Veja como criar um plano de carreira e ter sucesso profissional!

Vida Profissional
20 | 07 | 2022

Para todos que desejam ascender profissionalmente, elaborar um plano de carreira é o pontapé inicial para atingir os objetivos, seja para conquistar um cargo mais alto, aprender uma nova língua, ou mesmo conquistar um salário maior.

Entretanto, o planejamento de carreira profissional requer mais que escrever o que você deseja para o futuro em um papel. Para elaborar um plano que de fato funcione, é preciso traçar metas e definir um passo a passo que te levará a atingir seu propósito.

Para ajudar nessa missão, neste artigo listaremos todas as vantagens de se ter um bom plano de carreira e daremos dicas de como elaborar um planejamento com todos os elementos necessários para ter sucesso. Vamos lá?

O que é plano de carreira

Um plano de carreira é nada mais que um guia para a sua vida profissional. Nele, você colocará todos os seus objetivos — seja a curto ou longo prazo —, além das etapas para conquistar o que deseja.

Existem duas categorias de plano de carreira:

  • aquele feito pelo próprio profissional para guiar seu desenvolvimento;
  • o plano que a empresa oferece para direcionar a carreira de seus profissionais.

No primeiro caso, suponhamos que seu objetivo é atingir um cargo mais sênior, que requer fluência na língua inglesa. Logo, seu plano será estudar inglês para adquirir a habilidade e, assim, subir de cargo.

Você pode pensar “ok, mas eu não tenho dinheiro para fazer um curso de inglês”. Então, seu objetivo a curto prazo será juntar dinheiro para realizar um curso e, a longo prazo, atingir o cargo desejado.

No plano de carreira que a empresa oferece, existe um modelo pronto para orientar o desenvolvimento de seus profissionais. Nele, você pode entender, por exemplo, que caminho precisa para crescer na instituição.

Quais as vantagens de elaborar um plano de carreira

Além de ter uma visão mais clara dos objetivos profissionais, existem diversas vantagens em elaborar um plano de carreira. Confira quais são a seguir!

Tornar-se mais competitivo

Encontrar colaboradores que tenham as competências necessárias para assumir as vagas abertas nem sempre é uma tarefa simples, principalmente se tratando de cargos mais altos.

Assim, contar com um plano de carreira sólido e bem estruturado aumenta as chances de preencher essas vagas mais disputadas e você consegue se infiltrar nas hierarquias das instituições. Portanto, quanto mais detalhado for o plano, mais competitivo o profissional será.

Ter mais motivação no ambiente de trabalho

Nem sempre estar em uma empresa significa que a pessoa deseja permanecer nela para sempre. Entretanto, com um plano de carreira bem estruturado, é possível manter-se entusiasmado e estimulado, aumentando as oportunidades de se destacar em seu cargo.

Nesse sentido, quem se dedica a sua área certamente será reconhecido e recompensado por seus esforços.

Desenvolver novas habilidades

Para ter foco e alcançar as metas estabelecidas, é fundamental ficar atento a vagas que possibilitem oportunidades para trilhar uma carreira. Para isso, muitas vezes são solicitadas habilidades que você ainda não tem, mas pode desenvolver.

Realizar um curso técnico, como o da Crescer, te dará bagagem suficiente para garantir espaço na tão sonhada vaga.

Aprenda a elaborar um plano de carreira eficaz

Agora que você sabe a importância que um planejamento de carreira profissional tem na sua vida, chegou o momento de elaborá-lo. Para isso, siga os passos abaixo!

1. Defina os seus objetivos pessoais

É fato que se você não sabe onde quer chegar, não será possível traçar um caminho. Por isso, o primeiro passo para atingir os objetivos pessoais é saber o que você quer para o seu futuro.

É um emprego que pague bem? Uma realização profissional? Um curso profissionalizante? Isso você terá que definir. Então, para descobrir seu propósito, esteja aberto para ter novas experiências e sair do lugar-comum.

2. Desenvolva habilidades/competências

Em um mercado aquecido, quem tem mais expertise sai na frente. Por isso, desenvolva, ao máximo, as habilidades e competências que o cargo dos seus sonhos demanda.

Para saber quais são, basta fazer uma pesquisa bem feita e um processo de autoconhecimento para descobrir quais habilidades você tem para começar a investir.

3. Turbine o seu currículo para atingir essas metas

Outra forma de tornar-se mais competitivo é turbinando seu currículo. Para isso, os cursos profissionalizantes são ótimas oportunidades para adquirir conhecimento de forma gratuita.

A Crescer Sempre conta com parceiros para ministrar os cursos e oferecer o melhor de cada área. Assim, você se desenvolve profissionalmente e atinge todos os objetivos traçados no plano de carreira. São eles:

  • Porto Seguro Escola de Serviços;
  • Senac;
  • Arlete Hair Design.

Ficou interessado na Crescer Sempre? Então acesse nosso site e conheça os cursos disponíveis. Aproveite para fazer sua inscrição o quanto antes!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados