Conheça o método de estudo Cornell e tenha seus resumos sempre em mãos!

Estudo
09 | 11 | 2022

Estudar não é uma tarefa fácil! São diversas informações, de variadas disciplinas, que precisam ser absorvidas. Para isso, existem métodos que ajudam e simplificam esse processo de aprendizagem, como o método de estudo Cornell.

Essa é uma técnica muito eficaz, que auxilia os estudantes na hora de anotar a matéria dada em sala de aula. Afinal, não dá para confiar apenas na memória para lembrar de conteúdos importantes, não é?

Além disso, as anotações proporcionam benefícios para o processo de aprendizagem ao exercitar a síntese das novas informações. Por exemplo, ao assistir à aula, você presta atenção na explicação do professor, absorve as informações e decodifica o que foi falado com as suas palavras.

Se você deseja potencializar os seus estudos e não esquecer mais o que aprendeu, continue neste post. Vamos abordar abaixo o que é o método de estudo Cornell, quais os seus benefícios e como aplicá-lo passo a passo. Confira!

O que é o método de estudo Cornell

O método de estudos Cornell é uma técnica que organiza o resumo de forma estratégica para que a absorção do conteúdo seja mais efetiva e rápida. Para isso, divide-se uma folha de papel em três seções, cada uma destinada a um objetivo específico.

Essa técnica foi desenvolvida em 1940 por Walter Pauk, escritor do best-seller How to Study In College e diretor do centro de leitura e estudos da Universidade de Cornell.

O método demanda atenção e esforço mental para criar e organizar o resumo. Por isso, há um ganho de conhecimento enorme, já que o conteúdo será memorizado a longo prazo. Quando você consegue desenvolver um resumo eficaz, é possível realizar uma retrospectiva do conteúdo para anotar as informações principais.

Principais benefícios do método Cornell

Independente do motivo do seu estudo, seja para o Enem, seja para uma prova de alguma disciplina específica, o modo como você organiza as informações faz toda a diferença! Nesse sentido, o método Cornell é muito eficaz e tem diversos benefícios, como:

  • organização e clareza nas anotações;
  • estímulo ao cérebro para trabalhar diferentes formas de estudar;
  • adaptação a diferentes meios e formas de estudar;

Como aplicar o método Cornell

Agora que você conhece o método Cornell e seus benefícios, chegou o momento de entender como, de fato, ele funciona. A estrutura é bem simples — basta dividir uma folha em 3 partes: uma para anotações, outra para questões e a última para tópicos.

Confira abaixo o que escrever em cada uma das partes!

Anotações

No método de estudos Cornell, as anotações estão situadas na coluna da direita. Nesse espaço, registre as informações mais importantes que o professor está explicando sobre o conteúdo com suas palavras. Aqui vale nomes de autores, fórmulas e suas explicações, datas, conceitos e tudo aquilo que você acreditar que vai lhe servir no futuro.

Você também pode registrar perguntas sobre o que não entendeu do conteúdo para pesquisar em um outro momento, ou pedir ao professor que explique para você na próxima aula.

Tópicos

Os tópicos ficam na coluna da esquerda. Antes de preencher esse espaço, leia o que você anotou durante as aulas, na parte de “anotações”. Em seguida, escreva as palavras-chave do conteúdo e comentários importantes, que farão a diferença na hora de estudar. Use expressões que façam você lembrar ou associar o conteúdo que você escreveu.

Esse é o momento de tirar a prova do que você realmente aprendeu, pesquisar o que ainda falta esclarecer melhor e acabar com as suas dúvidas. Também é possível formular questões baseadas nas suas informações.

Sumário

Por fim, no sumário, você vai resumir as informações mais importantes daquela matéria em uma frase. Lembre-se sempre de utilizar as suas próprias palavras. Se você tem dificuldades em elaborar resumos, basta imaginar que você está explicando o assunto para outra pessoa.

O método de estudos Cornell pode ser utilizado nas anotações em sala de aula, ou mesmo para resumir algum conteúdo quando você for estudar. Após criar o seu resumo, leia as informações principais na aba “anotações”, faça pesquisas sobre os dados da coluna “tópicos” e releia várias vezes o “sumário”.

Pronto! Agora você pode fazer as provas com mais tranquilidade e lembrar o conteúdo mesmo se passar muito tempo. Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam o método Cornell e consigam estudar de forma rápida e efetiva!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados