Atividades extracurriculares: como elas contribuem para o desenvolvimento escolar do seu filho?

Estudo
01 | 03 | 2022

Ao pensar no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, é comum associarmos o ensino das disciplinas mais tradicionais, como Português, Matemática, História, Geografia, entre outras. Contudo, as atividades extracurriculares também podem trazer um impacto bastante positivo na formação humana.

Isso porque o currículo tradicional nem sempre aborda todos os aspectos que podem ser benéficos para as crianças, especialmente diante das limitações das escolas. Isto porque a proposta pedagógica deve observar requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação, enquanto a carga horária também é limitada.

No entanto, é possível recorrer a atividades extracurriculares que podem ser disponibilizadas como complemento pela própria escola ou por outras instituições. Quer saber por que vale a pena recorrer a essa estratégia?

Continue a leitura para entender o que são as atividades extracurriculares e como elas colaboram com o desenvolvimento do seu filho!

O que são atividades extracurriculares?

As atividades extracurriculares são aquelas que visam a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, mas não fazem parte do ensino tradicional. Ela pode envolver oficinas, cursos específicos, esportes, hobbies outras iniciativas. Então podem ser utilizadas para que o aluno aprenda novas habilidades ou para que ele preencha o seu tempo livre.

Ou seja, essas atividades não são realizadas em sala de aula e, muitas vezes, também não estão vinculadas à escola onde o seu filho está matriculado. Por isso, a alternativa é bastante ampla, trazendo diversas possibilidades que podem se alinhar aos diversos perfis de estudantes e necessidades familiares.

Qual a importância delas para o desenvolvimento?

Ao pensar sobre a possibilidade de incluir atividades extracurriculares na rotina dos filhos, é normal se perguntar se elas são realmente importantes. Afinal, elas demandam tempo da criança e, em alguns casos, investimentos. Logo, é natural que surjam dúvidas se vale a pena recorrer a essa alternativa.

Na prática, o principal ponto que demonstra a relevância das atividades extracurriculares é que elas propiciam o desenvolvimento ou o aprimoramento de habilidades. Capacidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais podem ser trabalhados, complementando o processo de formação sem focar apenas nas disciplinas cobradas no vestibular, por exemplo.

Dessa maneira, as atividades que vão além do currículo tradicional podem trazer um olhar diferenciado sobre as necessidades da criança ou do adolescente, observando outras questões importantes para o seu desenvolvimento, pensando também na sua fase adulta.

Quais são as principais vantagens que elas proporcionam?

Para entender melhor a importância das atividades extracurriculares para os seus filhos, vale a pena entender quais vantagens elas proporcionam. Confira a seguir!

Aumento da curiosidade

As atividades extracurriculares podem fazer com que o seu filho tenha contato com diversos elementos que não são abordados em sala de aula ou, mesmo quando trabalhados, não são aprofundados. Assim, eles podem estimular a curiosidade em relação ao aprendizado e as diferentes possibilidades de ensino.

Descoberta de novos talentos

Mais um benefício relevante é a possibilidade de descobrir novos talentos e aptidões. O mercado é bastante amplo e, durante as aulas tradicionais, muitas vezes as crianças não têm a oportunidade de identificar talentos. Nesse caso, as atividades extracurriculares trazem novas possibilidades para explorar afinidades e capacidades.

No futuro, esse pode ser um diferencial para ajudar a definir uma carreira ou desenvolver melhor habilidades que são valorizadas no mercado de trabalho. Mesmo que as atividades sejam mais voltadas para hobbies, com a evolução do mercado, cada vez surgem novas profissões que podem ter início dessa forma — como no caso de streamers.

Melhora no desempenho escolar

Se a sua preocupação é que as atividades fora do currículo prejudiquem o desempenho do seu filho por ocupar mais tempo, não se preocupe. Muito pelo contrário: elas ajudam a melhorar os resultados obtidos na escola. Isso porque elas podem desenvolver habilidades que auxiliam na rotina de aprendizado.

A prática de esportes, por exemplo, pode ajudar a lidar com a ansiedade e aumentar a concentração. Cursos relacionados a tecnologia auxiliam no raciocínio lógico, que se aplica em diversas matérias. Estudos relacionados às artes estimulam a criatividade, a expressão e a criatividade.

Enfim, todas as atividades podem ajudar o seu filho no desenvolvimento, refletindo também nos resultados obtidos no colégio. Vale destacar que os cursos extracurriculares também podem funcionar como reforço, como é o caso das aulas de outros idiomas.

Melhora no convívio social

Um benefício que se destaca é a possibilidade de melhorar o convívio social. Isso porque, em geral, essas atividades permitem que a criança ou o adolescente convivam com mais indivíduos de sua faixa etária, ampliando o círculo social.

Dependendo da atividade, também há um estímulo ao trabalho em equipe, como no caso de esportes, coral, teatro ou banda. Na prática, isso ajuda a criança a aprender a trabalhar em grupo, somando forças para conquistar objetivos e ajudando o próximo a se desenvolver para que todos possam se beneficiar.

Auxilia no desenvolvimento socioemocional

Além das habilidades relacionadas ao convívio social, as atividades extracurriculares podem colaborar com o desenvolvimento socioemocional da criança. Isso porque as diversas atividades podem ajudar a lidar com sentimentos e emoções, como raiva, ansiedade, frustração, tristeza, entre outros.

Como visto, existem atividades que estimulam o trabalho em equipe, o que pode ajudar a desenvolver a empatia e o autocontrole. Dessa maneira, há chances de desenvolver uma educação socioemocional, que ajuda a estabelecer relacionamentos saudáveis e posturas importantes para lidar com o próximo, como o espírito de equipe, a colaboração e a solidariedade.

Ocupa o tempo livre

Outra vantagem é que as atividades extracurriculares podem ocupar o tempo livre de maneira mais positiva, por meio do aprendizado ou do desenvolvimento de hobbies, por exemplo. Muitas vezes, as horas sem ocupação específica acabam expondo a criança ou o adolescente a mais tempo de tela ou o acesso à internet. Na prática, isso pode se tornar prejudicial ao seu desenvolvimento.

Em outros casos, a rotina dos pais gera dificuldades para que seja possível acompanhar os filhos durante todos os períodos sem aula. Nesse sentido, a participação deles em cursos pode ajudar a lidar com as tarefas do dia a dia com maior tranquilidade, enquanto os alunos continuam se desenvolvimento.

Ajuda na gestão de tempo

Uma dificuldade comum entre diversas pessoas — incluindo os adultos — é a gestão do tempo. Nesse sentido, as atividades extracurriculares podem ajudar o aluno a desenvolver mais responsabilidade e organização para ajudar com as diferentes tarefas da sua rotina escolar

Ademais, com o tempo, é comum que o seu filho queira participar das escolhas sobre as atividades que serão feitas. Assim, conseguir fazer uma boa gestão do tempo para lidar com todas as tarefas e poder continuar nos cursos, esportes ou outras práticas que goste.

Quais atividades extracurriculares que podem ser adotadas?

Após conhecer mais sobre os benefícios que essa prática proporciona, é normal se perguntar quais são as atividades extracurriculares que podem ser adotadas pela criança. A verdade é que existem diversas possibilidades — inclusive, você já conheceu várias nos tópicos anteriores. Porém, para facilitar a sua busca, separamos as principais possibilidades. Veja só:

Ensino de idiomas

As línguas estrangeiras já fazem parte do currículo escolar, sendo cobradas em vestibulares e em diversas vagas de emprego. Assim, é possível que os cursos trabalhem os idiomas mais tradicionais do currículo, como inglês ou espanhol, ou ampliem as possibilidades. Em cursos extracurriculares é possível estudar mais a fundo estas línguas úteis para o vestibular e, principalmente, para a vida profissional.Atividades artísticas

Também existem diversas atividades voltadas às artes. A dança, por exemplo, traz benefícios como melhora da postura, equilíbrio, enquanto também é um tipo de atividade física. Outras vantagens se relacionam com a noção de espaço, concentração e ritmo. Porém, existem mais áreas relacionadas:

  • teatro;
  • música (com diversos instrumentos musicais ou canto);
  • desenho e pintura;
  • artesanato;
  • fotografia.

Esportes

A prática de esportes pode trazer diferentes benefícios, como melhora na coordenação motora, no equilíbrio e promove benefícios à saúde. Ainda, é comum que eles aumentem a disciplina, devido às regras envolvidas, enquanto também ajudam a desenvolver inteligência emocional e podem estimular o trabalho em equipe, a depender da modalidade.

Tecnologia

A tecnologia ganha cada vez mais espaço na rotina e no mercado de trabalho. Então pode ser interessante contar com atividades voltadas ao tema, como informática, programação, robótica e outros temas relacionados. Uma das principais vantagens é o desenvolvimento do raciocínio lógico, além da maior adequação às tendências do dia a dia.

Culinária

A culinária também pode ser interessante para o desenvolvimento humano. Saber cozinhar é importante para conseguir manter hábitos mais saudáveis, ajudando a melhorar a relação com a comida. Ademais, a atividade é bastante relaxante, enquanto estimula a criatividade e a autonomia.

Ainda, existem outras possibilidades, como jardinagem, trabalho voluntário, escrita, entre outras. 

A escolha da opção deverá ser bem avaliada pelos familiares e também levar em consideração as afinidades do seu filho e a disponibilidade de cada escola.

Na Crescer Sempre, por exemplo, são disponibilizadas aulas de violão para alunos do Ensino Médio e para alunos do Fundamental II o Jovem Crescer no contraturno escolar.

Viu como as atividades extracurriculares podem auxiliar no desenvolvimento das crianças e adolescentes? Os benefícios não se limitam ao período escolar, trazendo ganhos para a vida adulta e a carreira profissional. Portanto, vale a pena avaliar as possibilidades para escolher as ocupações mais adequadas para a necessidade dos seus filhos.

Quer acompanhar mais conteúdos e dicas incríveis para auxiliar no desenvolvimento dos seus filhos? Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados