Aprenda a superar o medo de falar em público

Desenvolvimento Pessoal
19 | 04 | 2023

Você sabia que o medo de falar em público está nas primeiras posições dos maiores medos das pessoas de todo o mundo? A National Comorbidity Survey Replication (NCS-R) divulgou uma pesquisa que identificou que 9,1% dos adultos norte-americanos sofrem com o problema.

No Brasil, um estudo divulgado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) identificou que 59,7% dos universitários brasileiros passam por isso.

Se você também sofre com essa preocupação, é essencial entender sobre a origem do medo e conferir dicas para aprender a superá-lo. Afinal, ele pode afetar os estudos, o trabalho e, até mesmo, a vida pessoal. Continue a leitura!

Qual é a origem do medo de falar em público?

Vale a pena entender qual é a origem do medo de falar em público, também conhecido como glossofobia. Dessa forma, a identificação da causa pode ajudar a superar o problema.

Portanto, é possível dizer que há motivos que desencadeiam o comportamento, mas também pode ser uma causa relacionada ao próprio funcionamento cerebral, considerando os instintos.

Dessa forma, é preciso entender o conceito primitivo de “fugir ou lutar”, um impulso de sobrevivência que faz parte dos instintos humanos. Diante de uma ameaça, o homem pode fugir ou lutar, sempre na tentativa de se salvar.

O cérebro libera adrenalina, que funciona como o gatilho para enfrentar o desafio ou correr, essencial para obtenção de fonte de energia, usada em ambas as escolhas.

Assim, para muitas pessoas, falar em público é uma situação desconfortável, gerando medo e caracterizando como uma ameaça. Apesar da liberação da adrenalina, não há uma corrida ou uma luta, mesmo com o aumento da frequência cardíaca e respiração.

Como resultado, a pessoa tende a ter sintomas físicos, que prejudicam a fala e a expressão corporal, afetando a apresentação. São eles:

  • tremedeira;
  • ansiedade;
  • estagnação;
  • suor;
  • rigidez.

Apesar disso, ainda existem outros gatilhos que podem causar e desencadear o medo, tornando difícil superá-lo. Confira!

Experiências vividas

Situações vivenciadas costumam justificar o medo de falar em público. Então, uma pessoa que sofreu bullying na escola, por exemplo, pode gerar inseguranças devido aos traumas do passado.

Eventos complicados com a família e episódios envolvendo hostilização ou ridicularização em público também justificam o problema.

Baixa autoestima

A falta de confiança e a baixa autoestima fazem com que a pessoa tenha medo ou vergonha de se expor.

Dessa forma, é comum pensar que não consegue fazer uma apresentação adequada ou que os outros não enxergam valor no seu trabalho, por exemplo.

Perfeccionismo

A pessoa perfeccionista tem medo de errar, enxergando mais defeitos do que seria comum no processo. Com isso, o medo de falar em público cresce, principalmente pela preocupação excessiva de não ser bom o suficiente.

Como superar o medo de falar em público?

Entendendo sobre as causas do medo de falar em público e quais situações podem potenciá-lo, é hora de saber como enfrentar o desafio. Confira as dicas que ajudarão no processo.

Cuide da respiração

O controle da respiração permite tranquilidade, acalmando o sistema nervoso e reduzindo os sintomas de ansiedade que surgem ao falar em público.

Existem exercícios para fazer antes de iniciar a apresentação, por exemplo. Tente relaxar, inspire lentamente pelo nariz, segure o ar por alguns segundos, e expire pela boca.

Ao iniciar a apresentação com tranquilidade, a tendência é que seja possível controlar melhor o nervosismo que aumenta durante a fala. Portanto, será mais fácil manter a clareza mental e a concentração para seguir o planejamento durante a exposição.

No entanto, se perceber que a respiração está acelerada, com expiração curta, vale a pena fazer um exercício para se acalmar. Você pode pausar a fala por alguns segundos, respirar fundo e, lentamente, soltar o ar para retomar a apresentação com mais confiança.

Domine o conteúdo

Muitas vezes, o medo de falar em público tem relação com a insegurança e o medo de errar. Por isso, uma dica fundamental é dominar o conteúdo que será apresentado. 

Estude o que será falado e aprofunde a pesquisa, considerando potenciais dúvidas e temas relacionados e estruturando as ideias que devem ser passadas ao público.

O conhecimento promove firmeza e segurança na fala, uma vez que terá certeza sobre as informações que serão repassadas.

Caso tenha dúvidas, procure profissionais da área, colegas experientes e outras fontes para esclarecê-las, antes da apresentação. Afinal, a dedicação aos estudos faz a diferença na hora de superar o medo.

Trabalhe a postura e expressão corporal

O medo promove uma postura corporal retraída e engessada. No entanto, a ação involuntária desencadeia sentimentos negativos no público, colaborando para aumentar a tensão do ambiente e alimentando o medo.

Portanto, é essencial trabalhar a expressão corporal antes de se apresentar. Algumas maneiras são:

  • mantenha a coluna ereta;
  • exercite o tom de voz confiante;
  • gesticule para transparecer naturalidade, mas sem excessos;
  • treine o contato visual com a plateia.

Muito parecido com o comportamento para entrevistas, algumas ações auxiliam na demonstração de autenticidade e segurança na fala. Além disso, ajuda a enfatizar sua mensagem e faz com que o público tenha mais interesse na apresentação.

Tenha um plano de apresentação

Outra dica para perder o medo de falar em público é ter um plano detalhado da apresentação, que servirá como um guia para entender o que deve ser feito. A partir disso, será fácil treinar e se preparar para o momento.

Para montar um bom planejamento, confira o passo a passo a seguir.

1. Entenda os objetivos da apresentação

O ponto de partida é entender quais são os objetivos da apresentação, como:

  • apresentar um trabalho acadêmico que vale nota;
  • trazer uma proposta comercial para um cliente;
  • fazer uma palestra em uma instituição sobre um assunto que domina.

Dessa forma, entendendo qual é o objetivo, será fácil determinar as informações que serão repassadas e o tom usado na apresentação. Além disso, é possível identificar os materiais de apoio necessários e a duração.

2. Defina o tempo de fala

Em alguns casos, há um tempo definido por outras pessoas. Em outros, você será o responsável pela decisão. Assim, é preciso considerar alguns fatores para realizar uma gestão de tempo eficiente

Se já foi estabelecida uma limitação, é preciso avaliar tudo que o precisa ser apresentado e definir as prioridades antes de começar a montar sua estratégia.

No segundo caso, faça o caminho inverso: monte um roteiro, avalie o tempo que ele exigirá e verifique se ficou adequado. Caso precise, faça cortes no planejamento para reduzir a exposição, conforme suas necessidades.

3. Estruture início, meio e fim

O passo seguinte é estruturar a apresentação em detalhes, com início, meio e fim. Assim, faça uma abertura que exponha os motivos da apresentação e consiga captar a atenção do público. Após, desenvolva os temas, seguindo uma ordem lógica para facilitar a compreensão.

Dessa forma, com todos os tópicos apresentados, uma boa mensagem de conclusão é necessária. Lembre-se de abrir o momento ao público para eventuais dúvidas.

Vale ressaltar que essa estrutura pode estar escrita em um papel, evitando que se esqueça ou que, ao ficar nervoso, não consiga focar. Assim, é sempre bom saber o próximo passo e para onde retornar.

4. Defina se utilizará elementos visuais

O uso de elementos visuais, como as apresentações em power point, vídeos ou imagens, é comum e bem-vindo. Servindo de apoio, ajuda a guiar a fala, além de captar a atenção do público e facilitar as explicações.

Após definir se utilizará algum recurso, prepare os materiais e garanta que terá como acessá-los no dia. Então, se for o caso, providencie os equipamentos e faça testes antes, garantindo o funcionamento.

5. Faça uma gravação da apresentação

Por fim, uma dica para conquistar confiança e segurança para falar em público é treinar a apresentação e gravá-la. Isso permite identificar pontos fortes e fracos, fazer ajustes na abordagem e melhorar sua postura.

Caso perceba problemas de linguagem ou entonação, será fácil resolver o problema ao assistir a gravação. Além disso, é possível conferir se o tempo ficou adequado.

Outra possibilidade é compartilhar o vídeo com outras pessoas para pedir um feedback. Dessa forma, você trabalha todas as questões pendentes antes do momento, ganhando confiança.

Portanto, com as dicas mencionadas sobre como perder o medo de falar em público, é possível construir um caminho confortável para deixar você seguro na apresentação.

Assim, o processo facilita a jornada de autoconhecimento, aproveitando diferentes oportunidades para se desenvolver e conquistar os objetivos da carreira profissional e, até mesmo, as metas pessoais.

Gostou do conteúdo sobre como superar o medo de falar em público? Então, se você quer acompanhar outros materiais incríveis, siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados