Mudança de carreira: 5 dicas para transformar a vida profissional

Qualificação Profissional
14 | 12 | 2022

Mesmo após escolher uma profissão, você pode ter a intenção de fazer uma mudança de carreira. As suas afinidades e objetivos podem mudar diante das diferentes fases da vida. Porém, muitos não sabem como começar essa mudança na vida profissional.

Isso acontece com você? O cenário pode parecer bastante desafiador, então vale a pena entender mais sobre esse processo, quando ele pode ser interessante e quais práticas adotar para ajudar nessa mudança.

Neste conteúdo, explicaremos o que é a mudança de carreira, quando é hora de apostar nela e apresentamos 5 dicas para ajudar no processo. Confira!

O que é a mudança de carreira e quando fazer?

A mudança de carreira acontece quando um profissional decide seguir outro rumo no trabalho, mudando de profissão — muitas vezes, em áreas totalmente diferentes da atual. No entanto, não existe uma fórmula exata para definir o momento ideal.

Em geral, ela acontece quando o profissional está, de alguma forma, insatisfeito com a profissão atual. Por exemplo, é possível desejar mudar de carreira por estar cansado da rotina, ter desenvolvido outros interesses ou querer buscar patamares mais elevados de ganho.

Quais são as 5 dicas para fazer a mudança de carreira?

Se você acredita que chegou a hora de mudar de carreira, precisa saber como se organizar para realizar esse processo de maneira adequada. Veja 5 dicas que vão ajudar!

1. Entenda o mercado de trabalho atual

Comece a entender o mercado de trabalho. Esse é um passo importante para compreender as perspectivas para a profissão de interesse, as necessidades das empresas ou do público e obter insights que podem ajudar na sua trajetória na nova carreira.

Também é válido mapear quais são as suas habilidades e diferenciais, para tentar entender em quais áreas elas podem ser mais úteis. Em alguns casos, essa etapa pode ser decisiva para direcionar o melhor rumo para a nova carreira.

2. Pesquise áreas em alta e veja com quais se identifica

Nem sempre a ideia de mudança de carreira surge já pensando em uma profissão específica. É comum ter esse desejo apenas pela insatisfação com o cenário atual, exigindo maiores pesquisas para encontrar um novo nicho que possa ser mais adequado às suas necessidades.

Portanto, vale fazer uma busca para entender quais profissões estão em alta e as possibilidades de cada uma. Esse pode ser um fator decisivo para buscar as alternativas que geram mais oportunidades de recolocação no mercado.

3. Descubra quais são as habilidades exigidas

Definiu qual carreira deseja seguir? Então é hora de mapear as habilidades exigidas pelo mercado para conseguir atuar com qualidade e se destacar. Você pode fazer isso por diversos canais: pesquisas em ferramentas de busca, como o Google, anúncios de vagas de empresas ou conversas com outros profissionais da área.

4. Monte um planejamento para o processo

Com a definição sobre a nova carreira e mais conhecimentos sobre o mercado, é hora de ter um planejamento para o processo de transição. Por exemplo, estabeleça metas, defina como desenvolver habilidades necessárias e trace estratégias para conseguir conquistar espaço na nova profissão desejada.

Nesse processo, também é válido ter uma reserva financeira. Afinal, durante a transição é possível que você precise ter gastos para se capacitar ou passe por uma perda de renda — parcial ou total. Assim, ter um valor guardado ajudará a passar por essa fase com maior tranquilidade e conforto.

5. Faça um curso profissionalizante

Ter conhecimentos teóricos e práticos relacionados à carreira que você deseja seguir é essencial para conseguir trilhar o caminho na nova profissão. Portanto, vale a pena aprofundar suas pesquisas sobre o mercado para entender quais capacidades devem ser desenvolvidas.

Para ajudar nessa jornada, você pode fazer um curso profissionalizante. Eles são vantajosos por terem curta duração e focar no dia a dia da carreira. Logo, essa pode ser uma alternativa para se preparar mais rapidamente para essa mudança na sua vida.

Agora que você conhece essas 5 dicas para fazer a mudança de carreira, pode se preparar para essa nova trajetória. E se você busca bons cursos profissionalizantes para auxiliar nessa jornada, conte com as opções da Crescer Sempre!

Quer iniciar a sua mudança de carreira hoje mesmo? Então conheça os cursos profissionalizantes da Crescer Sempre e trace um novo rumo para a sua vida profissional!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados