Local de estudo: como organizar e adequar um espaço

Estudo
23 | 11 | 2022

Neste artigo, separamos as principais dicas para você organizar seu ambiente de aprendizado e também para estudar em um local de estudo diferente da sua casa. Vamos lá? Continue a leitura!

Como organizar um local de estudo na sua casa

Abaixo, confira as principais dicas para você organizar um local de estudo incrível em sua casa.

1. Tenha uma mesa de estudos e use uma boa cadeira

O primeiro ponto para organizar seu ambiente de aprendizagem é selecionar uma mesa com espaço adequado para os seus materiais. Isso é importante para que você consiga ter acesso fácil a seus materiais no momento de estudar.

Além disso, outro fator essencial é a escolha da cadeira. Aqui a dica é usar uma que seja confortável e que não machuque sua coluna com longos períodos de estudo.

2. Defina um local fixo para estudar

Nosso cérebro adora rotinas e quando elas são criadas há uma melhora na produtividade das atividades. Neste sentido, ter um local fixo de estudo também é um passo indispensável para otimizar seu aprendizado.

Para definir qual será o ambiente, pense principalmente no fator do silêncio. Tente selecionar o espaço mais silencioso possível para auxiliar na sua concentração durante os estudos.

3. Tenha um mural de anotações

Ao longo da sua rotina de estudos, você fará diversas anotações. Algumas delas serão feitas em seus cadernos e apostilas. Contudo, ter um mural para colar post-its com lembretes otimiza, e muito, seu aprendizado.

Aqui, a dica é usar técnicas e métodos de estudo, como o sistema Cornell de anotações e a criação de um mapa mental.

4. Pense na iluminação e na temperatura do ambiente

Pode parecer que não, mas a iluminação e a temperatura do ambiente influenciam diretamente na organização do seu local de estudo. Desenvolver um espaço com luzes bem claras é fundamental para que você não force a sua visão e também não sinta sono durante o aprendizado.

Em relação a temperatura, a dica é encontrar uma que te deixe confortável: nem frio, nem calor. Procure também manter o ambiente arejado, para que haja uma boa circulação de ar.

5. Decore o seu local de estudos

A criatividade é outro fator que impulsiona a aprendizagem de um estudante. Decorar o seu local de estudo é uma forma de colocá-la em prática. Por isso, nesse passo é importante que você selecione elementos que despertem seu lado criativo, desde o mural até a disposição da sua mesa.

Procure usar materiais com cores em tons pastéis e também use itens que ajudem a relaxar. Ainda, decore o seu ambiente de estudos de uma maneira que torne seu aprendizado mais prazeroso.

6. Peça a colaboração de todos durante os horários de concentração

Assim como definir um local de estudo fixo que seja silencioso, informar as pessoas que estão ao seu redor sobre seus horários de concentração é outro quesito importantíssimo. 

Dessa forma, elas colaboraram para que o ambiente permaneça calmo e você possa manter o foco durante o aprendizado.

Dicas extras para estudar em um local de estudo diferente da sua casa

Para finalizar, vale ressaltar a importância de estudar também em locais diferentes da sua casa. Pensando nisso, separamos algumas dicas extras para você ter uma boa experiência. São elas:

  • escolha um ambiente silencioso, como uma biblioteca;
  • carregue todo o material necessário;
  • busque um local onde você se sinta bem e motivado.

Gostou dessas dicas de como organizar e adequar seu local de estudo? Então, leia também nosso guia com os principais pontos que você precisa saber para estudar em casa!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados