Desenvolvimento pessoal: 5 dicas para o sucesso

Vida Profissional
20 | 04 | 2022

Desde que nascemos, estamos em constante evolução. Os bebês começam a falar, andar, comer e brincar. As crianças interagem com os amigos e aprendem a escrever. Já os jovens e adultos buscam o desenvolvimento pessoal e profissional de modo constante. Afinal, essa é a maneira de atingir seu potencial máximo, não é mesmo?

Quando se alcança esse patamar, é possível ter uma vida mais saudável e feliz. Além disso, é possível alcançar seus objetivos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Por quê? Vamos explicar melhor neste artigo. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal consiste em ações voltadas para a autorrealização. Por isso, é baseado no autoconhecimento e busca fortalecer certas competências e habilidades — depende do objetivo definido. Mais do que isso, o foco é aprimorar todas as relações para ter uma vida melhor.

Ao trabalhar essas habilidades e competências, é possível potencializar os próprios talentos. Como consequência, ainda há chance de aumentar a produtividade, alcançar o equilíbrio esperado e ter mais qualidade de vida. 

Assim, o resultado é um só: fazer tudo que é necessário e obrigatório da melhor forma possível, de forma saudável e prática.

Por que é importante investir no desenvolvimento pessoal?

O investimento nas próprias habilidades e competências permite ter um nível de satisfação maior. Ou seja, você toma decisões de maneira mais consciente e fica feliz com suas escolhas. Além disso, passa a ter novos objetivos, porque desenvolve seu potencial máximo e sabe que pode conseguir o que quiser.

Ainda existem outros benefícios. O investimento no desenvolvimento pessoal melhora sua carreira e você consegue ter mais foco no futuro, pois já sabe onde quer chegar e como fará isso. 

Além disso, o desenvolvimento pessoal também contribui para: 

  • desenvolver outras habilidades, por exemplo, a comunicação e a criatividade;
  • realçar os talentos;
  • gerar motivação e satisfação;
  • alcançar a felicidade plena ao se realizar em vários âmbitos.

Em suma, o desenvolvimento pessoal consiste em ter uma mentalidade mais positiva, saindo do “piloto automático”. Em outras palavras, você muda sua programação mental e faz o que é necessário para alcançar a sua felicidade.

5 dicas para se desenvolver no âmbito pessoal

O desenvolvimento pessoal passa por uma série de boas práticas, as quais ajudam a atingir o pleno potencial. Por isso, vale a pena replicá-las. Veja quais são elas.

1. Busque o autoconhecimento

O primeiro passo é saber quem você é, onde está no momento e o que deseja conquistar. Ter esses detalhes em mente permite tomar as melhores decisões e não se arrepender delas.

Apesar de parecer um comportamento de adultos, o autoconhecimento também é importante para os jovens. Isso porque é uma forma de saber quais são seus pontos fortes e fracos, bem como os objetivos de vida. A partir disso, podem ser traçadas estratégias específicas.

Por exemplo, se você deseja conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade americana, precisa participar de vários projetos, falar inglês com fluência e ter boas notas para se destacar em meio à concorrência. Ou seja, você reconhece as competências que precisa ter, quais delas devem ser trabalhadas e as que já tem e só precisa melhorar. 

2. Saiba administrar o tempo

Adiar as tarefas é um mau negócio. Para se desenvolver nas questões pessoais, é imprescindível saber gerenciar o tempo; isso significa cumprir as tarefas dentro do prazo, mesmo que outras coisas tentem atrapalhar. Afinal, você deve focar no seu objetivo, não aquela atividade específica.

Ter essa visão também ajuda na motivação diária. Além disso, fica mais fácil realizar uma tarefa de cada vez, sempre terminando antes de começar outra. Assim, você evita ter aquela sensação de que está “abraçando o mundo”.

3. Trace metas e objetivos

Saber o que você pretende conquistar é essencial. A partir disso, é possível planejar suas atividades, pois essa prática faz com que seus objetivos fiquem mais palpáveis e concretos.

Para se desafiar, crie objetivos e metas passíveis de concretização, mas que sejam difíceis de conseguir. Isso ajuda a se manter engajado no propósito para desenvolver competências e habilidades.   

4. Invista em conhecimento

Muitos jovens têm pouca vontade de ler. Porém, o conhecimento é importante para o desenvolvimento pessoal. Essa é uma forma de ampliar o próprio mundo e aumentar o repertório de informações para lidar melhor com os problemas.

Para isso, é importante adotar o hábito da leitura. Além disso, assista a lives, palestras, webinars e participe de workshops. Dessa forma, você tem acesso à conteúdos de especialistas da área que te interessa.

5. Experimente, sempre

Estar aberto a novas experiências é fundamental para esse processo de desenvolvimento em âmbito pessoal. Tenha em mente que a evolução passa por diversas experiências, e que até mesmo os erros geram aprendizados.

Portanto, vale a pena sair da zona de conforto. Desse modo, você aprende o que gosta e aquilo que não faz sentido para sua jornada. Em alguns casos, pode até descobrir outras competências e perceber que precisa ajustar seus objetivos. Ou seja, você trilha sua jornada da melhor maneira possível.

Como a Crescer Sempre ajuda no desenvolvimento pessoal dos jovens

A Crescer Sempre oferece desde a Educação Infantil até o Ensino Profissionalizante, passando pelo Ensino Médio e o programa Jovem Crescer — voltado para o reforço escolar de jovens do 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental II.

Cada uma dessas etapas apresenta uma educação de qualidade que impacta no desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade

Vale destacar os Cursos Profissionalizantes. No total, são 10 títulos diferentes, com duração de até 6 meses e foco em capacitação técnica e geração de renda.

Os cursos oferecidos em 2022 são os seguintes: 

  • Básico em Informática;
  • Básico em Elétrica e Hidráulica;
  • Design de Sobrancelhas;
  • Manicure;
  • A Arte de Fazer Festas;
  • Assistente Administrativo;
  • Cabeleireiro Profissional;
  • Linha Branca;
  • Depilação;
  • Barbearia;
  • Penteado;
  • Maquiagem.

Todos eles ajudam os jovens e adultos a entrarem no mercado de trabalho a partir da qualidade de ensino. Tanto é que a faixa etária aceita vai dos 18 aos 40 anos. 

Por isso, a Crescer Sempre contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional, já que atua em todos os âmbitos da formação dos alunos.

Ainda assim, você acha que sua preparação é pequena diante de tantos desafios? Então, complete sua leitura e entenda o que é insegurança emocional e como lidar.

Banner com fundo azul e ilustração da capa do e-book sobre como escolher uma profissão.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados