Oportunidade de trabalho: como ampliar suas chances?

Qualificação Profissional
17 | 08 | 2022

Buscar uma oportunidade de trabalho é o ponto de partida para construir uma carreira de sucesso. No entanto, nem sempre é fácil encontrar boas colocações, principalmente quando ainda não se tem muita experiência profissional. 

Diante disso, é importante entender de que maneira é possível aumentar as chances de conseguir a tão sonhada vaga.

Certamente, existem dicas que podem ser aplicadas para atrair os recrutadores e mostrar o seu valor às empresas. Entenda mais neste artigo!

Saiba como conseguir oportunidades de trabalho

Listamos as principais práticas que você pode seguir para ampliar suas chances ao procurar oportunidades de trabalho. Confira!

Tenha um bom currículo

O currículo é o primeiro contato da empresa com os candidatos. É nesse estágio que avaliam suas qualificações e habilidades e decidem quem irá para as próximas fases do processo seletivo. 

Por isso, é preciso atenção na elaboração do currículo: ele deve conter informações corretas e relevantes para a vaga, além da organização dos dados a fim de facilitar a leitura e compreensão.

Nele, você deve inserir seus dados pessoais, escolaridade, experiências anteriores (se houver) e informações que demonstrem seu valor como profissional. Caso não tenha experiência profissional ou procure recolocação, dê destaque a cursos, trabalhos voluntários, conhecimento em idiomas e informática.

Para facilitar, você pode encontrar alguns modelos on-line, em que precisará apenas alterar com suas informações e excluir aquelas que não se adequam ao seu perfil. Outra dica é deixar o documento o mais objetivo possível, de preferência em uma página. Isso facilitará a avaliação do recrutador.

Metas e objetivos

Um dos problemas que podem surgir na busca por oportunidades de trabalho é se organizar com as tarefas, como fazer cursos, montar o currículo ou realizar outras atividades que ajudarão nessa conquista. Nesse caso, a dica é criar metas e definir prazos para cumpri-las.

Por exemplo, se você precisa montar um currículo, determine uma data para terminar e encaminhar às empresas. Caso deseje procurar instituições especializadas em recrutamento, estipule prazos para entregar seu currículo e buscar oportunidades. O mesmo vale em relação a finalizar cursos, estudar determinados temas e diferentes tarefas.

Além disso, vale sempre avaliar o motivo das recusas recebidas ao tentar uma colocação profissional. Elas podem indicar as melhorias que você deve buscar e incluir em seu planejamento para se tornarem objetivos. Isso ajudará a aprimorar suas capacidades.

Desenvolva novas habilidades

As habilidades são um dos diferenciais adotados na avaliação, então é fundamental que você encontre maneiras de desenvolvê-las. Inclusive aprimore aquelas que você já tem. Isso pode ser feito de diversas maneiras, sendo o estudo uma das principais. 

Veja quais são as habilidades mais desejadas pelos recrutadores e empresas, e faça pesquisas sobre o assunto. Leia conteúdos, assista vídeos e procure cursos on-line (existem várias opções gratuitas). Ao compreender sobre, você poderá apresentar esse diferencial no currículo, possibilitando encontrar uma nova oportunidade de trabalho.

Cursos profissionalizantes

Uma ótima dica para otimizar seu currículo, conquistar seus objetivos e desenvolver mais habilidades é realizar cursos profissionalizantes. Eles são de curta duração e focados na atuação no mercado de trabalho, então trazem diversos aspectos práticos essenciais para o cotidiano da profissão, além de repassar os conhecimentos teóricos fundamentais.

Outra vantagem é a possibilidade de fazer cursos gratuitos, acessíveis a todos e que podem impulsionar sua carreira. Por exemplo, você pode procurar associações que ofereçam o serviço à comunidade, como a Crescer Sempre. Oferecemos cursos em diversas áreas, como:

  • informática;
  • elétrica e hidráulica;
  • conserto de eletrodomésticos;
  • salão de beleza (cabeleireiro, manicure, penteado, maquiagem, barbearia e design de sobrancelha);
  • assistente administrativo. 

Eles têm duração entre 4 e 5 meses e são desenvolvidos em parceria com instituições de referência, como Senac e a Escola de Serviços da Porto Seguro. Dessa forma, você conseguirá apresentar mais diferenciais em seu currículo. 

Agora que você já conhece nossas dicas para aumentar suas chances de conquistar a oportunidade de trabalho que tanto deseja, não perca tempo. 

Para começar a desenvolver a sua carreira, acesse nossa página de cursos profissionalizantes, conheça as opções da Crescer Sempre e aprimore suas habilidades profissionais!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados