Como criar o hábito da leitura: tudo que você precisa saber

Estudo
15 | 12 | 2021

Ler não deve ser uma tarefa chata e complexa, muito pelo contrário, o hábito da leitura pode ser seu aliado no entretenimento e no desenvolvimento pessoal. Apesar de parecer impossível conseguir tempo para leitura, dá para encaixá-la entre as atividades diárias.

Com diferentes opções de lazer, a leitura pode parecer tediosa, mas este texto vai te ajudar a enxergá-la de outra forma e, quem sabe, despertar o interesse de se tornar um leitor ou leitora. Está com curiosidade? Continue a ler e confira o que separamos para você. Boa leitura!

Qual a importância da leitura?

Além de experienciar outras realidades e adquirir conhecimento sobre diferentes assuntos, já que isso dependerá do seu gosto para livros, há outras vantagens que tornam o hábito de ler importante para qualquer pessoa. A seguir, iremos trazer as principais, confira!

Aprimoramento do vocabulário

É comum que ao ler constantemente, o leitor tenha contato com palavras que fogem das conhecidas e que geralmente não são utilizadas no seu dia a dia. O aprimoramento do vocabulário pode parecer desnecessário, mas a longo prazo, pode ser importante para diversas situações.

Além de conseguir se comunicar melhor, é possível melhorar exponencialmente a escrita, o que pode colaborar para vestibulares e concursos, por exemplo. Saindo das provas, o vocabulário é um grande aliado também para as relações interpessoais e profissionais. Sendo assim, tanto jovens quanto adultos, podem se beneficiar da leitura e aumentar o conhecimento de palavras e expressões.

Desenvolvimento do pensamento crítico

A criação do hábito da leitura é um elemento essencial para o crescimento intelectual e que agrega diversos tipos de conhecimento e habilidades de compreensão.

Com a criação do hábito de ler, é muito provável que o pensamento crítico e o poder de argumentação fiquem também cada vez mais aguçados. Isso porque a todo tempo durante a leitura, o cérebro está trabalhando e absorvendo o máximo de informação possível, aumentando o volume de referências e, consequentemente, argumentos.

Estímulos para a criatividade

A criatividade é baseada no poder de criar e inovar, desde situações mais complexas, até aquelas que vivenciamos no nosso cotidiano. Como dito anteriormente, as referências são essenciais para o processo de criação, seja ele relacionado a qualquer tipo de atividade.

Por exemplo, para ilustradores, ler livros ilustrados pode agregar positivamente para o trabalho desenvolvido diariamente. Além disso, quanto mais bagagem cultural uma pessoa tiver, mais fácil será desenvolver qualquer tipo de trabalho.

Melhoria do raciocínio

Manter o cérebro ativo durante o dia é essencial para conseguir dar conta das demandas diárias e a leitura pode te ajudar nisso. Dentre todos os benefícios mentais que o hábito de ler pode proporcionar, os principais são:

  • aumentar o poder de interpretação;
  • melhorar a concentração;
  • exercitar a memória;
  • organizar ideias.

8 passos para criar o hábito da leitura

Se você não lê frequentemente mas tem esse desejo, ou se está pensando em aumentar a sua frequência de leitura, a seguir separamos alguns passos que com certeza farão a diferença nesse processo. Confira!

1. Comece por temas de seu interesse

No começo, pode ser que surjam dúvidas sobre qual tipo de livro ler, tamanho indicado e o gênero. Porém, tudo isso é possível descobrir praticando. Se você é uma pessoa que gosta de esportes, por exemplo, bibliografias de atletas ou histórias de esportes podem ser uma ótima alternativa.

É importante ter disposição para encontrar livros que causem identificação, pois isso torna todo o processo mais leve e, consequentemente, diminui as chances de desistência da leitura.

Outro ponto que é muito importante considerar, é o tamanho do livro, já que uma leitura de primeira pode ser exaustiva e de difícil compreensão. Contos e poemas podem ser uma ótima porta de entrada para se tornar uma pessoa leitora.

2. Defina metas reais e alcançáveis

É imprescindível respeitar os próprios limites, por isso, ao começar um novo livro, determine metas que façam sentido e que você conseguirá alcançar. Ao longo do tempo, é possível aumentá-las, para começar é importante garantir que não haverá frustrações caso não sejam atingidas.

Algumas metas que podem ser escolhidas são: definir uma quantidade de páginas por dia, selecionar um número de livros para ler em um determinado espaço de tempo ou estipular quanto tempo por dia será investido na leitura. Tudo isso irá depender da sua rotina e disponibilidade.

3. Desfrute dos momentos vagos

Alguns dias sobram algumas horinhas entre umas atividades e outras, elas são oportunidades para ler uma página ou mais, isso quem vai definir é você. É necessário inserir a leitura na rotina diária, para ela se tornar costume e cada vez menos uma obrigação.

Enquanto está no transporte para alguma atividade, durante uma viagem ou na pausa para um lanche, é possível fazer uma leitura rápida, mas que a longo prazo, pode fazer uma grande diferença. 

Uma dica que pode te ajudar, é carregar consigo livros curtos e pequenos, assim, não causam peso e você pode ler a qualquer momento, em qualquer lugar. 

4. Explore sua imaginação

A leitura não deve ser uma prática isolada, e sim um conjunto de práticas que levem o leitor a uma experiência completa e prazerosa. Para isso, explore ao máximo sua imaginação e os recursos disponíveis.

Cada livro é escrito em uma época e carrega em si as peculiaridades que o escritor quis passar em cada detalhe. Por isso, é válido pesquisar sobre a época descrita, buscar imagens que facilitem a imaginação e até assistir filmes que possam colaborar com a imersão na história.

5. Conte com a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, livros físicos podem ser um pouco caros e, por isso, vale a pena utilizar a tecnologia a seu favor. Sendo necessário apenas um smartphone com acesso a internet, para ser possível baixar milhares e milhares de livros em bancos gratuitos.

Ler no celular pode não ser o ideal a longo prazo, mas para quem está começando pode ser uma alternativa mais em conta até, de fato, decidir quais são os tipos de livros que deseja investir.

6. Participe de um clube do livro

Hoje, nas redes sociais, é possível encontrar diversos clubes de leitura. Ah, e se você não souber do que se trata, a gente te explica. Um clube do livro, é constituído por um grupo de pessoas que leem um livro ao mesmo tempo e tem encontros, virtuais ou presenciais, periódicos para discutir sobre.

São definidos quais capítulos ou páginas serão lidas dentro de um espaço de tempo e, após isso, há discussões, a fim de partilhar a experiência e o que foi absorvido com a leitura do livro escolhido. Essa atividade pode ser um estímulo super legal, já que você terá com quem compartilhar seu ponto de vista individual e ainda conhecer o de outras pessoas.

7. Visite bibliotecas e livrarias

Visitar esses locais vai te colocar em contato com obras de diferentes editorias e que você jamais imaginou. 

Além disso, há a oportunidade de conhecer pessoas que já têm o hábito da leitura ou que estão no começo também. De qualquer forma, é mais experiência e conhecimento adquirido.

8. Não insista em uma leitura que não gostou

Por último e não menos importante, é muito importante que você não se martirize por não conseguir terminar um livro ou texto, por exemplo. É  normal não gostar de alguns gêneros e se identificar com outros. Se isso acontecer, o importante é não desistir e começar outra leitura para manter o hábito, ok?

Persista!

É normal que no começo haja um certo desânimo em relação à leitura, principalmente porque nem sempre será possível acertar de primeira os melhores assuntos e gostos. Afinal, você ainda é um leitor em descoberta. Mas é importantíssimo pensar a longo prazo e desenvolver cada vez mais o hábito da leitura. Portanto, não se culpe por respeitar seu tempo e limites.

Ah, e se esse conteúdo te motivou o suficiente para te deixar com vontade de criar o hábito da leitura, compartilhe o artigo com seus amigos nas redes sociais, e não esqueça de definir qual será a obra do seu clube do livro. Até a próxima!

Leia também

Assuntos Relacionados