Por que investir em uma qualificação profissional? Entenda

Qualificação Profissional
02 | 11 | 2022

Quer melhorar a sua carreira? Saiba por que investir em uma qualificação profissional vale a pena.

Para entrar no mercado de trabalho, é preciso mostrar algum diferencial. A qualificação profissional serve justamente para isso. Ou seja, ela abre portas e desenvolve pessoas e talentos.

Portanto, esse é um investimento que você deve fazer na sua profissão. Afinal, conhecimento nunca é demais. Sem contar que essa é uma oportunidade para fazer uma transição de carreira, melhorar seu marketing pessoal ou ganhar uma promoção.

Por todos esses motivos, vale a pena entender por que a qualificação profissional é importante. Neste post, vamos explicar e ainda trazer mais detalhes. Confira!

O que é qualificação profissional?

A qualificação profissional é formada por habilidades técnicas e comportamentais de um indivíduo, ou seja, hard e soft skills, respectivamente. Esse conjunto garante que aquela pessoa desempenhe sua função da maneira certa e da melhor forma possível.

Ao recrutar talentos, as empresas procuram exatamente essas características em um profissional. No entanto, as demandas mudam de um setor para outro. Por exemplo, se a vaga é na área de vendas, um profissional carismático e comunicativo é melhor. Por sua vez, para análise de dados, é preciso de alguém que saiba ler e interpretar números.

Esse detalhe também deve interferir nas suas escolhas de qualificação. Afinal, é preciso pensar nos seus objetivos antes de optar pelo caminho a ser traçado. Portanto, é preciso haver um alinhamento com o seu plano de carreira.

Capacitação x qualificação profissional: quais são as diferenças?

É bem provável que você já tenha visto esses termos serem tratados como sinônimos. No entanto, seu significado é diferente. Inclusive, qualificação e capacitação profissional se complementam. Por isso, é importante entender cada um dos conceitos. Veja mais sobre eles.

Qualificação profissional

Tem relação direta com a formação do profissional. Portanto, você tem qualificação quando agrega conhecimentos e habilidades. Dentre elas, estão: 

Na prática, a qualificação profissional garante o conhecimento necessário para exercer uma atividade.

Capacitação profissional

Por sua vez, a capacitação profissional foca a preparação do indivíduo para lidar com diferentes contextos e desafios. A partir da qualificação, você passa a ter as ferramentas necessárias para desenvolver a autonomia e a autoconfiança.

Ao chegar a esse estágio, capacita-se. Ou seja, consegue atuar de forma eficiente e precisa. Além disso, aprimora habilidades e desenvolve outras que ainda não tem. Por exemplo, comunicação, liderança e relacionamento interpessoal. Portanto, tem mais relação com o desenvolvimento pessoal.

Por que é importante se qualificar profissionalmente?

Qualquer pessoa precisa buscar se melhorar para alcançar cargos superiores e promoções. A questão é que isso não envolve apenas conhecimentos técnicos. Por isso, esse desenvolvimento traz benefícios em outras áreas da vida.

Ou seja, por mais que a carreira seja a meta, as vantagens se refletem em outros setores. Veja, a seguir, por que é importante se qualificar profissionalmente.

Obter reconhecimento

O reconhecimento pode vir de várias formas. Na carreira, reflete-se em uma promoção, uma troca de cargo ou mesmo na oferta de nova oportunidade de trabalho. No entanto, ele também pode se concretizar em aumento da sua credibilidade perante o mercado — inclusive, tornando-se uma referência.

Ainda que esse aspecto não traga melhoria monetária no curto prazo, esse costuma ser o resultado no longo prazo. Afinal, você transmite segurança e confiabilidade para outros profissionais e passa a construir uma reputação. Com o tempo, recebe convites para novas oportunidades. Por exemplo: 

  • parcerias de negócios;
  • realização de palestras;
  • execução de mentorias e coaching;
  • promoção para um novo cargo.

Ou seja, as pessoas vão querer saber o que você tem a dizer. Sua imagem profissional terá o respeito de seus pares e seu currículo será mais robusto e consistente.

Conhecer novas pessoas

O chamado networking é fundamental na carreira de qualquer pessoa. Fazer conexões e conhecer pessoas é o que ajuda a se tornar referência, inclusive. Isso porque você forma uma rede de contatos que ajuda a diversificar suas oportunidades de carreira.

Para ter uma ideia, uma pesquisa mostrou que mais de 70% dos profissionais são contratados por companhias em que já têm alguma relação. Por exemplo, já conhecem, têm amigos que trabalham no local etc.

O mesmo levantamento identificou que pessoas com alguma indicação de um funcionário atual da empresa têm 9 vezes mais chances de serem contratadas. Portanto, faz muita diferença.

Isso acontece porque a contratação é vista como sendo mais segura. Assim, há uma chance menor do colaborador se demitir após o período de experiência ou mesmo de não dar certo. Dessa forma, também existem menos custos.

Superar novos desafios

Lidar com dificuldades pode ser difícil. É preciso ter maturidade e inteligência emocional — dois aspectos que podem ser cruciais para sua vida profissional. Afinal, resolver um problema de forma técnica ou aprender uma nova atividade é relativamente fácil.

Muito mais difícil é adequar o comportamento de cada um à equipe em que se insere. Por exemplo, quem é muito perfeccionista pode entregar um bom resultado, mas desmotiva os outros pela crítica. Por sua vez, aquele que é muito tranquilo pode deixar de cumprir os prazos.

A chave do sucesso é o equilíbrio. Com a qualificação profissional, você aprende isso e entende como administrar o tempo para cumprir todas as atividades requeridas. Além disso, percebe como pode ser mais resiliente, a fim de encarar os desafios de frente.

Redirecionar a carreira

Atualizar-se de forma constante é fundamental. Com a tecnologia, os cargos e as atividades sofrem modificações frequentes. Portanto, saber se adaptar a elas é necessário.

Mais do que uma ação relevante para se firmar na carreira, a prática ajuda a conhecer as novidades da sua área de atuação e redirecionar sua carreira. Por exemplo, quem trabalha com vendas pode fazer um curso profissionalizante para se tornar cabeleireiro profissional. Ou aprender a decorar festas.

Todas essas opções são válidas e se tornam possíveis com a ajuda da qualificação. Por isso, vale a pena fazer cursos, assistir a palestras, participar de feiras e mais. Inclusive, você pode optar por trabalhar de forma autônoma e empreender.

Por que a qualificação profissional é exigida no mercado?

O mercado de trabalho é altamente competitivo e tem uma taxa de desemprego considerável. Segundo dados do IBGE relativos ao 2° trimestre de 2022, o índice de pessoas desocupadas foi de 9,3%.

O dado, porém, não reflete a preocupação de quem está buscando uma oportunidade e não consegue encontrar. Nesse momento, a qualificação profissional faz toda a diferença. Isso porque é a forma de você mostrar que tem as competências exigidas pelo mercado.

Por que esses pré-requisitos existem? A resposta passa por uma série de fatores. Muitos deles têm a ver com custo. Várias empresas precisam pagar para qualificar e capacitar seus colaboradores, realizando treinamentos, oferecendo cursos ou até mesmo bolsas.

Além disso, o próprio processo de contratação — que inclui a burocracia, o tempo de busca de talentos e mais — é custoso. Quando o colaborador opta por sair da empresa depois de pouco tempo, esse gasto acaba por não compensar.

Portanto, cabe a você mostrar que tem a qualificação profissional necessária para ocupar determinado cargo. Isso vale para qualquer tipo de negócio, até mesmo os menores, como os salões de beleza, os consultórios médicos etc.

Assim, qualificar-se é sinônimo de entrar no mercado de trabalho com mais facilidade. A partir disso, você encontra outras oportunidades, inclusive no ramo do empreendedorismo. Afinal, você tem as condições necessárias para começar o seu negócio.

Quais as maneiras de melhorar suas qualificações profissionais?

Se quer se qualificar, existem várias formas de fazer isso. Muita gente acha que é preciso apenas entrar na universidade. No entanto, há diferentes oportunidades disponíveis que levam você em direção ao alcance dos seus objetivos.

Faça cursos

Há vários cursos com carga horária menor, mas alta qualidade. Eles têm uma duração de poucas semanas a alguns meses e oferecem um certificado final. Essas formações permitem que você mostre sua qualificação profissional e se destaque no mercado.

Além disso, você pode encontrar uma nova profissão ao fazer cursos. Uma das principais vantagens é o fato de o custo ser acessível. Ainda tem vários gratuitos.

Participe de eventos

Os eventos focam determinado setor de mercado. Por isso, são boas opções para aprender, atualizar-se sobre as novidades e ainda conhecer pessoas. Esses lugares são ideais para fazer networking.

Desenvolva habilidades específicas de uma área

Muitas empresas e organizações sociais oferecem treinamentos e cursos que permitem desenvolver habilidades específicas. Essas aptidões são importantes e nunca são deixadas de lado.

Você ainda consegue aperfeiçoar habilidades que já tem. Por exemplo, você pode gostar de fazer as próprias unhas e aprender a ser manicure. Ou usa a sua prática na internet para entrar no mercado de trabalho como assistente administrativo.

Que tal fazer cursos profissionalizantes para se qualificar?

A Crescer Sempre oferece vários cursos profissionalizantes para sua qualificação profissional. No total, são mais de 10 títulos diferentes com até 6 meses de duração. Todas as opções oferecem capacitação técnica, têm qualidade e são atualizadas de acordo com as necessidades do mercado.

Além disso, eles representam uma forma de gerar renda. Ou seja, você pode conseguir uma vaga no mercado de trabalho ou até começar a empreender. Depende do que deseja e em como se sente confortável.

Então, que tal investir em qualificação profissional? Você pode fazer vários cursos gratuitos e aprender muitas habilidades. Com o tempo, se tornará um especialista na sua área e conseguirá se destacar no mercado.

Gostou e quer aproveitar a oportunidade? Conheça os cursos profissionalizantes da Crescer Sempre e prepare-se melhor para o mercado de trabalho.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados