04 | 09 | 2024
Alfabetização infantil: como...
Afinal, são várias regrinhas do que é permitido ou não. E o maior pesadelo dos estudantes é ser impedido de realizar a prova, colocando anos de preparação e dedicação em risco por algum descuido que poderia ser evitado.
Então, se você quer se preparar corretamente, organizando tudo com antecedência para evitar qualquer contratempo no dia da prova, continue a leitura. Neste artigo, vamos te dar dicas incríveis que vão te ajudar a mandar muito bem no Enem e em qualquer outro vestibular!
O momento do vestibular é super importante na vida de qualquer estudante, independentemente se é a primeira edição ou não. Então, não há escapatória: todo mundo fica nervoso na véspera da prova.
No entanto, seguir as dicas abaixo pode ajudar a amenizar sua ansiedade e, consequentemente, aumentar sua disposição no vestibular. Veja só!
É comprovado cientificamente que uma boa noite de sono proporciona inúmeros benefícios para a saúde.
Enquanto dormimos, nosso organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como a síntese de proteínas, reposição de energias e regulação do metabolismo — fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.
É claro que isso se estende ao dia anterior à prova. Você não vai querer se sentir cansado, sem energia para pensar e bocejando a cada frase lida, não é mesmo? Assim, dormir 8 horas é fundamental para estar bem disposto e se sair bem.
Assim como o sono, uma boa alimentação faz parte do combo para ir bem na prova. Isso porque o cérebro e sistema digestivo estão conectados, logo, sua alimentação impacta na saúde dos neurônios.
Além disso, o cérebro precisa de uma dieta saudável e balanceada para funcionar corretamente. Comer alimentos com vitaminas, minerais e antioxidantes, nutre o cérebro e o protege do estresse oxidativo, os famosos radicais livres produzidos quando o corpo usa oxigênio.
No dia da prova, coma alimentos leves, que já fazem parte da sua rotina. Nada de inovar ou comer aquele pratão de feijoada antes de sair de casa. Já pensou na fadiga que você sentirá? Sem contar o risco de dor de barriga. Então, aposte na famosa saladinha acompanhada de proteína, não tem erro!
Assim que liberarem o local da prova, não deixe de conferir onde fica, qual a distância da sua casa e qual o melhor caminho para chegar lá. Decida, também, como você vai se deslocar até o ponto: de carro, a pé ou de transporte público.
Pode parecer bobeira, mas acredite: no dia, o trânsito fica uma loucura, e tudo que você quer evitar é chegar atrasado, né?
Vai ano, entra ano e sempre existem os famosos “atrasados do Enem”. Por isso, chegar com antecedência é a melhor opção — inclusive, até o MEC recomendada comparecer no local da prova uma hora antes do fechamento dos portões.
Todos os anos as provas do Enem começam, pontualmente, às 13h30, no horário de Brasília. No primeiro dia, os exames seguem até as 19h e, no segundo, até as 18h30. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Anote essas informações para não esquecer no dia, combinado?
Ainda tem dúvidas sobre o que pode ou não levar no Enem, além dos itens essenciais para realizar a prova, que não podem ser esquecidos de jeito nenhum? Então confira abaixo quais são e esteja pronto para arrasar no exame!
É sempre bom lembrar os itens tradicionais que o Enem exige todos os anos. São eles:
Existem alguns itens que são permitidos levar, mesmo que não seja obrigatório, como:
Existe uma lista de itens que você não deve levar no dia da prova de jeito nenhum. Inclusive, se os fiscais pegarem algum deles, podem resultar na eliminação do candidato. Confira quais são:
Agora que você já sabe o que levar para fazer vestibular e como se preparar para fazer uma boa prova, não deixe para organizar tudo em cima da hora. Já comece a separar os itens e, no dia da prova, só se preocupe em tirar uma ótima nota!
Aproveite para compartilhar este conteúdo nas redes sociais e marcar todos os seus amigos vestibulandos, para que eles possam anotar as dicas e se preparar corretamente!
Leia também