11 atividades que estimulam o desenvolvimento infantil para fazer em casa!

Educação familiar
28 | 09 | 2022

Educar as crianças é uma grande missão dos adultos — sejam familiares, funcionários de escolas ou toda a sociedade. Assim, é possível estimular o desenvolvimento infantil e fazer com que as crianças tenham um crescimento saudável e repleto de novas habilidades.

Mas garantir um desenvolvimento completo para as crianças não é tarefa fácil. Afinal, existem muitos conhecimentos relevantes — e os pais podem ficar com dúvidas sobre o que fazer para ajudar no crescimento de seus filhos.

Esse é o seu caso? Não se preocupe! Neste conteúdo, você poderá entender melhor sobre o desenvolvimento infantil e verá como estimular novas habilidades nas crianças com 11 atividades para fazer em casa. Confira!

O que é desenvolvimento infantil?

O desenvolvimento infantil representa o processo pelo qual todas as pessoas passam ao longo da sua infância. Isto é, cada ser humano precisa crescer e aprender novas competências para se desenvolver da melhor forma possível.

É esse desenvolvimento o responsável pela aquisição de habilidades — cognitivas, afetivas, sociais, etc. Isso acontece porque o processo de crescimento infantil se dá de forma completa e envolve não apenas aprendizagens de matérias escolares.

Além das habilidades físicas e intelectuais, as crianças também se desenvolvem de maneira emocional e nas relações sociais. Assim, para que essa dinâmica aconteça com qualidade, a relação com os adultos é essencial.

Afinal, são os adultos que ensinam e incentivam o aprendizado da criança. Isso causa mudanças no comportamento dos pequenos e permite que eles cresçam e ampliem sua forma de estar no mundo. Dessa forma, poderão se tornar adultos conscientes e maduros.

Embora o desenvolvimento seja bastante intenso nos primeiros anos de vida, ele não acontece apenas nessa época. Na verdade, podemos nos desenvolver até o fim da vida, considerando que há sempre aprendizagens disponíveis.

Nas crianças, e ao longo da adolescência e mesmo da vida adulta, podemos ver processos de crescimento em diversas áreas. Alguns exemplos de desenvolvimento são:

Físico

O campo do desenvolvimento físico está presente desde os primeiros dias de vida de um bebê. Aos poucos, ele vai aprendendo a se orientar no espaço e perceber as próprias sensações. É por isso que um bebê pequeno já se torna capaz de comunicar incômodo ou satisfação, por exemplo.

Com o tempo, as expressões mais simples de choro e de sorriso dão lugar ao desenvolvimento físico mais complexo. A criança aprenderá a regular seus impulsos motores, andar, controlar os esfíncteres, etc.

Linguístico

Os bebês não nascem sabendo falar, certo? Essa é uma das primeiras e principais habilidades que as crianças aprendem no começo da vida. Ao longo do seu primeiro e segundo ano, o bebê vai conseguindo se comunicar com as pessoas e aprendendo a falar.

O desenvolvimento linguístico permite um grande salto qualitativo no crescimento das crianças. Isso se deve ao ganho da oportunidade de falar com as outras pessoas, compreender o que elas comunicam e entender o mundo a partir da linguagem oral e, no futuro, também escrita.

Socioafetivo

Muitas vezes, o desenvolvimento emocional não recebe a atenção merecida em processos de educação formal ou nas relações familiares, mas saiba que ele é essencial para que seu filho tenha um crescimento infantil saudável e integral.

Habilidades como a de perceber e lidar com as próprias emoções e a de outras pessoas são muito importantes para a vida adulta. Por isso, elas precisam ser ensinadas desde a infância — e a criança tem capacidade de aprender.

Crianças menores podem passar por muitas desregulações emocionais, principalmente pela falta de estratégias para lidar com emoções como raiva e frustração. Mas, com a ajuda de adultos, elas podem ter um desenvolvimento socioafetivo tranquilo e aprender a equilibrar suas emoções.

Cognitivo

Por fim, o desenvolvimento cognitivo é outra área de extrema importância. Ele diz respeito mais diretamente às habilidades intelectuais, como o pensamento lógico, a memória, as competências matemáticas e à capacidade de resolver problemas.

Embora esse campo do desenvolvimento seja o mais conhecido normalmente, vale saber que o crescimento das crianças não acontece de forma separada. Ou seja, todas essas áreas de aprendizagem estão ligadas e o desenvolvimento infantil se dá como um todo.

Qual é a importância do desenvolvimento para as crianças?

Como você viu, o processo de desenvolvimento é fundamental para a aprendizagem e o futuro das crianças. Por isso, esse assunto foi estudado por inúmeros pesquisadores e especialistas ao longo da história.

Um dos autores mais conhecidos é Jean Piaget, que estabeleceu algumas etapas do desenvolvimento infantil. Como ele é bastante estudado em cursos que formam professores, vale a pena saber um pouco mais sobre sua teoria.

Confira quais são os estágios de desenvolvimento segundo Piaget!

Sensório-motor

Essa é a primeira fase do crescimento infantil e envolve a idade por volta do nascimento até os dois anos da criança. Como se trata dos primeiros períodos de sua vida, a aprendizagem é muito ligada às sensações corporais e às habilidades de coordenação motora.

Pré-operatório

Por volta dos 2 até os 7 anos, a criança já desenvolveu as habilidades de andar e falar. Com isso, a sua relação com o mundo se torna mais complexa. Na fase pré-operatória, o desenvolvimento cognitivo impulsiona as formas de pensamento da criança.

Dessa forma, ela fica muito interessada em entender como e porque as coisas acontecem. Assim, a fase é conhecida pelo fato de que as crianças fazem muitas perguntas. Elas também costumam ser mais egocêntricas e focadas em si mesmas.

Operatório concreto

A partir dos 8 anos e até os 12, a criança passa a pensar de forma mais complexa, apresentando um raciocínio lógico e entendendo melhor o mundo ao sair do egocentrismo.

Desse modo, essa fase pode envolver intensa aprendizagem socioemocional, pois as normas sociais ficam mais claras para a criança.

Operatório formal

A partir dos 12 anos, período que costumamos conhecer como adolescência, as habilidades cognitivas da criança se desenvolvem ainda mais. Nessa fase, ela pode compreender melhor situações abstratas e ter mais empatia, entendendo as experiências dos outros ao seu redor.

11 atividades para estimular o desenvolvimento infantil em casa

Você acabou de ver que cada fase do crescimento infantil tem suas particularidades. Logo, é preciso entender como estimular o crescimento das crianças de acordo com as habilidades que elas já dominam na sua idade.

Para facilitar esse desafio na sua casa, acompanhe 11 atividades que estimulam o crescimento e o desenvolvimento infantil!

O que fazer com crianças entre 1 e 4 anos?

1. Jogos de encaixe

A criança pequena está passando por um grande desenvolvimento motor. Com isso, você pode ajudar seu filho nessa aprendizagem ao estimular a coordenação motora a partir de jogos de encaixe. Circuitos e brincadeiras que mexam com o corpo todo também podem ser uma boa ideia.

2. Música

A música é ótima para trabalhar o desenvolvimento motor. Isso porque a criança pequena escutará a melodia e poderá dançar e se expressar por meio do corpo. Além da capacidade motora, essa atividade estimula aprendizagens cognitivas, como a noção espacial.

3. Conversas

Os pais devem sempre conversar com os seus filhos — mesmo que eles sejam bebês pequenos que ainda não falam. A exposição à linguagem estimula a capacidade de falar. Com crianças que já se comunicam, o diálogo é ainda mais importante para incentivar a expressão e o pensamento.

4. Contação de histórias

As crianças pequenas podem se beneficiar dos livros, mesmo sem saber ler. Isso porque as obras permitem que a família tenha bons momentos juntos, compartilhando histórias. Então vale a pena ter livros apropriados para idade — com muitas imagens e páginas de material mais resistente.

Como estimular o desenvolvimento dos 4 aos 6 anos?

5. Leitura

Se o seu filho já está acostumado a explorar livros desde pequeno, a aprendizagem da leitura e escrita poderá acontecer de modo mais fácil na escola. Por isso, vale a pena continuar utilizando essa atividade nos momentos em família.

6. Jogos de memória

Nessa idade, as crianças já têm capacidade de atenção e memória maior. Para estimular ainda mais o desenvolvimento dessas habilidades durante o crescimento infantil, é interessante brincar de jogos de memória com elas.

7. Brincadeiras com amigos

O desenvolvimento socioafetivo é central na fase entre os 4 e 6 anos. Por isso, reunir amigos para brincarem juntos é uma ótima ideia. Como vimos, as crianças nessa etapa podem ser mais egocêntricas, e o contato social ajuda a superar isso.

8. Atividades manuais

O desenvolvimento motor continua acontecendo de maneira muito forte em crianças dessa faixa etária. Consequentemente, atividades como pintura, brincadeiras de separação de grãos e outras ajudam seu filho a afinar a coordenação motora enquanto se diverte.

Quais atividades incentivar entre 7 e 12 anos?

9. Jogos de tabuleiro

Você já aprendeu que a fase entre 7 e 12 anos — e mesmo depois dessa idade — é marcada pelo desenvolvimento cognitivo. Para incentivar o pensamento lógico e a resolução de problemas, os jogos de tabuleiro são interessantes e divertidos.

10. Quebra-cabeça

Montar quebra-cabeça é outra opção para que seu filho desenvolva habilidades como atenção, concentração, memória e raciocínio lógico. Sem dúvida, isso o ajudará ao longo do seu crescimento e desenvolvimento.

11. Atividades simples de “faça você mesmo”

A partir dos 7 anos a criança pode participar mais das atividades de casa e da vida adulta. Assim, incentivar que ela faça tarefas simples pode ser útil para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioafetivo, já que ela aprenderá a ser responsável.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é desenvolvimento infantil, qual é a importância de pensar sobre o assunto e 11 atividades que os pais podem usar para estimular o crescimento dos filhos. Aproveite para colocar as dicas em prática hoje mesmo!

Gostou das informações deste post? Continue no blog e leia sobre o papel dos pais na educação das crianças!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados