Conheça os melhores testes vocacionais online e gratuitos

Estudo
08 | 02 | 2021

Escolher a profissão é uma importante decisão na vida de todos; especialmente para jovens adultos e para quem está no Ensino Médio. De fato, dúvidas podem surgir e, por mais que os familiares tenham boas intenções, nem sempre as opiniões e sugestões ajudam. 

Nesse caso, os testes vocacionais podem ser um grande aliado para a decisão. Saber quais são as melhores ferramentas e como elas funcionam é essencial para quem está cheio de dúvidas.

Os testes vocacionais têm como objetivo auxiliar na escolha profissional com base em dados concretos. De uma certa forma, essas ferramentas servem para dar um direcionamento mais claro de quais são as profissões mais adequadas para você conforme suas preferências e aptidões.

Certo, mas quais são os melhores testes vocacionais e onde é possível fazê-los? Continue a leitura, pois apresentaremos uma relação com diferentes opções e uma breve descrição de como funcionam. Acompanhe!

O que é teste vocacional e para que serve?

Antes de tudo, é importante entender o que é um teste vocacional. De forma simples, ele apresenta um questionário com diversas perguntas que, em conjunto, são capazes proporcionar um resultado indicando as carreiras que mais combinam com você.

Psicólogos ou profissionais de orientação vocacional são os responsáveis por desenvolver os melhores testes vocacionais, podendo ser aplicados de forma presencial, como se fosse uma entrevista, ou online, por meio de formulários disponíveis em sites na internet.

Pensando em ajudar você, selecionamos 14 testes vocacionais totalmente gratuitos e que podem ser feitos pelo computador ou celular. Confira abaixo quais são eles:

1. Fundação Estudar

O teste vocacional Na Prática, disponível pela Fundação Estudar, é feito por meio de um robô de assistência virtual. Ele analisa as respostas concedidas para indicar quais as carreiras que seriam mais indicadas para o seu perfil. 

Para isso, basta acessar o site e, inicialmente, fornecer o nome, região em que mora e faixa etária. O processo é simples e dura poucos minutos.

2. Guia da Carreira

Já o Guia da Carreira também tem um dos melhores testes vocacionais e, além disso, é gratuito. Tudo o que você precisa fazer é acessar o site e responder às 15 perguntas disponibilizadas. Desenvolvido pela orientadora Thais Helena Lima, o teste utiliza a Teoria das Escolhas Vocacionais, do psicólogo americano John Holland.

De acordo com as instruções deste teste vocacional, é preciso escolher apenas a resposta que realmente mais combina com você. Embora proporcione um direcionamento com relação à qual carreira seguir, o site ainda indica que você procure um profissional da área para uma avaliação mais precisa e completa.

3. Teste vocacional do G1

Outra ferramenta bem completa e ótima para quem está inseguro sobre qual profissão seguir é o teste desenvolvido pelo G1 em parceria com o Instituto Colméia. Antes de iniciar, é necessário fazer o cadastro no site.

Depois, é possível acessar a página do teste, que contém 30 afirmações. Porém, ao contrário da maioria, a resposta deve ser fornecida conforme uma escala de 0 a 5, em que 0 significa discordar totalmente e 5, concordar totalmente. 

O resultado aponta não apenas as profissões com as quais pode ter afinidade, como também oferece uma breve avaliação de personalidade.

4. Mundo Vestibular

Entre os melhores testes vocacionais, o elaborado pelo Mundo Vestibular se destaca por conta da originalidade das perguntas, incluindo até mesmo uma questão sobre o que você faria se ganhasse na loteria. Sem dúvidas, o teste é divertido e bem curioso, o que pode agradar muita gente.

Apenas tenha em mente que o resultado pode indicar uma grande variedade de carreiras. De fato, fica por sua conta analisar as opções e levá-las em consideração ou não.

5. Sejabixo!

Se você procura por um teste vocacional grátis e com bastante perguntas, o desenvolvido pelo Sejabixo! provavelmente vai te agradar. Afinal, são nada mais nada menos que 105 opções, sendo que é preciso selecionar apenas aquelas que realmente gosta de fazer. 

Depois de indicar cada uma, um formulário aparecerá juntamente com uma pontuação aplicada para 15 grupos de profissões. Quanto mais pontos tem um grupo, maior a sua afinidade com as respectivas profissões.

6. Neora

Criado pela Neora, este é um teste vocacional completo e bem interessante, pois não apenas indica as possíveis carreiras com as quais você terá mais afinidade, como também apresenta uma análise do perfil pessoal e com suas características. 

Ele é dividido em 4 partes, chamadas de dominância, influência, estabilidade e conformidade. A avaliação pode ser bem útil para você entender seus possíveis desafios e facilidades. Porém, para ver o resultado ao final do teste, é preciso fazer um cadastro rápido indicando nome, idade e e-mail.

7. Enem Brasil

Também entra para a lista dos melhores testes vocacionais, o elaborado pelo site Enem Brasil, do sistema educacional Cruzeiro do Sul. Antes de começar o teste você terá de fornecer alguns dados, como nome, e-mail e telefone, além de responder 3 perguntas iniciais.

O teste vocacional apresenta um quiz com 22 perguntas, incluindo até mesmo questões sobre preferências pessoais, como filmes e tipos de livros. Por fim, o resultado vai indicar a área de conhecimento que mais se identifica conforme as opções escolhidas nas perguntas anteriores.

8. 123 Career Test

Também com base na teoria criada por John Holland, o teste vocacional 123 Career Test sugere a sua personalidade e indica a porcentagem de afinidade com diversas profissões, sendo que os primeiros resultados listados apresentam maior compatibilidade.

O lado positivo do teste é que ele tem como base imagens de profissões. Assim, bastará selecionar as imagens com as quais mais e menos se identifica. O teste está disponível em inglês, mas vale a pena experimentá-lo, até mesmo para checar como estão os seus conhecimentos nesse idioma.

9. A Real Me

A Real Me é um site famoso por diversos tipos de teste, como de QI, conhecimentos gerais, vocabulário e até compatibilidade amorosa. E, é claro, eles também oferecem um dos melhores testes vocacionais que podem ser feitos online.

Assim como os demais, esse teste também traz uma série de perguntas. Embora algumas delas possam parecer aleatórias, no final são capazes de produzir um resultado bem interessante indicando não apenas a principal sugestão de carreira a seguir, mas também opções secundárias, como um gráfico de personalidade.

10. Quero Bolsa

Se você tem dúvidas se o teste vocacional realmente funciona, vale a pena dar uma olhada no teste do Quero Bolsa. Afinal, ele foi criado levando em consideração a teoria das Inteligências Múltiplas, do renomado psicólogo Howard Gardner. Além de servir como norte para quem precisa escolher uma profissão ou quer mudar de área, o teste também é uma excelente ferramenta de autoconhecimento.

Depois de responder o questionário, o teste vocacional apresenta um gráfico e análise das suas inteligências, bem como uma relação de carreiras compatíveis com suas próprias respostas. Para acessá-lo, basta indicar o nome e e-mail.

11. Teste vocacional – Carlos Martins

Disponível no site Carlos Martins, esse teste vocacional não exige um cadastro prévio ou informações como nome e e-mail. Basta clicar em “Comece já seu teste vocacional” que uma nova página será aberta com 2 listas diferentes: o que gosto de fazer e o que sei fazer. 

Será necessário escolher um valor entre 6 e 12 para cada um dos itens listados. De fato, esse é um dos melhores testes vocacionais e é bastante popular tanto para jovens que estão cursando o Ensino Médio quanto para quem já está no mercado de trabalho, mas tem vontade de mudar de profissão.

12. Teste QI

O Teste QI tem um teste vocacional gratuito e fácil de utilizar. Ao abrir o site, você verá um formulário com 20 opções, sendo que é necessário escolher 15 delas. Antes, pense bem sobre cada uma das afirmações para que seja possível optar apenas por aquelas que realmente têm a ver com você.

O resultado vai indicar uma breve análise do seu perfil e as carreiras compatíveis com suas preferências.

13. Eligis

O Eligis se destaca por ser um aplicativo para celular. Ou seja, para acessar todo o conteúdo da plataforma e realizar o teste, basta baixar gratuitamente o app no seu aparelho.

Com ele, é possível descobrir o seu perfil e conhecer mais profundamente os cursos relacionados com as carreiras disponíveis. O aplicativo ainda oferece orientação individual por meio de um chat online em que você pode fazer perguntas, tirar dúvidas ou solicitar algum outro tipo de direcionamento.

14. Orientu

Essa plataforma é totalmente gratuita e simples de utilizar. A proposta dela é analisar 4 grandes questões:

  • o que você gosta de fazer; 
  • quais são suas matérias preferidas; 
  • quais são as matérias que não gosta; 
  • quais são suas habilidades.

Você ainda pode ter acesso ao conteúdo desenvolvido pelo app, conhecer mais sobre algumas profissões e saber o salário médio de cada uma das carreiras. Legal, não é mesmo?

Agora é com você!

Agora que você já conhece diversas opções de testes vocacionais online, uma dica fundamental é responder com calma e honestidade o questionário para que o resultado realmente possa te ajudar. Mesmo assim, tenha em mente que a escolha da profissão é algo que depende de muitos outros fatores não previstos em tais testes.

Acompanhe nossas redes sociais para mais informações e tudo o que você precisa saber para escolher a sua profissão. Esperamos você lá!

Professor Coruja

Leia também

Assuntos Relacionados