Como alcançar o desenvolvimento pessoal e profissional? Entenda

Desenvolvimento Pessoal
01 | 02 | 2023

Você busca atingir o desenvolvimento pessoal e profissional? Entenda mais sobre esse conceito e veja como aplicá-lo na sua vida.

Você já pensou em investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional? Se ainda não considera essa possibilidade, está na hora de rever seu posicionamento. Isso porque a prática expande as oportunidades no mercado de trabalho.

De um lado, o desenvolvimento pessoal ajuda a traçar o futuro com mais precisão e segurança, melhorando suas perspectivas. De outro, a busca contínua pelo aprimoramento garante um bom nível de qualificação profissional, permitindo:

  • empreender;
  • inovar;
  • obter um bom emprego;
  • conseguir uma promoção.

É bem provável que você queira alcançar algum desses objetivos. Então, que tal saber mais sobre esse aprimoramento em nível pessoal e profissional? Continue a leitura e veja por que vale a pena fazer isso.

O que é o desenvolvimento pessoal e profissional?

O desenvolvimento pessoal e profissional é um conjunto de práticas que contribuem para o crescimento interno e o aprendizado voltado para a carreira.

De modo geral, é uma área de conhecimento que ajuda a melhorar a qualidade de vida por meio do aperfeiçoamento contínuo de competências e habilidades técnicas e sociais.

Ou seja, essa é uma forma de unir os dois âmbitos necessários para o ambiente corporativo. Isso aumenta as suas chances de conseguir uma promoção ou ter sucesso em qualquer empreitada realizada.

Vale a pena reforçar que o desenvolvimento pessoal e profissional usa os conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Portanto, tem relação com o seu comportamento e informações técnicas. 

Como o desenvolvimento pessoal e profissional se integram?

Ao longo da jornada escolar, pouco se pensa na integração do desenvolvimento pessoal e do profissional. No entanto, essa necessidade fica evidente a partir da conquista do primeiro emprego.

Afinal, no início da vida profissional, começa-se a lidar com diferentes desafios que precisam ser superados. É o caso de passar por um processo seletivo, lidar com colegas que não ajudam ou ter dificuldades para conseguir clientes, caso a opção seja empreender.

Por outro lado, quem já está há mais tempo no mercado de trabalho, também enfrenta dificuldades e precisa desse desenvolvimento pessoal. Especialmente, se busca uma recolocação profissional.

Aqui, entra a necessidade de melhorar as suas competências técnicas e sociais, também chamadas de hard e social skills. Afinal, essas são exigências do mercado de trabalho para jovens e pessoas com mais experiência.

Para conseguir essa integração, é necessário ter autoconhecimento. É preciso analisar as suas necessidades atuais em ambos os níveis e saber onde deseja chegar.

Assim, você consegue traçar os objetivos a serem perseguidos e atingir o patamar de quem gostaria de ser.

Como alcançar o desenvolvimento pessoal e profissional?

Se você quer saber o que fazer depois do Ensino Médio, foque em seu desenvolvimento pessoal e também profissional. Para isso, é necessário aplicar algumas boas práticas. Veja quais são elas.

Busque o autoconhecimento

O autoconhecimento é indispensável para saber quais são seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, você descobre o que precisa melhorar e quais aprendizados ainda deve obter.

Vale a pena reforçar que essa medida vale para os conhecimentos técnicos e sociais. Por exemplo, se você perceber que precisa melhorar a sua insegurança emocional, precisa focar neste trabalho para reagir de maneira adequada diante das mais variadas situações.

Afinal, mais do que ter uma vocação profissional, é importante saber se comportar diante dos desafios que aparecerão. Essa é uma habilidade muito desejada no ambiente corporativo atual.

Planeje-se

Ter um plano de carreira ou um planejamento mais básico a seguir é primordial. Assim, você define os objetivos que deseja atingir e aprende a dividi-los em metas para facilitar esse alcance. Isso ajuda a manter a disciplina durante a sua jornada.

Nesse processo, lembre-se de determinar metas compatíveis com a realidade. Isso porque, se elas forem inalcançáveis, você acabará se desmotivando.

Além do mais, analise se você está atingindo o que espera e faça ajustes, se necessário.

Invista em si mesmo

O desenvolvimento pessoal e profissional exige que você cuide de si mesmo. Por isso, faça cursos e invista em sua saúde e seu lazer.

Todas essas variáveis são importantes para que você aumente o seu conhecimento técnico, mas também tenha equilíbrio na vida.

Fortaleça a rede de contatos

O chamado networking é construído durante a vida e serve para muitas situações. No âmbito profissional, permite encontrar oportunidades e firmar parcerias estratégicas. No pessoal, favorece a troca de experiências e aprendizados.

Portanto, a rede de contatos ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, você se atualiza e gera mais oportunidades.

Como a Crescer Sempre pode ajudar?

A Crescer Sempre é uma associação sem fins lucrativos localizada em Paraisópolis com cinco projetos principais:

  • Uma escola regular de Educação Infantil;
  • Uma escola integral de Ensino Médio;
  • Um projeto de reforço em Português e Matemática em contraturno – Jovem Crescer;
  • Cursos Profissionalizantes e Biblioteca aberta à comunidade. 

Os Cursos Profissionalizantes são direcionados para jovens, acima de 18 anos, que querem se capacitar e se desenvolver pessoal e profissionalmente.

No total, são 10 títulos diferentes. Cada um dos cursos leva até 6 meses de duração, sendo que o foco é a capacitação técnica e a geração de renda.

Como resultado, até 600 alunos por ano são capacitados para  o mercado de trabalho.

Assim, você pode encontrar o curso que deseja — especialmente, porque eles mudam de um ano para o outro para atender à demanda do público-alvo.

A consequência é a possibilidade de empreender ou conseguir um emprego melhor justamente devido ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Então, que tal aproveitar para evoluir na carreira e na vida? Acesse o catálogo de cursos profissionalizantes da Crescer Sempre e informe-se!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados