Como é o mercado de trabalho para jovens? Descubra aqui!

Vida Profissional
28 | 07 | 2021

O mercado de trabalho para jovens pode ser muito desafiador. Conseguir o primeiro emprego, encontrar meios de ter uma formação e organizar a rotina para assumir todas as responsabilidades nem sempre é fácil.

No entanto, é preciso entender como é o mercado para se preparar da melhor maneira para lidar com todas essas questões. Assim, é necessário conhecer os desafios e oportunidades existentes, além de dicas para superar todas as barreiras. Quer saber mais sobre o assunto?

Continue a leitura deste conteúdo para saber como é o mercado de trabalho para jovens!

Quais são os principais obstáculos no mercado de trabalho para jovens?

Primeiramente, é importante conhecer as principais dificuldades enfrentadas por pessoas que estão na juventude e desejam uma colocação profissional. Confira!

Falta de experiência

Uma das adversidades enfrentadas por jovens na busca da primeira ocupação profissional é a falta de experiência. Esse é um requisito exigido em diversas vagas e, com isso, o acesso ao mercado de trabalho pode se tornar mais difícil.

Nesse momento surge o dilema: como conseguir experiência profissional, se as empresas preferem sempre empregar quem já teve vivências anteriores? É essencial saber como montar um bom currículo e focar em outros diferenciais, como competências e habilidades, estágios, cursos e outros itens que demonstrem a sua capacidade para exercer a função.

Alta tendência

Outro desafio é a alta tendência. Em 2020, eram mais de 13 milhões de desempregados buscando oportunidades no mercado. Com tanta concorrência pelas vagas, é normal que surjam algumas dificuldades para, enfim, ser chamado para ocupar o cargo pretendido.

Porém, também surgem sempre novas demandas, especialmente, com a evolução da tecnologia. Isso faz com que seja necessário seguir tendências e se preparar para atender às carências das empresas para mostrar diferenciais e se destacar entre os demais candidatos. 

Ansiedade e preparo

Por fim, o próprio nervosismo gerado pela expectativa e pelos desafios do mercado de trabalho para jovens pode se tornar uma barreira. Durante uma entrevista de emprego, ansiedade e falta de preparo podem fazer com que o desempenho não convença o recrutador.

O tempo de espera para obter uma resposta também pode agravar o problema. Aqui, é preciso trabalhar o lado emocional e a autoconfiança para conseguir uma melhor performance nas situações que geram maior preocupação. 

Quais são as oportunidades do mercado de trabalho para jovens?

Apesar dos desafios, o mercado de trabalho também traz diversas oportunidades. Logo, é importante conhecê-las para saber como aproveitá-las da melhor maneira. Tem interesse? Veja a seguir!

Estágios

Quem ainda não tem experiência profissional e busca oportunidades pode tentar vagas para estágio. Elas podem ser disponibilizadas para quem frequenta o ensino regular superior, médio, especial ou nos anos finais da educação fundamental.

Ele consegue proporcionar vivência da profissão e da rotina do mercado de trabalho, permitindo que o estagiário entenda o que é preciso para atuar na área e se esse é o seu objetivo de carreira.

Apesar de não funcionar como os trabalhos dirigidos pelo regime CLT, já que não há vínculo empregatício e todos os direitos trabalhistas, a oportunidade pode ser enriquecedora. Vale lembrar que, exceto nos casos de estágios obrigatórios no ensino superior, eles devem ser remunerados e há direito a férias pagas de 30 dias (sem o adicional de um terço). 

Portais de emprego

Uma das provações enfrentadas na busca por uma colocação no mercado de trabalho é encontrar vagas abertas. Com isso, muitas vezes a busca por emprego se resume a distribuir currículos, esperando ser chamado para uma oportunidade.

Contudo, hoje a internet traz diversas oportunidades: os portais especializados em vagas, os sites das empresas e as próprias redes sociais podem ser utilizados para pesquisar anúncios de chances. Inclusive, em muitos locais você pode configurar alertas de emprego e receber as vagas que se encaixam no seu perfil para que você se candidate.

Ainda, com a maior flexibilidade dos contratos de trabalho e a maior adoção do home office, podem surgir oportunidades que, antes, não seriam viáveis. Uma vaga de ocupação remota em uma região mais distante, que não teria como ser preenchida por você em um modelo de trabalho presencial, pode ser uma ocasião que você precisa para iniciar sua carreira.

Cursos Profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes têm como foco preparar o estudante para o mercado de trabalho com conhecimentos práticos para que ele conclua os estudos pronto para atuar. Com curta duração e custo acessível — muitas vezes, gratuitos — eles podem abrir portas para o mercado de trabalho.

Existem cursos voltados para diferentes áreas, como: administração, elétrica e hidráulica, estética e beleza, entre outras. Dessa maneira, cada um consegue transformar o aluno em um profissional, suprindo a experiência exigida pelo mercado ou, até mesmo, dando a qualificação necessária para que ele comece o próprio negócio. 

Empreendimentos

O mercado de trabalho não se resume às vagas de emprego: trabalhar como autônomo, em seu próprio empreendimento, também pode ser um caminho para o desenvolvimento profissional. Você não precisa, necessariamente, prestar serviços com carteira assinada para alguma empresa.

Ao abrir o próprio negócio, você atende diretamente ao público e, com o tempo, pode ampliar o seu empreendimento, contar com parceiros de trabalho e empregados. Com certeza, esse é um caminho mais longo, mas que pode ser trilhado com planejamento e dedicação. 

O público sempre procura bons profissionais, então com um serviço de qualidade e diferenciais em relação ao mercado, você pode conquistar mais espaço e construir um empreendimento de sucesso. 

Como superar os desafios e conseguir uma colocação no mercado?

Conhecendo os desafios e oportunidades, fica mais fácil visualizar chances de ingressar no mercado e começar a desenvolver a sua carreira. No entanto, a inserção dos jovens no meio profissional pode contar com algumas dicas para ajudar a ter sucesso na busca. Acompanhe!

Monte um bom currículo

Para começar, monte um bom currículo. Elabore uma boa estrutura, inclua seus dados pessoais e saiba como trabalhar com as suas habilidades, cursos e experiências — mesmo que não seja solicitada. Aqui, vale listar estágios, qualificações, competências e outros itens que mostram como você pode entregar valor para a empresa. 

Esteja aberto ao aprendizado

Esteja sempre disposto a desenvolver ainda mais as suas habilidades. Enquanto não encontra uma colocação profissional, procure maneiras de aprender mais sobre a área em que pretende atuar. Faça cursos, assista vídeos na internet, continue trabalhando os seus diferenciais para progredir.

Não desista 

As negativas ou falta de retorno de alguns recrutadores podem ser desanimadoras. Nos casos em que você decide empreender, a falta de clientes no início pode ter o mesmo efeito. Entretanto, é importante persistir, nem sempre os resultados são rápidos, então aproveite a espera para melhorar e buscar mais oportunidades.

Estude sempre

Você já tem cursos específicos e experiência no mercado? Saiba que isso não significa que você pode parar de desenvolver os seus talentos. O estudo contínuo é um dos principais diferenciais para quem deseja se destacar e ter uma carreira de sucesso. 

Em todas as profissões podem surgir atualizações, novidades e novas formas de lidar com as tarefas do dia a dia. Então, um bom profissional precisa acompanhar tudo isso e estudar para desenvolver talentos, aprender novas técnicas e aprimorar as habilidades atuais

Acompanhe as tendências

O mercado de trabalho para jovens é cercado de tendências: as novas tecnologias e demandas surgem frequentemente. Conhecê-las permitirá que você entenda o que precisa oferecer para conquistar a sua oportunidade, pesquisando formas de se desenvolver conforme as qualificações necessárias. A dica para isso é acompanhar as notícias e portais de emprego, que trazem as principais novidades. 

Construa um networking

Networking é um termo em inglês que pode ser traduzido como uma rede de contatos profissionais. O seu objetivo é ter pessoas para trocar conhecimento e indicações, como professores, colegas e outros profissionais.

Aqui, vale a pena investir em presença online e marketing pessoal — um perfil no LinkedIn, que é uma rede social profissional, pode ajudar nessa tarefa. E não se esqueça de que não basta conhecer as pessoas: é preciso manter-se presente, desenvolvendo um relacionamento para que, no futuro, seja possível ver os resultados.

Como você descobriu, o mercado de trabalho para jovens pode ser bastante desafiador, mas também traz oportunidades. O segredo é procurar formas de aproveitá-las da melhor maneira, se destacando entre os candidatos. Com estudo, planejamento e dedicação é possível conquistar os seus objetivos e desenvolver uma carreira de sucesso.

Que tal acompanhar mais dicas para te auxiliar no momento de ingressar no mercado de trabalho? Siga a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Professor Coruja

Leia também

Assuntos Relacionados