Objetivo no currículo: veja o que colocar e o que evitar!

Qualificação Profissional
14 | 09 | 2022

 

Precisa encontrar uma nova oportunidade no mercado, mas não chama a atenção dos recrutadores? Veja como deixar o seu objetivo no currículo mais atraente nos processos de triagem.

Quando você procura um emprego, precisa deixar claro o que busca. Isso é passado pelo objetivo no currículo, campo fundamental que mostra à empresa o que você espera do novo cargo que poderá ocupar.

Além de ajudar na triagem, essa informação permite alinhar o que você e a empresa buscam. Ou seja, há uma chance maior de sucesso nessa parceria. Aliás, esse é o propósito do currículo, já que o documento é a primeira impressão que o recrutador terá dos candidatos.

Por tudo isso, é necessário caprichar nas informações adicionadas para facilitar a sua pesquisa por uma nova posição. Então, o que colocar no objetivo do currículo para atrair a atenção dos recrutadores? Se você tem dúvidas sobre essa parte, continue lendo e encontre a sua resposta!

O que é o objetivo no currículo?

O objetivo no currículo é um campo em que você descreve aquilo que busca do novo cargo. Costuma ser a primeira parte da estrutura, vindo logo após as informações pessoais. Isso porque mostra quais são suas expectativas e o que pretende fazer para atingir o seu propósito.

Apesar de sua importância, o recomendado é criar um texto sucinto e breve. Assim, você mostra exatamente a que veio, o que pretende conquistar com a nova posição e o que a empresa pode esperar da sua postura.

Por isso, o objetivo inserido no currículo é um fator de atratividade para os recrutadores. Por meio dele, você consegue se colocar à frente dos seus concorrentes, porque indica o que fará pela empresa. Ou seja, é uma informação essencial para conquistar o seu novo cargo

Como montar um objetivo para o currículo? Veja 7 dicas

Agora que você entendeu o que é o objetivo no currículo, precisa saber como montar esse texto. Afinal, quanto mais curto, mais estratégico precisa ser. Somente dessa forma é possível atingir o seu propósito de chamar a atenção do recrutador.

Como chegar a esse patamar? A melhor forma é seguir as 7 dicas recomendadas por especialistas. Listamos todas elas a seguir. Confira!

1. Especifique o cargo ou a posição desejada

Comece colocando o cargo para o qual está se candidatando. Seja realista e considere aquilo que busca no momento. Isso porque o seu objetivo precisa estar embasado no cenário atual. Em outras palavras, é importante especificar de maneira precisa o que procura com esse novo cargo.

Aqui, vale a pena deixar claro que você pode ter pouca experiência para o cargo. Por exemplo, se fez somente estágios, coloque algo como: “Minha carreira está no início, mas busco uma chance de efetivação para aprimorar minhas habilidades e meus conhecimentos. Para isso, compensarei a falta de know-how com esforço, empenho e dedicação“.

Se você já tiver trabalhado na área, coloque algo mais específico. Por exemplo, “já trabalho há X anos como YYY e busco uma nova oportunidade de crescimento na área de ZZZ”.

2. Seja claro e objetivo

Os recrutadores recebem um grande número de currículos e precisam fazer uma triagem rápida. Por isso, especifique o que quer em poucas palavras para atrair a atenção. Caso contrário, seu currículo poderá passar despercebido. Lembre-se de que o objetivo no currículo consiste em uma apresentação resumida e sistemática. A ideia é instigar o recrutador para ler o restante das informações.

3. Cuidado com o português

Cometer erros de português é uma falha grave, que pode desclassificar o seu currículo. Para ter uma ideia, essa é a causa da eliminação de 83,5% dos estudantes que estão em processos de seleção de estágio.

Muito disso é devido à escrita das redes sociais, muito mais informal do que a permitida no documento de busca de vagas. Por isso, utilize a linguagem culta e revise tudo o que está escrito. Busque possíveis erros de acentuação, digitação ou gramática.

4. Priorize a simplicidade

O objetivo no currículo sempre deve ser simples, deixando de lado qualquer detalhe ou enrolação extra. Tenha em mente que a ideia não é distrair o recrutador, mas sim chamar a atenção dele. Portanto, é preciso ter foco para que ele absorva a informação realmente importante.

5. Faça currículos diferentes para interesses diversos

Se você tem interesses diversos, crie diferentes tipos de currículo e adapte o objetivo de cada um deles. Nunca faça apenas um texto padrão, porque ele não vai atrair a atenção do recrutador. Quanto mais personalizado, melhor.

Por isso, sempre avalie a empresa para a qual você está mandando o currículo, suas características e seus posicionamentos. Considere, também, a vaga e as habilidades exigidas para o cargo.

Nesse processo, sempre fuja dos clichês. Primeiro, porque não chama a atenção do recrutador. Além disso, o processo de triagem atual tende a estar baseado em softwares de inteligência artificial (IA).

Por isso, vale a pena utilizar palavras-chave, localidade, habilidades e outras informações bem relacionadas à vaga para ter o seu currículo escolhido pelo sistema. Portanto, voltamos a deixar claro que a personalização é a chave.

6. Saiba o que não fazer no objetivo do currículo

Mais do que aplicar as boas práticas, também é importante não errar no objetivo no currículo. Isso significa evitar cometer algumas situações comumente encontrada. Elas são: 

  • Excluir outras vagas: a empresa pode não achar que você tem preparação suficiente para a vaga buscada, mas ter outro cargo em que seu perfil se encaixa. Por isso, deixe aberta a possibilidade de conversas;
  • Usar frases feitas: novamente, é evitar os clichês. Entre eles, estão “quero revolucionar a empresa”, “vou somar ao time”, “gosto de trabalhar em equipe” e variações. Foque a personalização;
  • Colocar “a critério da empresa” ou “em qualquer coisa”: o diálogo precisa estar aberto, mas é importante demonstrar que você sabe o que quer. Quando você deixa a opção para o recrutador ou demonstra aceitar o que for oferecido, independente de ter relação com o seu objetivo, perde competitividade em relação à concorrência. Isso porque deixa claro que não sabe o que pretende no futuro.

7. Melhore o currículo fazendo cursos profissionalizantes

Além de todas essas dicas para melhorar o seu objetivo no currículo, também vale a pena aperfeiçoar suas habilidades. Os cursos profissionalizantes são excelentes para isso, porque são focados naquilo que você busca.

A Crescer Sempre oferece 10 títulos diferentes com duração de até 6 meses. O foco é a capacitação técnica e a geração de renda. Assim, você encontra oportunidades para se capacitar em: 

  • informática;
  • elétrica e hidráulica;
  • design de sobrancelhas;
  • manicure;
  • a arte de fazer festas;
  • assistente administrativo;
  • cabeleireiro profissional;
  • linha branca;
  • depilação;
  • barbearia;
  • penteado;
  • maquiagem.

Devido a essa diversidade, até 600 alunos por ano entre 18 e 40 anos são inseridos no mercado de trabalho. Além disso, os cursos profissionais são reavaliados anualmente para se adaptar à demanda e à necessidade do mercado. Isso ajuda a melhorar o seu objetivo no currículo e conseguir uma recolocação profissional com mais facilidade.Então, que tal aproveitar? Acesse o site da Crescer Sempre e conheça as opções de curso profissionalizante para você se especializar e conquistar o seu espaço no mercado de trabalho.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados