Alfabetização infantil: como preparar seu filho para essa fase?

Estudo
23 | 03 | 2022

A alfabetização infantil é uma das etapas mais importantes da vida de uma pessoa. Afinal, a criança é como uma esponja: aprende tudo rapidamente e reproduz os comportamentos. 

Isso faz com que a fase de alfabetização da criança seja ainda mais importante. Afinal, esse é o momento de prepará-la da melhor forma possível para que a etapa seja repleta de aprendizado.

Como fazer isso? Neste post, vamos trazer algumas dicas para você preparar a criança para esse período da vida. Assim, ela vai gostar da escola e ainda se sentirá estimulada em aprender. Que tal saber mais?

O que é alfabetização infantil?

A alfabetização infantil é o processo realizado pela criança para aprender um sistema linguístico, ou seja, um idioma. A partir disso, ela saberá ler, escrever e interpretar textos escritos.

Apesar do aprendizado formal ocorrer na escola, ele inicia muito antes. Isso porque a criança interage com os pais e outras pessoas no ambiente doméstico. Portanto, também adquire o chamado repertório linguístico.

A diferença é que a escola vai sistematizar esse aprendizado e garantir que a criança vá além da fala. Esse processo é aplicado por meio de exercícios e abordagens apropriadas para a idade do estudante. Como resultado, as crianças aprendem a: 

  • reconhecer sílabas;
  • identificar o alfabeto;
  • escrever.

Qual a sua importância?

O processo de alfabetização é importante para qualquer pessoa. Ela permite conviver em sociedade e executar atividades simples com mais facilidade, como fazer compras no supermercado, cálculos e pegar um ônibus do transporte coletivo.

Para as crianças, é ainda mais útil. Afinal, esse aprendizado fomenta as competências de linguagem antes, durante e depois de sua escolarização.

Por meio do aprendizado da fala, o processo da escrita pode ser explorado e vivenciado. Além disso, a leitura traz um novo mundo, já que é possível desenvolver a linguagem ao conhecer novas palavras e conceitos.

Quando começar a alfabetização?

Atualmente, as crianças começam a ser alfabetizadas antes dos 6 anos de idade. Isso é o que regulamenta a legislação brasileira, que determina que todos devem estar na escola a partir dos 4 anos.

Apesar disso, existem discussões entre os especialistas sobre o melhor momento para a alfabetização infantil. Alguns alegam que é melhor o mais cedo possível. Segundo esse grupo, é uma forma de avançar nos aspectos cognitivos. Por isso, o ensino seria facilitado.

Por outro lado, há quem diga que a criança deve ficar mais tempo ao ar livre. Assim, tem vários benefícios, como: 

  • melhoria do desenvolvimento físico;
  • amadurecimento do cérebro;
  • socialização afetiva;
  • evolução no processo de aprendizado;
  • desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais, que ajudam na criatividade.

Portanto, o ideal é considerar a realidade da criança. Como cada uma delas tem um desenvolvimento próprio, o período ideal varia. De toda forma, a primeira introdução de letras e sílabas começa na educação infantil. Porém, o processo sistematizado inicia por volta de 6 a 7 anos.

Como preparar a criança para esse momento?

Até a alfabetização infantil, a criança brinca e aprende com suas experiências. Esse é o primeiro contato com a educação formal, o que moldará sua percepção sobre o aprendizado.

Para alguns, o estudo pode ser algo estimulante. Em outros casos, uma tarefa cansativa. Nesse sentido, visando garantir que a criança esteja no primeiro grupo, é importante prepará-la para o período da alfabetização. 

Instigue o hábito da leitura desde a infância

Um dos primeiros passos para a alfabetização infantil é a leitura. O ideal é incentivar a prática desde bebê. Porém, é possível começar a qualquer momento.

A ideia para criar o hábito da leitura é utilizar a contação de histórias. Por meio delas, a criança tem contato com um novo vocabulário, encontrando um motivo a mais para começar a ler.

O mundo lúdico das histórias traz vários benefícios. Além da questão da alfabetização na infância, também estimula a criatividade e o senso crítico.

Estimule a criatividade

A infância é o período em que a criança desenvolve sua criatividade. Incentivá-la a fazer isso contribui para a alfabetização, porque ela desenvolve as habilidades pessoais e interpessoais.

Por exemplo, os desenhos e as atividades didáticas levam a uma abordagem de aprendizado mais inicial, que estimula a criança a gostar da escola e do processo de ensino. Como resultado, sua adaptação escolar é mais fácil.

Apresente materiais diversificados

Mostre diferentes tipos de leitura e de texto. Por exemplo, de revistas, jornais, receitas, blogs, etc. Além disso, foque em poesias, histórias de aventura, contos de fadas e mais.

Isso mostra para a criança que ela tem muito a conhecer ao iniciar sua alfabetização. Ao mesmo tempo, incentivam o gosto pela leitura. Apenas leia de forma devagar para que haja o completo entendimento do conteúdo.

Como a Crescer sempre trabalha a alfabetização das crianças?

O foco da educação infantil na Crescer Sempre é trabalhar o indivíduo para o desenvolvimento do seu potencial total. A abordagem pedagógica Reggio Emilia entende que todos somos capazes dentro das nossas capacidades e limitações. Basta sabermos fortalecê-las.

Assim, vários projetos são colocados em prática com as crianças para que ela melhore sua conexão emocional e com a realidade. Desse modo, seus conhecimentos saem do mundo da teoria e são aplicados na sua realidade.

Além disso, a Crescer Sempre trabalha em parceria com uma fonoaudióloga especialista. Ela atua em conjunto com o material pedagógico para resolver potenciais defasagens de fala. Caso seja necessário, a criança é atendida em particular.

A mesma coisa acontece com o apoio psicológico, oferecido a todos os alunos com esse tipo de necessidade. Ainda há professores especializados na formação de alunos com algum tipo de deficiência.

Eles recebem um atendimento diferenciado, mas com o apoio de todo o grupo, quando possível. Assim, as crianças aprendem sobre empatia e cidadania, enquanto os colegas são mais incluídos nas atividades.

Dessa forma, é possível melhorar a vida das crianças por meio da educação. Por isso, o trabalho em conjunto com os pais é bastante importante, já que a alfabetização infantil exige esse cuidado.

Quer saber mais sobre a Crescer e seus projetos educativos? Acesse o site e conheça como funciona o ensino da associação sem fins lucrativos de Paraisópolis.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados