Você já ouviu falar sobre a “sala de aula invertida”? Entenda aqui!

Estudo
14 | 07 | 2022

Estudar nem sempre é fácil, não é mesmo? Tem dias que estamos mais cansados ou simplesmente distraídos. Por isso, existem técnicas que ajudam a internalizar os conhecimentos, e uma delas é a sala de aula invertida. Já ouviu falar sobre ela?

Também chamada de “flipped classroom”, essa metodologia busca inovar o processo de ensino-aprendizagem e colocar o aluno como centro do processo. Nesse contexto, o professor tem um papel relevante, mas sem ser o único detentor do conhecimento — ele atua mais como guia dos seus estudantes.

Isso já deixa claro que existe uma mudança significativa em relação ao modelo de ensino tradicional, certo? Mas, ainda tem outras diferenças.

Neste post, vamos explicar mais detalhes para você entender como essa inversão da sala de aula funciona. Continue a leitura!

O que é sala de aula invertida?

A sala de aula invertida é uma metodologia ativa de ensino. Ela prevê que os estudantes internalizem o conhecimento antes da aula e façam a discussão com os colegas na escola. Assim o professor é um orientador e ajuda a sanar dúvidas para facilitar o desenvolvimento pessoal.

Assim, o primeiro contato com o conhecimento pode acontecer de diferentes maneiras:

  • livro;
  • games disponibilizados pelos professores;
  • filmes;
  • vídeo-aulas;
  • textos didáticos;
  • entre outros meios.

Assim, o debate na sala de aula se torna mais aprofundado e o estudante é o protagonista de seu aprendizado.

Portanto, entender o conceito de sala de aula invertida pressupõe que essa é uma forma diferente de construir o conhecimento. Afinal, as informações surgem a partir de várias fontes, com o propósito de incentivar o pensamento, assim, cabe ao estudante ter responsabilidade e definir metas para alcançar o que é esperado.

Como funciona a metodologia da sala de aula invertida?

Diferente do modelo tradicional, essa metodologia busca ensinar por meio de uma atitude responsiva e reflexiva do estudante. Portanto, o professor prepara um material antecipadamente e disponibiliza aos alunos por meio de plataformas de aprendizagem virtual, redes sociais, blogs e programas em nuvem, como Facebook, Dropbox, YouTube, SlideShare e Google Drive.

O papel do aluno é ver esses conteúdos em casa e levar suas dúvidas para a escola. Na sala de aula invertida, ele também faz os exercícios com a ajuda e intermediação do professor.

Assim, em casa, o estudante:

  • assiste a lição;
  • revisa o material;
  • lê algum texto;
  • realiza uma pesquisa;
  • entre outras atividades passadas pelo professor. 

Em sala, ele tem o dever de trabalhar habilidades alternativas e também: 

  • participar de debates;
  • realizar discussões presenciais com os colegas;
  • aprender por meio de estações;
  • fazer experimentos de laboratório;
  • passar por uma avaliação e revisão entre pares.

Quais são as vantagens de adotar a sala de aula invertida?

Por mudar o paradigma do ensino tradicional, a sala de aula invertida traz vários benefícios. Entre as principais vantagens que podem ser destacadas estão:

Autonomia

Como já explicamos, o aluno se torna o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem. Ele é um agente ativo, o tornando responsável pela obtenção de conhecimento.

Isso faz com que o estudante aprenda a controlar seu tempo e se organizar. Da mesma forma, define seu ritmo e escolhe o melhor formato para internalizar o conteúdo.

Aprofundamento dos conteúdos

Como o estudante já chega em sala de aula sabendo o que será discutido, ele tem a chance de aprofundar as questões e aprender mais. Assim, são garantidos debates mais produtivos e ricos. Afinal, os conceitos mais simples já foram aprendidos.

Uso de ferramentas multimídia

Vários recursos podem ser utilizados no aprendizado com a sala de aula invertida. Plataformas, jogos, textos, vídeos e áudios são bem-vindos para apresentar os conceitos. Assim, o objetivo é flexibilizar os ensinamentos para garantir que os estudantes internalizem os conteúdos da maneira que acharem melhor.

Melhoria no desempenho

Como os conteúdos são disponibilizados de diferentes maneiras e por meio de vários recursos, o estudante aprende mais.

Isso porque ele é o responsável por seu processo de aprendizagem e precisa buscar o conhecimento — tirando suas dúvidas com o professor, buscando informações e tendo criatividade para organizar e apresentar o conteúdo.

Maior engajamento nas aulas

A metodologia da sala de aula invertida pressupõe que vários lugares têm informação, não somente a escola. Assim, ao fornecer os recursos necessários, o estudante aumenta sua motivação para estudar, já que o conteúdo se torna mais atrativo.

Otimização do tempo

No método de ensino tradicional, o aluno não aprende a gerenciar o tempo. Já nesse tipo de metodologia ativa, ele adquire seu ritmo de estudo. Além disso, a aula tem seu tempo otimizado, já que as interrupções deixam de ser frequentes e o aluno já está preparado com o conhecimento básico. Sem contar que o debate estabelecido é mais aprofundado.

Dessa forma, a sala de aula invertida é uma forma de mudar o modelo de ensino e permitir que o aluno aprenda mais. Assim, mais do que saber os conteúdos na teoria, você consegue assimilar as informações na prática, relacionando com situações reais.

Achou interessante e quer saber mais sobre as possibilidades de ensino? Assine a newsletter da Crescer Sempre e confira mais informações sobre diferentes assuntos escolares.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados