Qual a importância dos Cursos Profissionalizantes para o mercado de trabalho?

Qualificação Profissional
11 | 05 | 2022

Os Cursos Profissionalizantes têm uma grande importância para o mercado de trabalho, uma vez que preparam, com eficiência, profissionais para atuarem em áreas específicas, como Tecnologia, Engenharia, Saúde, Estética, Gastronomia, entre outras.

Aliás, essa é uma opção excelente para jovens em busca de qualificação, primeiro trabalho ou novas oportunidades. Sem dúvidas, os Cursos Profissionalizantes podem ser uma solução contra o desemprego que afeta, cada vez mais, as pessoas entre 18 e 24 anos. Para você ter uma ideia, 27,1% dos jovens dessa faixa etária estavam sem colocação no primeiro trimestre de 2020, segundo o IBGE. 

Nesta leitura, entenda o que são Cursos Profissionalizantes, qual a importância deles para o mercado de trabalho e onde encontrá-los. Confira!

O que são e como funcionam os Cursos Profissionalizantes?

De forma sucinta, os Cursos Profissionalizantes têm como objetivo fornecer o que é necessário para que o aluno possa atuar em uma determinada profissão, sendo que o foco é voltado para a prática. Eles são abertos à comunidade e, em geral, de curta duração. 

Previstos pelo artigo 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD), eles preparam o profissional para atuar em ocupações diversas e oferecem certificado de conclusão. Outro aspecto importante é que, para cursá-los, não há exigência de nível de escolaridade, facilitando o seu acesso.

Por ser indicado tanto para jovens que estão à procura do primeiro emprego ou de uma profissão, quanto para quem já atua no mercado de trabalho e deseja aumentar o seu conhecimento, os Cursos Profissionalizantes são indicados para aqueles que têm interesse e disposição para aprender. No entanto, vale lembrar que cada instituição apresenta as próprias regras e exigências para a matrícula.

A importância dos Cursos Profissionalizantes

A importância dos Cursos Profissionalizantes para o mercado de trabalho é significativa, uma vez que eles proporcionam capacitação para quem procura colocação, além de aperfeiçoamento e atualização para quem já tem uma atuação profissional. 

Tais cursos podem ser concluídos em pouco tempo e preparam o profissional para ser rapidamente inserido no mercado de trabalho. Além disso, ele melhora o currículo e proporciona, aos jovens, a oportunidade de atuar em uma profissão, antes mesmo de entrar na faculdade.

O mercado de trabalho também se beneficia, uma vez que os Cursos Profissionalizantes qualificam o trabalhador e, consequentemente, acabam suprindo a demanda em áreas específicas. Vale destacar que eles também oferecem qualificações necessárias para quem deseja trabalhar por conta própria e empreender.

Onde encontrar Cursos Profissionalizantes gratuitos

Atualmente, é possível encontrar uma oferta variada de Cursos Profissionalizantes, oferecidos por diversas instituições. No entanto, é fundamental procurar locais de confiança e que disponibilizam cursos de excelência.

Fundada em 1998, a Crescer Sempre é uma delas, fornecendo à comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, acesso à educação e formação profissional de qualidade

Nela, são oferecidos cursos livres com duração de 4 e 5 meses, desenvolvidos por instituições parceiras e especializadas na formação profissionalizante, como o Senac, Escola de Serviços da Porto Seguro e Arlete Hair Design.

As inscrições são abertas periodicamente. Quem tiver interesse em alguma área de atuação, pode preencher um formulário disponível no site para ser avisado, de primeira mão, quando iniciarem as inscrições. 

A seguir, veja as áreas de atuação dos cursos profissionalizantes ofertados em nossa Associação: 

  • Comunicação e Marketing;
  • Beleza e Estética;
  • Informática e Tecnologia;
  • Elétrica e Hidráulica;
  • Corte e Costura;
  • Administração e Negócios.

Esses cursos são gratuitos, mas os requisitos para participar de cada um deles devem ser verificados na própria Associação. As aulas teóricas e práticas são ministradas por professores experientes nas respectivas áreas, sendo que os alunos recebem o material necessário de forma totalmente gratuita.

Reconhecendo a importância dos Cursos Profissionalizantes para o mercado de trabalho, a Crescer Sempre ainda inclui, em cada uma das opções indicadas acima, um Módulo de Cidadania

Neste módulo é ensinado como elaborar um currículo e participar de entrevistas, além de fornecer as ferramentas necessárias para que os alunos conheçam mais sobre o universo do trabalho e tenham mais autonomia para escolher os próprios caminhos.

Agora que você já sabe qual é a importância de se especializar para o mercado de trabalho, aproveite para conhecer mais sobre os cursos profissionalizantes da Crescer Sempre e saiba o que você pode aprender em cada um deles!

Banner com fundo azul e ilustração da capa do e-book sobre como escolher uma profissão.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados