5 aplicativos para estudar grátis que você precisa conhecer!

Estudo
25 | 08 | 2021

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia: até os estudos já podem ser feitos de maneira virtual, com aulas online e suporte de plataformas de ensino. Diante disso, também surgem aplicativos para estudar, com funcionalidades voltadas a estimular o aprendizado ou auxiliar na rotina de tarefas. Você já conhece essas alternativas?

Certamente, é possível encontrar apps com diversos formatos e finalidades, podendo atender aos diferentes perfis de estudantes e necessidades específicas. Porém, para facilitar a sua busca, listamos 5 alternativas interessantes. Continue lendo e saiba mais sobre elas!

Aplicativos para organização do tempo

A organização da rotina é um dos pontos fundamentais para ter sucesso nos estudos, então confira as sugestões que podem ajudar a otimizar a sua agenda.

1. Aprovado

Disponível para Android e iOS, o Aprovado é uma opção que ajuda a organizar as horas de estudo. Assim, pode ser utilizado para diversas finalidades, como preparação para o Enem, concursos, OAB ou suporte para a faculdade.

Ele permite criar alarmes para saber as horas de iniciar ou encerrar atividades, ajudando na criação e manutenção de um cronograma de estudos. Além disso, cria relatórios e gráficos para que você consiga verificar seu rendimento.

Apesar de ser gratuito, ele conta com algumas funcionalidades premium (pagas) opcionais, como planejamento de metas semanais e mensais e registro de exercícios resolvidos para acompanhar o desempenho.

2. Trello

O Trello pode ser acessado pelo computador ou baixado em dispositivos móveis com sistema Android ou iOS. Ele consiste em um painel que permite a criação de cards com as tarefas a serem realizadas, possibilitando a personalização conforme colunas, metas, prazos, entre outros.

Ou seja, ele funciona como um grande checklist ou uma opção virtual para os murais cheios de cards e post-its que algumas pessoas utilizam para auxiliar na organização da rotina.

3. AppBlock

Uma das grandes dificuldades que surgem na rotina de estudos é manter o foco, principalmente com dispositivos eletrônicos disponíveis por perto. As notificações podem levar a distrações e, quando você percebe, já está navegando nas redes sociais, sem estudar.

Nesse caso, o AppBlock pode ser uma solução incrível para os dispositivos Android. Ele permite bloquear notificações e, até mesmo, aplicativos específicos durante determinados períodos. Ou seja, você pode configurar o celular para que não seja possível acessar o Instagram ou o WhatsApp enquanto estuda. Sem dúvidas, isso ajudará a evitar distrações e manter a concentração nos conteúdos revisados.

Aplicativos para estudar conteúdos

O suporte dos aplicativos para estudar não se limita à organização da rotina: existem opções que podem auxiliar com os conteúdos. Confira algumas sugestões!

4. Duolingo

Aprender um idioma nem sempre é fácil, mas é importante para os estudos, no momento de ingressar em uma universidade e no dia a dia profissional. Podem surgir conteúdos em outras línguas ou oportunidades que exijam esse conhecimento para que você cumpra os requisitos exigidos pelo contratante.

Nesse caso, o Duolingo pode ajudar. O aplicativo funciona como uma espécie de jogo, ensinando pronúncia e escrita de diversos idiomas, como inglês, espanhol, francês e italiano. Dessa maneira, ele pode ser utilizado para otimizar o seu aprendizado ou, até mesmo, como oportunidade para iniciar o contato com outra língua. O app está disponível para Android e iOS.

5. Brainly

O Brainly é uma comunidade para compartilhar conteúdos e aprendizados, unindo estudantes e especialistas para resolver questões e esclarecer dúvidas. Logo, ele pode ser usado como suporte aos estudos, trazendo um canal incrível para pesquisas.

Você pode tanto lançar perguntas e esperar respostas de professores ou de outros estudantes, quanto pesquisar as questões que já foram debatidas. Afinal, outras pessoas podem ter passado pela mesma situação, fazendo com que a dúvida já tenha uma resposta no aplicativo. Ele pode ser utilizado no próprio site, ou via Android ou iOS.

Saiba, ainda, que é possível encontrar aplicativos para estudar variadas matérias, com algumas opções específicas, como o PhotoMath, para matemática. Além disso, existem alternativas que trazem verdadeiros bancos de dados com questões e conteúdos de diversas disciplinas. Portanto, vale também pesquisar as alternativas para encontrar mais opções que possam otimizar seus estudos.

Quer acompanhar mais dicas como essa? Então, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Professor Coruja

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados