Confira o que levar para fazer vestibular e se sair bem na prova

Estudo
30 | 11 | 2022

Afinal, são várias regrinhas do que é permitido ou não. E o maior pesadelo dos estudantes é ser impedido de realizar a prova, colocando anos de preparação e dedicação em risco por algum descuido que poderia ser evitado.

Então, se você quer se preparar corretamente, organizando tudo com antecedência para evitar qualquer contratempo no dia da prova, continue a leitura. Neste artigo, vamos te dar dicas incríveis que vão te ajudar a mandar muito bem no Enem e em qualquer outro vestibular!

Dicas para se preparar para o dia da prova

O momento do vestibular é super importante na vida de qualquer estudante, independentemente se é a primeira edição ou não. Então, não há escapatória: todo mundo fica nervoso na véspera da prova.

No entanto, seguir as dicas abaixo pode ajudar a amenizar sua ansiedade e, consequentemente, aumentar sua disposição no vestibular. Veja só!

Dormir 8 horas seguidas

É comprovado cientificamente que uma boa noite de sono proporciona inúmeros benefícios para a saúde. 

Enquanto dormimos, nosso organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como a síntese de proteínas, reposição de energias e regulação do metabolismo — fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.

É claro que isso se estende ao dia anterior à prova. Você não vai querer se sentir cansado, sem energia para pensar e bocejando a cada frase lida, não é mesmo? Assim, dormir 8 horas é fundamental para estar bem disposto e se sair bem.

Alimentar-se bem

Assim como o sono, uma boa alimentação faz parte do combo para ir bem na prova. Isso porque o cérebro e sistema digestivo estão conectados, logo, sua alimentação impacta na saúde dos neurônios.

Além disso, o cérebro precisa de uma dieta saudável e balanceada para funcionar corretamente. Comer alimentos com vitaminas, minerais e antioxidantes, nutre o cérebro e o protege do estresse oxidativo, os famosos radicais livres produzidos quando o corpo usa oxigênio.

No dia da prova, coma alimentos leves, que já fazem parte da sua rotina. Nada de inovar ou comer aquele pratão de feijoada antes de sair de casa. Já pensou na fadiga que você sentirá? Sem contar o risco de dor de barriga. Então, aposte na famosa saladinha acompanhada de proteína, não tem erro!

Conferir o local da prova

Assim que liberarem o local da prova, não deixe de conferir onde fica, qual a distância da sua casa e qual o melhor caminho para chegar lá. Decida, também, como você vai se deslocar até o ponto: de carro, a pé ou de transporte público.

Pode parecer bobeira, mas acredite: no dia, o trânsito fica uma loucura, e tudo que você quer evitar é chegar atrasado, né?

Chegar com antecedência

Vai ano, entra ano e sempre existem os famosos “atrasados do Enem”. Por isso, chegar com antecedência é a melhor opção — inclusive, até o MEC recomendada comparecer no local da prova uma hora antes do fechamento dos portões.

Todos os anos as provas do Enem começam, pontualmente, às 13h30, no horário de Brasília. No primeiro dia, os exames seguem até as 19h e, no segundo, até as 18h30. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Anote essas informações para não esquecer no dia, combinado?

O que pode e o que não pode levar no Enem

Ainda tem dúvidas sobre o que pode ou não levar no Enem, além dos itens essenciais para realizar a prova, que não podem ser esquecidos de jeito nenhum? Então confira abaixo quais são e esteja pronto para arrasar no exame!

O que é obrigatório levar

É sempre bom lembrar os itens tradicionais que o Enem exige todos os anos. São eles:

  • documento oficial e original com foto. Pode ser RG, CNH, passaporte ou até mesmo carteira de Trabalho e Previdência Social, desde que tenha sido emitida após 1977.
  • caneta de tinta preta fabricada em material transparente, para escrever a redação, fazer contas ou para marcar o cartão de respostas. É indicado levar mais de uma caneta esferográfica nova para evitar qualquer contratempo.
  • água e comida. São 5 horas de prova (5h e meia no dia da redação). Então, estar hidratado e se alimentar é importante para se manter ativo e não passar mal no momento do exame. De preferência, opte por lanches leves e fáceis de comer, como frutas e barras de cereal.
  • Neste ano, o uso de máscaras de proteção a covid-19 durante a prova não será obrigatório nos estados ou municípios que houverem liberado o seu uso em locais fechados. No entanto, existem alguns estados que ainda não liberaram o uso, por isso, não deixe de confirmar se a sua cidade mantém a máscara como obrigatória ou não na época da prova.

O que pode levar

Existem alguns itens que são permitidos levar, mesmo que não seja obrigatório, como:

  • lanche: você pode levar qualquer alimento para comer durante a prova, desde barras de cereal até marmita. No entanto, são recomendados alimentos que dão energia, como chocolates, biscoitos, castanhas, barrinhas de cereal, entre outros. Ah! O lanche pode ser vistoriado pelo fiscal;
  • celular: hoje, não existimos sem o celular. Às vezes, ele é necessário para você pedir aos seus pais para te buscarem ao final da prova. Mas é muito importante que você desligue o aparelho antes de entrar na sala, para que ele não toque. Caso isso aconteça, você pode ser eliminado das provas. O fiscal de sala vai te entregar um envelope para guardar o aparelho e colocá-lo embaixo da carteira;
  • bolsa ou mochila: é permitido levar bolsa ou mochila, afinal, são muitas coisas para guardar, né? Mas na hora da prova, você não terá acesso a ela. Normalmente, os fiscais pedem para os estudantes colocarem seus pertences na frente da sala.

O que não pode

Existe uma lista de itens que você não deve levar no dia da prova de jeito nenhum. Inclusive, se os fiscais pegarem algum deles, podem resultar na eliminação do candidato. Confira quais são:

  • óculos escuros, chapéu, boné, gorro e demais acessórios que cubram o estudante;
  • dispositivos eletrônicos;
  • relógios de qualquer tipo, alarmes ou chaves com alarmes;
  • fones de ouvido, gravador e/ou receptor de sons, imagens, mensagens;
  • canetas de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, papel adesivo e outros materiais escolares;
  • livros, impressos, apostilas e anotações.

Agora que você já sabe o que levar para fazer vestibular e como se preparar para fazer uma boa prova, não deixe para organizar tudo em cima da hora. Já comece a separar os itens e, no dia da prova, só se preocupe em tirar uma ótima nota!

Aproveite para compartilhar este conteúdo nas redes sociais e marcar todos os seus amigos vestibulandos, para que eles possam anotar as dicas e se preparar corretamente!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados