Como potencializar seus estudos com o mapa mental?

Estudo
29 | 06 | 2022

Estudar conteúdos extensos não é uma tarefa fácil. É ainda mais desafiador lembrar o que você estudou dias atrás — seja para fazer uma prova ou desenvolver uma explicação sobre o tema em um trabalho escolar. Mas, você sabe o que pode ajudar nisso? Um mapa mental! 

São tantos pensamentos passando pela cabeça que pode ser complicado organizar as informações para conseguir encontrar as respostas ou se expressar da melhor forma. Por isso, não seria bom ter uma espécie de guia para orientar seus pensamentos sobre um conteúdo

Essa é exatamente a ideia da ferramenta. Ou seja, você monta um mapa visual que auxilia a perceber os pontos importantes da matéria e a lembrar mais facilmente deles quando precisar.

Mas como fazer um mapa mental para estudo? Neste conteúdo, você vai conferir todas as informações que precisa sobre o recurso e um passo a passo para colocá-lo em prática. Aproveite!

Por que procurar novas técnicas para estudar melhor?

Antes de saber mais sobre o mapa mental, vale a pena entender por que é interessante conhecer novas técnicas de estudo. O ponto principal é compreender que cada pessoa tem uma maneira específica de aprender, afinal, não somos todos iguais. Assim, há pessoas que têm mais facilidade de aprender por vídeos e outras que acham melhor ler.

Já na hora de fazer anotações ou revisar o conteúdo, algumas pessoas vão escrever resumos, enquanto outras preferem ferramentas visuais. 

E como você pode perceber qual é a melhor estratégia para o seu caso? Conhecendo novas possibilidades e testando! Por isso, entender melhor sobre os mapas mentais pode ser muito útil.

O que é o mapa mental?

O mapa mental é um tipo de resumo visual que utiliza palavras-chave e sinais gráficos para sintetizar um conteúdo. O objetivo dele é partir de uma ideia central e ir adicionando ramos e informações junto dela. No fim, o diagrama lembra a estrutura dos neurônios do cérebro, com várias ramificações e conexões partindo do centro.

A estratégia de mapa mental foi criada por Tony Buzan, um psicólogo inglês. Seu objetivo era ter uma ferramenta que impulsionasse a aprendizagem e a memória. Para isso, ele incluiu elementos visuais — como cores, letras mais desenhadas, símbolos e imagens. Esses aspectos chamam a atenção do cérebro e ajudam a memorizar o assunto.

Além disso, as conexões do mapa mental permitem ligar ideias e resumir um conteúdo de maneira prática e eficiente. Com isso, dar uma olhada rápida no mapa mental possibilita revisar a matéria facilmente. Também fica mais fácil se lembrar do assunto depois, já que as cores, símbolos e conexões estimulam o cérebro e deixam mais marcas na memória.

Quais são os benefícios do mapa mental para seus estudos?

Ao saber o que é o mapa mental você já pôde perceber algumas vantagens dele para seu estudo. Afinal, o recurso foi desenvolvido por um psicólogo baseado em conhecimentos sobre o cérebro humano. Logo, ele apresenta vários aspectos positivos para sua aprendizagem.

Confira mais detalhes sobre os principais benefícios do mapa mental!

Oferece facilidade e praticidade

O mapa mental é uma ferramenta de estudos bastante simples. Ele pode ser feito com materiais que você tem em mãos e não precisa de um planejamento muito longo. Basta compreender o assunto e pensar nas conexões que ele apresenta. Então você pode elencar palavras-chave e desenvolver o diagrama baseado nelas.

Além da facilidade para fazer seu mapa mental, também é muito prático guardá-lo e revisá-lo quando for necessário. Se seu material estiver em papel, basta ter uma pasta ou caderno para guardar os mapas — e você pode levá-los para onde quiser. Ademais, é possível utilizar dispositivos móveis, como celular e tablet, para armazená-los facilmente.

Tem muitas utilidades

É possível fazer mapas para uma prova ou organizar sua fala em um trabalho, por exemplo. Eles podem ser usados para qualquer matéria. Além disso, você também pode usar essa ferramenta para diversas outras atividades que faça na sua vida — seja de estudo, profissional ou pessoal.

A utilidade básica dele é organizar informações e ajudar no planejamento ou revisão delas. Por isso, mapas mentais são muito utilizados em empresas, quando um funcionário ou equipe precisa coordenar novos projetos, registrar reuniões, gerenciar tarefas ou dividir ideias importantes com outras pessoas.

Um mapa mental também pode ser útil em outros contextos, como:

  • planejamento financeiro;
  • preparação para entrevistas ou palestras;
  • organização de metas pessoais;
  • atividades da rotina.

Como você pode ver, o mapa mental não ajudará apenas na sua aprendizagem hoje, mas ao longo da sua vida.

Ajuda a visualizar o conteúdo

Como vimos, o mapa mental é um tipo de conteúdo visual e isso estimula mais o cérebro, assim facilitando a aprendizagem. 

Quando você estuda apenas por livros ou faz resumos escritos, pode ficar bem mais difícil encontrar uma informação relevante para revisar. Já no mapa mental, tudo estará organizado e fácil de conferir com uma olhada rápida.

Otimiza o tempo de revisão

Ao estudar, o tempo é um recurso muito importante — e ele não é infinito. Muitos estudantes enfrentam dificuldades por não terem mais tempo disponível para revisar uma matéria, assistir de novo algum vídeo ou conferir suas anotações.

Assim, usar o mapa mental é uma boa ideia, pois ele oferece rapidez tanto na hora de fazer as anotações como no momento de revisar.

Como montar seu mapa mental?

Você ficou interessado em usar o mapa mental para organização do seu dia a dia de estudos? Então vale a pena conferir um passo a passo para criar os seus guias de aprendizagem. Veja só!

Escolha os materiais

O primeiro passo para ter bons mapas mentais é escolher os materiais. Se você for usar a tecnologia como aliada, pode fazer seus mapas em um tablet. Esses equipamentos têm aplicativos e ferramentas que ajudam a desenhar e armazenar os seus resumos facilmente.

Mas também é possível fazer mapas mentais no papel. Para isso, uma dica é usar folhas sem pauta e mais grossas. Assim, você consegue desenhar e fazer as conexões sem prejudicar o papel ou manchar o mapa com a tinta das canetas. Isso porque geralmente se utilizam canetas coloridas que soltam mais tinta — especialmente para fazer detalhes, como setas.

Estude o conteúdo

O mapa mental é uma ferramenta excelente para sua aprendizagem, mas a eficiência dele depende do seu poder de sintetizar os conteúdos. Logo, uma etapa essencial é estudar com atenção e compreender os pontos principais da matéria. 

Desse modo, você conseguirá eleger as palavras-chave e pensar nas conexões para expressar no mapa mental.

Comece pelo tema central

Você viu aqui que o mapa mental lembra a estrutura dos neurônios, com ramificações saindo do centro, certo? 

Por isso, o começo da construção dele se dá pelo tema central. Se você está estudando a revolução industrial, por exemplo, pode colocar esses termos no centro do papel e, a partir deles, inserir as ramificações que tenham relação com esse momento histórico.

Faça uma chuva de ideias

Nem sempre o mapa mental está claro na sua cabeça desde o início. Afinal, a função dele é organizar os pensamentos. Por isso, pode ser interessante fazer um esboço para passar a limpo depois

Nesse caso, você pode escrever uma lista com tudo que parece ter relação com o tema de estudo. Após isso, será a hora de organizar e analisar o que será mantido ou descartado.

Organize o mapa mental visualmente

Quando você já estiver com as ideias preparadas, será o momento de deixar o mapa mental visualmente interessante. Tenha em mente que os recursos visuais são os responsáveis por aumentar a eficiência dessa ferramenta

Por isso, utilize estratégias como:

  • negritar ou sublinhar palavras;
  • mesclar cores;
  • inserir símbolos ou setas para indicar conexões.

Mas também vale ter cuidado. Se o mapa mental ficar muito colorido e cheio de símbolos diferentes, pode ficar difícil compreendê-lo rapidamente. 

Então tente montar uma estrutura de fácil entendimento e deixe clara a hierarquia das informações, para saber o que revisar primeiro. Uma dica é escrever com letras maiores os temas centrais, por exemplo.

Que ferramentas usar?

Apesar de você poder fazer o mapa mental no papel, pode ser mais fácil organizar seus pensamentos com a ajuda de programas específicos. Logo, vale a pena conhecer ferramentas online para ajudar nos seus estudos. 

Canva

Um site ou aplicativo que pode ser útil para isso é o Canva. Ele não é exclusivo para mapas mentais, mas tem muitas ferramentas de design interessantes.

Mindmeister

Já o Mindmeister é um site pensado especialmente para construção de mapas mentais. Ele tem versão gratuita e paga, e oferece várias funcionalidades. Por exemplo, é possível compartilhar seu mapa mental para que outras pessoas colaborem com ele. Além disso, existe a vantagem de guardar os mapas em nuvem — para ter acesso em qualquer lugar.

Coggle e Mind Node

Outras ferramentas que vale a pena conhecer são o Coggle e o Mind Node. Assim como os anteriores, os dois permitem organizar suas ideias em mapas mentais digitais. Logo, é mais fácil apagar e inserir informações, além de guardar seus resumos digitalmente.

Agora que você conhece mais sobre o mapa mental, sabe como fazer um e de que forma utilizá-lo para seu estudo, coloque-o em prática para impulsionar sua capacidade de memorização e revisão dos conteúdos!

Gostou desse conteúdo? Aproveite para seguir nossas redes sociais e conferir mais dicas de estudos. Estamos presentes no LinkedIn, Facebook e Instagram!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados