7 filmes sobre educação que você precisa assistir

Estudo
17 | 11 | 2021

Há duas coisas que podemos ter certeza na vida, uma delas é que a educação tem o poder de transformar o mundo e a outra, quase todo mundo gosta de assistir um bom filme. Por isso, os filmes sobre educação são uma excelente ferramenta para nos ensinar formas de lidar com os desafios do dia a dia — além de proporcionarem momentos divertidos. 

Neste artigo, trouxemos uma lista com 7 filmes essenciais para todos os estudantes que provam o quanto a educação é indispensável para o desenvolvimento humano. Continue a leitura!

1. Escritores da Liberdade

“Escritores da Liberdade” é um filme sobre um jovem professor (Erin Gruwell) que enfrenta um grande desafio: convencer sua classe de alunos do Ensino Médio que aprender pode ser recompensador. Maior do que essa tarefa, porém, é a percepção que a escola tem sobre esses estudantes, considerando-os incapazes de se formar. 

Para vencer o desafio, Erin apresenta os encantos da literatura aos alunos, que se identificam e passam a usá-la como ferramenta de expressão. O filme, que está disponível na Netflix, mostra o poder que a educação tem de inspirar movimentos inovadores.

2. Escola de Rock

Em “Escola de Rock”, Dewey Finn (interpretado por Jack Black) precisa urgentemente de um emprego e decide se passar por seu amigo, conquistando a vaga de professor substituto em uma escola primária de elite. 

Porém, ele não tem conhecimento de nenhuma matéria, além de música. Sem saber o que fazer, Dewey decide começar uma banda de Rock secreta na sala. 

Disponível na Netflix, o filme inverte a noção de uma educação tradicional e mostra que aprender pode sim ser divertido. 

3. Sociedade dos Poetas Mortos

Já “Sociedade dos Poetas Mortos”, traz a história de John Keating (interpretado por Robbie Williams): um professor de inglês progressista que busca encorajar seus alunos a romper com as normas, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia. 

Por meio de métodos pouco ortodoxos, que quebram os padrões da escola, ele apresenta aos estudantes o amor pela poesia.

Sendo uma ótima oportunidade para observar os impactos da educação humanizada na vida dos alunos. O filme está disponível na plataforma Star Plus.

4. Preciosa: uma História de Esperança

Claireece, uma jovem de 16 anos, sofre com o abuso de sua mãe e está grávida de seu próprio pai. Desesperada, ela enxerga a oportunidade de mudar de vida quando tem a chance de ser transferida para uma escola alternativa. 

Com a ajuda de sua professora, a Sra. Rain, a garota dá início a sua jornada rumo à autodeterminação.

Disponível na Amazon Prime, o filme revela a educação como uma ferramenta para superar a opressão.

5. Uma Mente Brilhante

“Uma Mente Brilhante” conta a história de um jovem gênio da matemática (John Nash), criador de um teorema incrível, que se perde em meio a tanta arrogância e chega a ser diagnosticado com esquizofrenia. No caminho de sua recuperação psicológica, John trava uma luta contra a doença, retorna à sociedade e ganha o prêmio Nobel.  

O filme, disponível na Netflix, mostra a importância de se manter sempre aberto aos aprendizados e nunca menosprezar o conhecimento. 

6. Além da Sala de Aula 

Em “Além da Sala de Aula”, Stacey Bess, uma professora recém-formada de 24 anos, está em busca de uma oportunidade de emprego, quando decide vencer seus preconceitos em dar aulas para crianças que moram na rua.

Ela, então, improvisa uma sala de aula em um abrigo e transforma a vida de seus alunos por meio da educação. 

7. O Aluno: uma lição de vida

Baseado em uma história real, “O Aluno: uma lição de vida” conta a história de Kimani Maruge Ng’ang’a, um queniano que após passar anos preso por lutar por seu país, decide voltar a estudar aos 84 anos e se torna um grande educador — mostrando que não há idade para começar uma jornada na educação. 

O filme está disponível na Netflix.

Como aprender com os filmes sobre educação

Em resumo, a dica final é manter um olhar atento e crítico, além da diversão e do lazer, focando sempre nas reflexões e ensinamentos presentes nos filmes sobre educação. Quer acompanhar mais conteúdos incríveis como esse? Então, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram.

Leia também

Assuntos Relacionados