Escolha da escola de Educação Infantil: o que você deve considerar?

Educação familiar
08 | 02 | 2021

Os pais sabem bem o quanto é importante uma boa escolha da escola de Educação Infantil dos filhos. Afinal, é nela que as crianças desenvolvem diversas habilidades, competências e aprendem a socializar, aspectos fundamentais para que tenham mais oportunidades no futuro.

Existem muitas opções de escolas de Educação Infantil, com diferentes características, metodologias de ensino e infraestrutura. Embora não seja fácil decidir entre elas, visto que são tão diversas, é fato que a melhor será aquela que atender às necessidades da família e em que a criança se adapta.

Confira algumas dicas para que você possa tomar uma decisão com mais segurança na hora de escolher a escola de Educação Infantil.

5 pontos fundamentais para a escolha da escola de Educação Infantil

A lista de aspectos que devem ser levados em consideração para a escolha da escola de Educação Infantil pode ser grande, mas selecionamos os pontos principais e que certamente devem fazer parte da sua avaliação. Qualidade do ensino, localização, infraestrutura, alimentação escolar e presença de biblioteca são alguns deles e, a seguir, explicaremos mais sobre cada um.

  1. Qualidade do ensino

A qualidade do ensino é extremamente relevante na hora da escolha da escola infantil de seus filhos. Uma das formas de avaliá-la é por meio da análise da proposta pedagógica da instituição. Ela deve ser apresentada de forma clara aos pais e ter como objetivo estimular o desenvolvimento da criança, de acordo com sua faixa etária.

Dentro desse quesito, também vale a pena observar o material didático e quais são os projetos especiais e atividades culturais destinadas às crianças ao longo do ano, sem deixar de avaliar as referências de qualidade do ensino e resultados obtidos pelos alunos após se formarem.

  1. Infraestrutura

No momento da escolha da escola infantil, ainda é importante avaliar a infraestrutura oferecida. Para isso, faça visitas à escola, inclusive em horários diferentes, se puder, e procure observar o espaço de lazer, as salas de aula e ambientes comunitários, como refeitórios e banheiros.

Verifique, ainda, se há acesso para crianças pequenas e pessoas com deficiência, além de aspectos como organização, limpeza, luminosidade e se as salas são arejadas.

  1. Localização

Além da qualidade do ensino, os pais também precisam considerar a localização durante o processo de escolha da escola infantil. Isso vai impactar diretamente na rotina da família e, muitas vezes, é melhor optar por uma instituição que atua na própria comunidade.

Afinal, esse tipo de escola estimula a interação dos pais com a instituição e faz com que a família seja incluída no processo de aprendizagem da criança, seja por meio de reuniões, atividades recreativas, encontros individuais, entre outras práticas.

  1. Alimentação escolar

Crianças que frequentam a Educação Infantil geralmente passam o dia na escola e, por isso, outro ponto a ser avaliado na hora de escolher a instituição é a alimentação oferecida. O cardápio escolar deve ser variado e apresentar opções saudáveis. Na hora de visitar a escola, não esqueça de levar isso em consideração, pois uma boa alimentação impacta diretamente no aprendizado.

  1. Biblioteca

O incentivo à leitura é algo que precisa ser estimulado em crianças pequenas, mesmo que elas ainda estejam aprendendo a ler. Portanto, avaliar a biblioteca também faz parte do processo de escolha da escola de Educação Infantil. É importante que a instituição ofereça um espaço próprio para que as crianças possam ter acesso aos livros e que isso seja estimulado pelos professores.

Conheça mais sobre a Associação Crescer Sempre

Se você está passando pelo processo de escolha da escola de Educação Infantil, saiba que a Associação Crescer Sempre cobre todos os principais aspectos indicados acima, e vai além. A instituição atua desde 1991 em Paraisópolis, na cidade de São Paulo, e tem como objetivo oferecer educação de qualidade para crianças, jovens e adultos, contribuindo para o desenvolvimento da região.

A Escola de Educação Infantil da Associação Crescer Sempre foi criada em 1998, sem fins lucrativos e com a presença de 150 alunos entre 4 e 6 anos, na época. Hoje, ela atende 325 alunos na mesma faixa etária. A instituição promove, ainda, a formação de seus educadores e ainda estimula a participação da família na escola, visando a melhora contínua em todos os serviços oferecidos para contribuir com o aprendizado do aluno.

Se você está no processo de escolha da escola de Educação Infantil do seu filho, aproveite para conhecer mais sobre a Educação Infantil no site da Associação Crescer Sempre!

Professor Coruja

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados