O que fazer depois do Ensino Médio? Conheça 4 opções

Desenvolvimento Pessoal
24 | 08 | 2022

Muitos estudantes se deparam com a pergunta: o que fazer depois do Ensino Médio? Depois de anos em uma rotina escolar, é normal sentir dificuldades para lidar com a amplitude de oportunidades, além das incertezas e inseguranças que esse momento pode trazer.

Por um lado, a vida pós-escola é muito importante por representar o ponto de partida para a sua carreira. Ao mesmo tempo, o seu objetivo profissional nem sempre está muito claro e, em alguns casos, também surgem obstáculos para colocar os seus planos em prática.

Para oferecer suporte nessa fase, preparamos este post. Continue a leitura para conhecer 4 opções do que você pode fazer quando terminar o Ensino Médio!

1. Prestar vestibular

Um objetivo comum ao terminar o Ensino Médio é prestar vestibular para ingressar em uma universidade a fim de concluir uma graduação. Nesse caso, é importante definir o curso pretendido e pesquisar as instituições para conhecer mais sobre a grade curricular, o corpo docente e outros fatores relevantes, como os custos envolvidos. Também é importante escolher um curso que tenha bom reconhecimento pelo mercado de trabalho. Pela escassez de profissionais em tecnologia, por exemplo, cursos nesta área são muito promissores pela sua alta empregabilidade após a graduação .

O processo seletivo também deve ser observado, afinal, ele pode envolver vestibular presencial, online, entrada utilizando a nota do Enem via solicitação à faculdade, ou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bastante comum em faculdades federais. No caso de universidades privadas, existem opções de bolsas de estudos, como o Prouni, ou de financiamentos estudantis, como o Fies. Para ajudar na conquista da bolsa do Prouni, por exemplo, é importante verificar as instituições participantes e ter uma boa nota no Enem. Confira detalhes no site do Prouni

Por fim, não se esqueça de organizar a rotina de estudos para o vestibular, a fim de revisar toda a matéria e atingir o melhor desempenho possível. Isso fará toda a diferença em sua colocação, além de poder garantir benefícios como bolsas de estudos ou descontos na mensalidade.

2. Procurar um emprego

Quem precisa de renda própria pode procurar um emprego — o que não impossibilita outros objetivos, já que você pode estudar e trabalhar ao mesmo tempo

Se trabalhar é o que você deseja, monte um currículo considerando as vagas desejadas.Ele deve conter seus dados, como nome, idade e meios de contato, além de informações sobre formações, experiências, habilidades e outros pontos que fazem de você a pessoa ideal para a vaga. Depois, distribua entre as empresas de seu interesse. Também vale buscar colocação por meio de portais na internet e agências especializadas.

Caso esteja estudando, outra dica é tentar um estágio. Existem opções remuneradas, que ajudarão não só financeiramente, mas também profissionalmente pela aquisição de experiência e aprendizado com a prática de trabalho.

3. Empreender

Muitas pessoas têm o desejo de abrir o seu negócio e empreender. Se esse é o seu caso, pode ser um bom momento para começar. Defina o nicho em que deseja trabalhar e pesquise o mercado para entender como criar a sua empresa e começar a ter retorno.

No entanto, tenha atenção aos requisitos legais para não ter problemas. Além disso, busque maneiras de aprender mais e se especializar no que você trabalha para apresentar diferenciais e atrair mais clientes. Existem diversos cursos, como os profissionalizantes, que podem ajudar nessa etapa.

4. Fazer cursos profissionalizantes

Se você quer começar a trabalhar e ter uma fonte de renda, seja em emprego formal ou empreendendo, vale a pena fazer um curso profissionalizante. Eles focam no aspecto prático, além de ensinar as bases teóricas que você precisa para exercer determinadas profissões. Dessa forma, você terá mais oportunidades para ingressar no mercado. É possível encontrar opções voltadas a diversas atividades: informática, salão de beleza, festas, administração, consertos, entre outros.

Para adquirir formação técnica, conte com uma boa parceira, como a Crescer Sempre. Contamos com vários cursos com duração entre 4 e 6 meses, desenvolvidos em parceria com o Senac, Escola de Serviços da Porto Seguro e Arlete Hair Design. 

Com toda certeza, sendo aluno da Crescer você terá mais caminhos para trilhar quando precisar decidir o que fazer depois de terminar o Ensino Médio!

Então, gostou dessas dicas? Aproveite para acessar o nosso site e conheça mais sobre os nossos cursos!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados