Conheça 9 profissões do futuro para ficar de olho!

Vida Profissional
02 | 02 | 2022

Você já pensou sobre as profissões do futuro? Se está buscando uma área para começar sua carreira ou até mesmo trocar de rumo, está na hora de considerar as diferentes opções. Afinal, elas estão entre as mais demandadas do mercado e trazem boas alternativas para os próximos anos.

Antes de começar, vale a pena lembrar que a tecnologia muda o mercado de trabalho constantemente. Isso faz com que existam novas necessidades e exigências. Inclusive, você já deve ter ouvido falar que, cada vez mais, o foco será as atividades estratégicas, em vez das operacionais, certo?

Nesse cenário, é importante se preparar! Até mesmo porque a 4.ª Revolução Industrial (Indústria 4.0) está aí. Mas o que isso significa? A automação ganha mais espaço, e isso é possível devido à Internet das Coisas (IoT) e à computação em nuvem.

A partir disso, os sistemas ciberfísicos tomam decisões descentralizadas e conseguem cooperar, combinando as atividades das máquinas com processos digitais para tornar as fábricas mais inteligentes. Mas é claro que isso afeta todo o sistema produtivo, inclusive o comércio e a prestação de serviços.

E você, está se preparando para ocupar seu espaço em uma das profissões do futuro? Veja quais são elas e entenda o que é preciso fazer para se tornar parte dessa revolução. Acompanhe!

1. Analista de Big Data

O foco desse profissional é lidar com o grande número de dados disponíveis, os quais podem ser estruturados ou não. Ou seja, eles são derivados de um local organizado, como um banco da organização, ou de um ambiente descentralizado, como as redes sociais.

Para as organizações, esses dados podem ser reunidos e analisados para se transformarem em informações. Por sua vez, elas geram insights relevantes, que ajudam a tomar decisões precisas.

Com esses dados, um comércio pode entender o comportamento dos clientes para fazer uma oferta personalizada. Já uma indústria entende quais são as tendências de mercado para criar produtos diferenciados e conquistar vantagem competitiva. Na prestação de serviços, permitem que o profissional se adapte às necessidades dos clientes para melhorar o trabalho realizado. 

Tudo isso depende da segmentação, tratamento e análise dos dados. Por isso, o analista de Big Data está sendo muito exigido nas organizações.

Para se preparar, ainda não existe uma graduação específica. Há vários cursos de menor porte que ajudam a se especializar. Se você quer dar o primeiro passo, uma ideia é fazer o tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação e o bacharelado em Ciências da Computação.

De toda forma, é importante ter organização e reunir conhecimentos e capacidades de áreas diversas. Entre elas:

  • Análise de Sistemas;
  • Matemática;
  • Engenharia;
  • Estatística;
  • Marketing;
  • Psicologia.

2. Cientista de dados

Outra maneira de começar sua vida profissional é pensar em ser um cientista de dados. Ele tem uma visão mais ampla da organização. Por isso, consegue desenvolver mecanismos de aprendizado e modelos para gerar informações estratégicas à organização.

Para chegar a esse patamar, são utilizadas técnicas de matemática avançada e programação. Assim, o profissional avalia as possibilidades e sinaliza aquela que será mais eficiente. O resultado é a identificação de soluções para usar no mercado e no campo científico.

Para ser um cientista de dados, uma opção é fazer graduação em Engenharia da Computação ou Ciências da Computação. Caso já tenha algum conhecimento, cursos complementares específicos sobre Ciência de Dados também são úteis.

3. Segurança da Informação

Apesar de bastante requisitado na atualidade, o profissional de Segurança da Informação continuará tendo alta demanda. Isso porque os ataques virtuais são cada vez mais recorrentes.

O motivo da necessidade é simples: com o advento da indústria 4.0, a tecnologia será ainda mais utilizada. Essa transformação digital exige um cuidado ainda maior com a proteção dos dados. Portanto, essa também é uma das profissões do futuro.

A expectativa é que essa área conte com mais automação e inteligência. Por isso, os investimentos com soluções de segurança da informação devem crescer 12,5% somente em 2021 no Brasil.

Para atuar nessa área, vale a pena fazer um curso tecnólogo ou de graduação em segurança da informação. Em alguns locais, o nome é diferente e pode ser:

  • Gestão em Segurança de Computadores;
  • Segurança em Tecnologia da Informação;
  • Segurança de Computadores;
  • Segurança de Redes de Computadores.

Também existem cursos complementares. Como competências, é importante ter capacidade analítica, concentração e trabalhar bem com planejamento.

4. Especialista em Cloud Computing

Um dos aspectos que possibilita a evolução tecnológica é a computação em nuvem. Essa é uma forma de armazenamento de dados e informações que permite ter acesso em qualquer lugar. Um exemplo de ferramenta é o Google Drive.

Como essa é uma tendência que se concretiza cada vez mais, a busca por esse profissional é constante. Essa profissão do futuro requer pessoas que entendam de estatística, matemática, análise e pesquisa de dados, e computação. Muitas vezes, o início da carreira é como arquiteto de redes, analista de negócios ou desenvolvedor.

Em seu dia a dia, o especialista em computação em nuvem é responsável pela análise de indicadores, otimização de recursos e evolução de infraestrutura. Ele também trabalha com várias inovações tecnológicas, como o Big Data, analytics e mobilidade. Além disso, atua diretamente com serviços, como:

  • Software as a Service (SaaS);
  • Infrastructure as a Service (IaaS);
  • Platform as a Service (PaaS).

Para atuar nessa área, vale a pena fazer uma graduação em tecnologia. No entanto, é importante se especializar em cursos específicos. Inclusive, existem pós-graduações em cloud computing.

5. Designer de experiência do usuário

O Designer de UX, como também é chamado, busca oferecer a melhor experiência para o comprador de um produto ou serviço. Para isso, o profissional analisa o comportamento dos clientes e suas necessidades para realizar melhorias no site e e-commerce.

Para atuar nessa área, você pode ter graduação em Marketing Digital, Sistemas de Informação, Desenvolvimento de Sites e Programação. Ainda vale a pena entender de atendimento qualificado, a fim de garantir a satisfação e a fidelidade dos clientes.

Ainda assim, é possível procurar os cursos qualificados. Inclusive, você pode se especializar em Voice UX Designer. Ele usa os conhecimentos de experiência do usuário para desenvolver e melhorar a tecnologia embasada na voz humana. Nesse caso, o foco é a comunicação entre usuário e sistema.

6. Analista de Machine Learning

O aprendizado de máquina é uma das tendências tecnológicas, porque favorece o nível máximo de automação. Com o machine learning, as máquinas são programadas e desenvolvidas para exercerem atividades de forma autônoma. Isso dispensa a ação do usuário em várias situações.

Assim, o analista de machine learning tem esse objetivo. Ele coleta as informações exatas e faz a programação para garantir que as máquinas executem as atividades de forma correta.

Para realizar essa atividade, é possível ter graduação em Ciências da Computação, Engenharia, Estatística, Matemática e áreas semelhantes.

7. Facilitador de TI

Como o nome indica, o objetivo desse profissional é criar plataformas apropriadas para a construção de ambientes colaborativos. Para esse processo, o facilitador de TI explora tendências digitais e, assim, cria a ferramenta ao estilo self-service.

Além disso, o profissional orienta os colaboradores a utilizarem a tecnologia no ambiente de trabalho e mostra como instalar sistemas de segurança e softwares.

Para trabalhar nessa profissão do futuro, a formação deve ser em uma das seguintes áreas:

  • Tecnologia da Informação;
  • Ciências Naturais;
  • Engenharia;
  • Ciências da Computação;
  • Administração de Empresas.

8. Gestor de desenvolvimento de negócios de Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) já saiu das telas do cinema e se transformou em uma das profissões do futuro. Basicamente, essa tecnologia é categorizada pela capacidade das máquinas conseguirem “pensar” como os seres humanos.

Nesse contexto, o gestor de desenvolvimento de negócios de IA desenvolve e implementa programas para acelerar as vendas. Por isso, ele é fundamental em qualquer organização que deseje conquistar vantagem competitiva.

Nessa área, é preciso ter conhecimento em vendas, plataformas de IA, Computação em Nuvem e Machine Learning. Apesar de não existirem cursos específicos para essa atividade, é possível fazer uma graduação na área da tecnologia.

9. Mestre de Edge Computing

A computação de borda, ou edge computing, é uma tecnologia que aproxima o processamento de dados do usuário, gerando serviços mais rápidos e confiáveis. Por isso, é uma tendência para organizações que desejam utilizar a Internet das Coisas com segurança.

Assim, o profissional define de que forma essa infraestrutura funcionará e quais ferramentas serão utilizadas. Para isso, avalia o perfil da organização e as regras do segmento de atuação. Além disso, analisa os investimentos necessários e os ajustes que tornarão o processo mais seguro.

Como podemos ver, há diversas áreas em evolução. Qualquer que seja sua escolha, o fato é que muitas das profissões do futuro estão relacionadas à tecnologia. Por isso, vale a pena se preparar e conquistar as competências técnicas necessárias para ter uma educação de qualidade.

Gostou desse artigo e achou interessante conhecer essas opções de carreira para sua vida? Então, curta nossos perfis no Instagram, Facebook e LinkedIn para continuar se atualizando!

Banner com fundo azul e ilustração da capa do e-book sobre como escolher uma profissão.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados