Conheça 10 podcast para estudar e veja como esse método ajuda em seu aprendizado!

Estudo
01 | 06 | 2022

Você já pensou em ouvir podcast para estudar? Se não, está perdendo uma ótima oportunidade de adquirir aprendizado durante a execução de tarefas menos complexas do dia a dia, como lavar louça ou viajar de ônibus, por exemplo. Assim, você já elimina algumas horinhas de estudo, deixando mais tempo para descanso.

Isso porque é possível ouvir podcasts em diversos dispositivos, seja online ou offline. Essa facilidade o tornou tão popular a ponto de bater a marca de 56,7 milhões de pessoas desfrutando da ferramenta, totalizando quase 40% da população. Se tratando da dos mais jovens, esse número aumenta: 61% entre jovens de 16 a 24 anos ouvem podcasts!

Então, se você precisa de uma ajuda extra para mandar bem na escola ou passar naquele vestibular dos sonhos, continue a leitura e saiba mais sobre essa ferramenta poderosa e como ela pode te ajudar nos estudos. Vamos lá?

O que é um podcast e quais seus objetivos?

Podcast é uma mídia digital disponível nos aplicativos de streaming, como Spotify, Deezer, Google Podcast e outros. Eles abordam assuntos de diferentes temas e nichos, conforme a demanda. 

Nesse sentido, é possível encontrar programas sobre educação, esportes, cultura pop… qualquer tema que você imaginar provavelmente terá um podcast para abordá-lo.

A principal vantagem dos podcasts é a sua versatilidade: é possível consumi-lo em qualquer lugar. Isso quer dizer que se você tiver um celular, computador ou tablet em mãos, está pronto para começar a adquirir conteúdos de qualidade de onde você estiver. 

Dessa forma, não é necessário parar o que você estiver fazendo para ouvir, basta apertar o play e pronto!

Pensando nos objetivos da ferramenta, existem diversas finalidades no podcast que faz com que as pessoas o insiram cada vez mais na sua rotina. Quer conhecer alguns desses objetivos? Então acompanhe!

Compartilhar conteúdos

Podemos dizer que o principal objetivo dos podcasts é compartilhar conteúdo, certo? Afinal, quando uma pessoa grava um episódio, a sua intenção é compartilhar seu conhecimento, ou opinião, para que outras pessoas possam ouvir e refletir a respeito, concordando ou não.

No caso dos podcasts educacionais, por exemplo, esse objetivo fica ainda mais evidente, já que o aprendizado é a sua principal função. Assim, o estudante pode aprender sobre a história do Brasil, por exemplo, no caminho da casa para escola. 

Abaixo traremos dicas sobre os melhores podcasts para você turbinar os estudos, portanto, continue a leitura!

Novas formas de aprender

Há tempos que a forma de aprendizado não é mais a mesma. Isso porque as tecnologias passam por atualizações constantes, assim como as formas de ensino vão sendo aprimoradas ao passar do tempo.

Quem nasceu nos anos 90 certamente se lembra dos professores passando a matéria no quadro a giz. Em seguida, esses quadros foram substituídos pela lousa branca e, atualmente, os professores contam com o auxílio de projetor para exibir os slides, economizando tempo e recursos.

Assim aconteceu com as formas de estudar. Antes da internet os livros eram os únicos recursos para adquirir aprendizado. Atualmente, a situação está bem diferente, já que podemos aprender sobre (quase) tudo nas redes. Basta colocar o que você quer aprender no Google que aparece sites, vídeos e, claro, podcasts para te ensinar tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Por que ouvir podcasts?

Podemos listar diversos motivos para ouvir podcast, mas os principais são:

  • são gratuitos e não possuem anúncios que te tiram do foco;
  • podem ser ouvidos quando e onde você quiser;
  • disponíveis on e off-line;
  • proporcionam descontração e entretenimento;
  • educam enquanto divertem;
  • ajudam a economizar tempo;
  • são práticos e fáceis de ouvir.

A verdade é que o mobile learn já é uma realidade, principalmente durante e após a pandemia, situação em que diversos professores e alunos tiveram que diversificar os recursos para ensinar e aprender.

Nesse sentido, videoaulas e e-books chegaram para ficar, assim como os podcasts. Eles somam diversas vantagens, como foi listado acima, por isso inseri-los na sua rotina de estudos otimizará o seu aprendizado diminuindo o tempo de estudo.

Pensando nisso, separamos os melhores podcasts para estudar e, ao mesmo tempo, descontrair. Acompanhe!

10 dicas de podcasts para estudar

1 — Marca Texto

Criado pelo Guia do Estudante em parceria com o Curso Anglo, o Marca Texto é um podcast que reúne o resumo de todas as obras literárias mais importantes para os vestibulandos e amantes da literatura brasileira.

Cada episódio conta com blocos de resumo, interpretação, contexto histórico e análise de personagens. Assim você aprende tudo que precisa saber para mandar bem nas provas e o melhor: de graça

Você pode ouvir o Marca Texto pelo YouTube, Spotify, Google Podcast, Pocket Casts e Apple Podcasts.

2 — Resumov

O Resumov é o podcast perfeito para quem tem dificuldades para organizar os estudos e aumentar a produtividade

Nele, a professora Susane Ribeiro, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) compartilha suas experiências de como ela fez para aprender mais estudando menos, além de potencializar o aprendizado diário.

A professora também convida alunos que passaram no vestibular para compartilhar suas dicas e macetes, além de estratégias de estudos para você colocar em prática e ter os mesmos resultados. Legal, né? Você pode ouvir o Resumov no Google Podcasts, iTunes ou Spotify — gratuitamente.

3 — Presidente da Semana

Você quer um podcast para estudar? O “Presidente da Semana” te ajuda! Nele, o jornalista Rodrigo Vizeu conta a trajetória de todos os presidentes brasileiros, além do contexto social e político vivenciado em cada mandato.

Com esse podcast você conhece um pouco mais sobre a história do país, te ajudando na preparação de provas e vestibulares. Além disso, todo conhecimento é bem-vindo, afinal, é fundamental conhecer o país em que vivemos, certo?

O podcast tem 29 episódios e pode ser ouvido em diversas plataformas:

4 — Dá Ideia

Quem vai fazer o Enem não pode perder esse podcast! Ele disponibiliza quinzenalmente possíveis temas para a redação do Enem, além de trazer conteúdos sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Apresentado pela jornalista Roberta Firmino e pela professora Ana Massêo, é uma ótima fonte de conhecimento para você aprender técnicas, assuntos e temas de redação e, assim, conseguir tirar o tão sonhado 1000.

5 — Nerd Cursos

Para quem ama ou tem dificuldade em biologia, existe um podcast ideal para aprender a matéria: Nerd Cursos. Nele, o professor Marco Nunes dá, literalmente, aula sobre os mais diversos assuntos, de forma descontraída e lúdica.

É possível aprender sobre citologia, histologia, fisiologia animal, taxonomia, vírus e prions, reino fungi e muito mais. O podcast soma 100 episódios e pode ser reproduzido no Spotify ou então no Portal Nerd Curso.

6 — Xadrez Verbal

O nome desse podcast pode enganar: a temática não é xadrez! Aqui são abordados assuntos relacionados a política internacional, atualidades, história e muito mais. 

Vale a pena conferir os episódios, já que ele foi considerado um dos melhores podcasts pela revista Meio & Mensagem e, também, pelo portal Mundo Podcast.

Ele une diversos assuntos, facilitando o aprendizado de quem tem pouco tempo para acompanhar vários canais e se manter atualizado. 

Com o Xadrez Verbal, você irá se preparar para tirar boas notas, além de estar um passo à frente da aprovação. É possível encontrar o conteúdo no blog ou canal do YouTube.

7 — Escriba Café

Você gosta de história? O Escriba Café foi o primeiro podcast produzido no Brasil. De curadoria do Christian Gurtner, ele já foi eleito o melhor podcast do país e chegou aos finalistas de todo o mundo.

O seu conteúdo é exclusivamente sobre história, abordando, de forma aprofundada, diversos temas sobre filosofia, humanidade, universo e seus mistérios. É possível ouvi-lo nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcast e Google Podcasts.

8 — Domine Inglês

Quer ficar “fera” no inglês? Esse podcast tem como objetivo o que o título sugere: deixar a língua universal acessível para que todos possam dominar o inglês. Para isso, uma família americana que mora no Brasil ensina expressões idiomáticas, vocabulário e gramática nos episódios diários do podcast.

Além disso, são passadas lições e esclarecimento de dúvidas frequentes para auxiliar na fixação do conteúdo. Isso significa que você pode aprender um segundo idioma sem pagar nada!

9 — Scicast

O Scicast é um dos principais podcasts de ciência no país. Organizado por Fernando Malta, os episódios ensinam, de modo bem didático e simplificado, questões sobre ciência, tecnologia, entretenimento e games. Assim, ele dá exemplos do dia a dia para explicar assuntos como Revolução Industrial, entre outros.

10 — A Nossa Língua de Todo Dia

O português é uma das línguas mais complexas que existe. Por isso, frequentemente surgem dúvidas em relação à grafia de algumas palavras, bem como flexão de verbos e acentuação.

Pensando nisso, o Professor Pasquale Cipro Neto traz curiosidades sobre o uso do português, esclarece dúvidas quanto a gramática e estilo. Além disso, propõe uma análise das frases faladas por políticos e personalidades, por exemplo, a letra da música “Como nossos pais”, de Elis Regina.

Viu só como estudar não precisa ser um sacrifício? Agora você pode utilizar o podcast para estudar e não terá mais desculpas para não estar com as matérias em dia e tirar nota boa, combinado?

Separe o fone de ouvido, escolha o seu podcast preferido e “partiu” estudar. Ah! Aproveite que está com o celular na mão e siga a Crescer nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados