Qual a importância do Ensino Médio na vida do aluno? Entenda!

Adolescência
01 | 09 | 2021

Você já se perguntou qual é a importância do Ensino Médio? Ao considerar o assunto, é comum associar essa etapa à conclusão da última fase de formação escolar, que costuma coincidir com o início da vida adulta. Por isso, ele também é o início da construção do futuro dos jovens.

No entanto, também é preciso entender como a instituição de ensino e a qualidade dos estudos influenciam a vida do aluno. A partir disso, é possível tomar decisões mais acertadas para construir uma carreira de sucesso.

Por isso, preparamos este conteúdo explicando a importância do Ensino Médio e como a instituição de ensino pode colaborar com o melhor desenvolvimento do aluno. Acompanhe!

Qual é a importância do Ensino Médio?

Se você ainda não sabe por que o Ensino Médio é tão relevante para a formação dos alunos, vale a pena reforçar alguns pontos sobre o papel que ele tem na formação pessoal e que demonstram a importância de uma educação de qualidade. Confira!

Acesso às universidades

Para começar, a conclusão do Ensino Médio é um direito dos alunos e uma etapa obrigatória para que seja possível cursar uma graduação. A comprovação de conclusão da etapa, com apresentação de histórico escolar, são requisitos para a matrícula. 

Mesmo quando não há intenção inicial de fazer faculdade, a conclusão dessa etapa escolar é importante para que, no futuro, você tenha a oportunidade. Embora seja possível concluir os estudos de maneira tardia, fazer isso pode atrasar a realização dos seus planos de concluir o Ensino Superior. 

Aprovação no vestibular

O vestibular é a porta de entrada para muitas universidades. A prova é desenvolvida para medir o conhecimento dos alunos sobre os diferentes assuntos estudados durante a vida escolar, com regras e critérios específicos criados por cada universidade.

Como as vagas são limitadas e existem notas mínimas para aprovação, o bom desempenho e uma classificação alta se tornam essenciais para conquistar o sonho de cursar a faculdade. Nesse cenário, a qualidade do Ensino Médio pode fazer toda a diferença para o aprendizado e melhor desempenho nas provas. 

Vale destacar, ainda, que mesmo quando há dispensa do vestibular, é comum que sejam utilizados outros meios para medir a capacitação do aluno, como o resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou análises de histórico escolar — especialmente em uma segunda graduação. 

Desenvolvimento de habilidades específicas

O Ensino Médio não se limita aos ensinos técnicos sobre as diferentes disciplinas. Ele também colabora com o desenvolvimento de habilidades e capacidades específicas, como maior autonomia e pensamento crítico.

A partir das aulas, o estudante também pode identificar áreas com as quais tem maior afinidade e que podem trazer ideias sobre possíveis carreiras, inclusive facilitando a realização de testes vocacionais. Por fim, a conclusão dessa etapa ainda traz motivação e satisfação pessoal.

Acesso às oportunidades do mercado

Ao divulgar vagas de emprego, as empresas listam critérios que devem ser cumpridos pelos candidatos. Aqui, a conclusão do ensino médio costuma ser um requisito comum, especialmente para as vagas que oferecem condições mais atrativas. Logo, ele tem um papel essencial na busca por uma boa colocação no mercado de trabalho.

Ademais, quem deseja fazer concursos públicos também precisará da conclusão do Ensino Médio para ter acesso às melhores oportunidades. Geralmente, quanto maior o grau de ensino, maior é o cargo e a remuneração paga. A conclusão de graduações e especializações também ajuda na progressão de carreira, trazendo mais benefícios. 

Qual é o papel da instituição de ensino?

A instituição de ensino é a responsável por viabilizar um ensino de qualidade, que prepare o aluno não apenas em relação aos conhecimentos, mas para a próxima etapa da vida, englobando tanto a universidade quanto o trabalho. Na Crescer Sempre, contamos com uma proposta pedagógica desenvolvida pensando no melhor para os jovens. 

Utilizamos um método integral, que também permite trabalhar conteúdos do Ensino Fundamental II que são essenciais para a compreensão das matérias do colegial e nem sempre são totalmente absorvidos pelo aluno em um primeiro momento.

Ainda, trabalhamos com parcerias como a Nuvem Mestra para realizar atividades e manter uma biblioteca completa. Também oferecemos períodos de estudo organizados durante o horário de aula para que os alunos tenham oportunidades de aprofundar seus conhecimentos em um ambiente mais organizado e com equipamentos que ajudam na jornada. 

Como você aprendeu, a importância do Ensino Médio na vida do aluno não se limita à conclusão das etapas escolares. Ela influencia nas oportunidades do mercado e no desenvolvimento de diversas habilidades. Portanto, vale a pena buscar educação de qualidade para que o jovem tenha melhores resultados nessa fase de aprendizado.

Quer saber mais sobre as nossas propostas? Acesse o site da Crescer Sempre e conheça a nossa Associação!

Leia também

Assuntos Relacionados