Conheça as vantagens da escola em tempo integral!

Estudo
15 | 02 | 2022

Apesar de ser pouco comum no Brasil, a escola em tempo integral traz várias vantagens para os estudantes. Você sabia disso? Inclusive, essa modalidade de ensino é bastante popular em outros países, como Irlanda, Finlândia, Estados Unidos e Japão.

Isso porque a proposta é ir muito além de um lugar para crianças e adolescentes ficarem enquanto os pais trabalham fora. A ideia é garantir um excelente desenvolvimento físico, intelectual, social, emocional e cultural dos alunos por meio de atividades extracurriculares.

Em outras palavras, é aquela aula de reforço de português e matemática, além do apoio à melhoria das habilidades socioemocionais. Isso também ajuda a ter aquela visão de mundo interdisciplinar, cada vez mais exigida no mercado de trabalho e até pelo Enem.

Por tudo isso, fica claro que o ensino em tempo integral faz toda a diferença para o aluno, os pais e até os professores. Ainda assim, vamos listar as principais vantagens dessa modalidade neste post. Então, que tal conferir?

O que é educação em tempo integral?

A educação em tempo integral é uma estratégia de desenvolvimento completo dos estudantes. Nesse caso, a escola vai muito além do currículo disponibilizado pelo governo federal. Por isso, implementa de maneira mais ampla a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

A proposta não é apenas que o estudante fique o dia todo no colégio. Nesse modelo, deve-se oferecer aulas, ambientes e atividades que melhorem os diferentes âmbitos da vida social e escolar do indivíduo. Assim, ele consegue atingir o aperfeiçoamento humano.

Para você ter uma ideia, o aluno que estuda em tempo integral aprende mais do que português, matemática e ciências. Ele também aprende a ter mais autonomia e a desenvolver seu convívio social. Ainda tem mais contato com os esportes.

Como funciona na prática?

Com o objetivo de desenvolver todas as necessidades educacionais e socioemocionais dos alunos, a escola em tempo integral precisa reorganizar seu conteúdo e seu espaço. Assim, é possível criar uma rotina de atividades eficiente e adaptada às condições de cada criança ou adolescente.

Dessa forma, um período passa as disciplinas curriculares e obrigatórias. No contraturno, são as atividades extraclasse, que focam aspectos intelectuais e sociais. Ao mesmo tempo, essa participação ajuda a despertar o interesse para áreas diferentes, já que o estudante tem contato com informações diversas. Assim, ele sabe como escolher a profissão certa.

Essa configuração também exige uma mudança na avaliação dos alunos. Além de serem verificadas apenas as notas tiradas em provas e trabalhos, são consideradas suas experiências nos esportes, nas artes, nas interações e atitudes diárias, e na convivência com os colegas.

Quais são as vantagens do tempo integral?

Agora que você entendeu o que é esse ensino mais amplo, chega a hora de ver exatamente quais são seus benefícios. Confira.

Mais produtividade na escola

A principal vantagem do tempo integral é garantir que o aluno melhore seu rendimento. Como ele fica uma carga horária maior na escola, consegue fazer suas atividades e aumentar o seu aprendizado.

Além disso, a organização e a presença dos professores evita que o aluno adie a realização das suas tarefas. Ou seja, ele começa a conquistar autonomia e disciplina. Esse aprendizado ajudará durante toda a vida, por exemplo, para se preparar para um processo seletivo.

Melhor aproveitamento do tempo ocioso

Quando a criança ou o adolescente fica em casa, costuma passar o tempo brincando. O estudo dificilmente é a prioridade. Com o ensino em tempo integral, ele interage com os colegas e aprende. Essas experiências são mais diversificadas e afastam o estudante das redes sociais, que acabam tomando várias horas do dia quando não há um controle efetivo.

Incentivo às relações sociais e à inclusão

Muitas crianças têm dificuldades sociais e podem se envolver em problemas. Na escola, não há tempo ocioso e as atividades são programadas para desenvolver a interação entre os estudantes.

Como resultado, há um relacionamento melhor entre os colegas. Possíveis brigas e desentendimentos são gerenciados pelos orientadores, que mostram a importância do diálogo e como sair dessas situações complicadas sem grandes atritos.

Da mesma forma, todos são incluídos nas ações realizadas. Essa característica gera respeito e aceitação de que não existem diferenças.

Ajuda ao desenvolvimento da autonomia

A escola em tempo integral trabalha com um cronograma específico, em que todas as atividades têm horários definidos. Isso faz com que o aluno crie responsabilidade, já que precisa cumprir suas obrigações de acordo com o planejamento feito. Isso também o torna menos dependente de pais e professores para fazer suas tarefas diárias.

Como a Crescer Sempre usa o método de educação em tempo integral?

Na Crescer Sempre, o método de ensino em tempo integral é utilizado para os estudantes do Ensino Médio. Ele serve para fazer a recuperação dos conteúdos do Ensino Fundamental II, que abrange do 6.º ao 9.º ano.

Nesse caso, o aluno entra na escola às 7h45min e sai às 17h, de segunda a quinta-feira. Nas sextas, a saída é mais cedo, às 12h30min. Para dinamizar  as atividades, há parceria com a Google e a Nuvem Mestra.

Assim, os períodos de estudos durante o horário de aula contam com acesso a Chromebooks e uso da plataforma Google Classroom. Com isso, os estudantes têm todas as condições de desenvolverem suas atividades e recuperarem os conteúdos de forma interativa e inovadora.

É por isso que os alunos do Ensino Médio conseguem um aprendizado melhor com a educação em tempo integral. Esse também é um modelo perseguido, inclusive pelo Governo Federal.

Então, o que acha de se antecipar e já ter acesso a esse modelo de ensino? Conheça a Crescer Sempre, e saiba como você poderá melhorar seu futuro.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados