ajudar. Nesse sentido, é possível conversar com eles, se apresentando e pedindo auxílio para os primeiros dias, tanto para entender questões relacionadas à escola quanto para se enturmar. 

Provavelmente, logo o estudante encontrará algum grupo com o qual se identifique para desenvolver novas amizades. E ao se deparar com novos alunos, também pode exercer esse papel de suporte para facilitar a inclusão de mais colegas, quando surgirem oportunidades. 

Antes do início das aulas, os pais podem se informar sobre os novos estudantes, e transmitir mais segurança aos filhos conversando sobre o assunto. Outra dica é verificar se não existem pessoas conhecidas em outras classes mesmo em turmas diferentes, já que isto pode ajudar no processo. 

5. Procure suporte na própria escola

A escola costuma ter medidas que ajudam na adaptação escolar, com professores preparados para promover a integração de novos alunos. Atividades de apresentação e troca de experiências e aulas em grupos aleatórios, focados em fazer com que os estudantes tenham convivências além das amizades mais próximas, são alguns exemplos de ações que podem ser adotadas. 

Ainda, é comum que existam canais que podem ser utilizados para que o estudante procure suporte específico diante de dificuldades. Na Crescer Sempre, por exemplo, há uma estrutura para garantir apoio psicológico aos alunos, visando um melhor desenvolvimento emocional.

A participação da família na escola é fundamental, tanto para conhecer o ambiente em sua integralidade quanto para acompanhar de perto todo o processo de adaptação. Quer acompanhar mais dicas sobre o tema? Você pode seguir as nossas redes sociais e conferir as nossas publicações frequentes! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados