Confira 7 filmes sobre profissões que te ajudarão a decidir o seu futuro!

Qualificação Profissional
05 | 10 | 2022

Você já sabe qual profissão seguir? Se ainda não decidiu, fique tranquilo! Neste artigo te ajudaremos nessa escolha.

Sabemos que essa etapa é sempre um dilema para quem está próximo de prestar o vestibular, já que é possível que você exerça a atividade escolhida por muito tempo. Além disso, são tantas opções que é normal ficar com dúvidas.

Para facilitar a decisão, que tal assistir a filmes sobre profissões? Eles são ótimas alternativas lúdicas para ajudar no processo de escolha de qual carreira seguir. Assim, separamos 7 opções de filmes que deixarão esse processo mais leve e divertido. Vamos lá?

1. Ensaio Sobre a Cegueira

Se você gosta da área da saúde, esse filme é uma ótima opção para entender como funciona a rotina desses profissionais, assim com os diversos desafios e conquistas que encontrará no setor.

O filme narra uma inexplicável epidemia de “cegueira branca”, que atinge um motorista no trânsito e se espalha pelo país. Os doentes são colocados em quarentena em uma instalação do Estado vigiada por soldados armados. A mulher do médico é a única que não é afetada, mas finge estar doente para acompanhar o marido no confinamento.

2. O Jogo da Imitação

Outra opção de filmes sobre profissões é uma cinebiografia sobre a vida do matemático inglês Alan Turing, considerado o “pai” do computador. O Jogo da Imitação mostra como Turing e sua equipe descriptografaram a máquina nazista “Enigma”.

Essa máquina criptografou as mensagens que os nazistas enviaram às lideranças das forças armadas alemãs nas várias frentes de batalha naquela época. Assim, calcula-se que a façanha alcançada por Turing reduziu a Segunda Guerra Mundial em 2 anos e evitou a morte de 14 milhões de seres humanos.

Assim, se você deseja atuar na engenharia da computação, esse filme mostra a importância da área e rotina do engenheiro.

3. Um Senhor Estagiário

Essa produção transmite diversas mensagens para os amantes da área administrativa por meio da rotina conturbada da CEO de um site de moda e seu estagiário de 70 anos. De forma leve e divertida, o filme levanta temas relevantes, como a mulher no mercado de trabalho e etarismo — o preconceito com base na idade.

Apesar de sua grande experiência de vida e idade para ser pai ou avô de seus colegas de trabalho, o protagonista assume a função com grande humildade e disposição para aprender.

4. Uma Mente Brilhante

Uma Mente Brilhante é um filme clássico, que tem muito a ensinar. A narrativa se dá diante de um gênio da matemática, que provou sua genialidade criando uma fórmula e o tornou reconhecido no meio que atuava.

No decorrer da história, o gênio passa a ser atormentado por delírios e alucinações, e é diagnosticado com esquizofrenia. Mesmo assim, anos depois, ele ganha um prêmio Nobel reconhecendo seu trabalho. Portanto, a psicologia é peça-chave na luta do protagonista com a doença, de maneira que quem gosta da área pode se inspirar.

5. O Juiz

Existem vários filmes com tema jurídico, mas o filme O Juiz é obrigatório para quem deseja se tornar um profissional do direito, já que aborda a importância da boa relação entre o advogado e seu cliente, bem como a possibilidade de defesa de um parente com base na imparcialidade.

O enredo se dá pelo retorno inesperado do protagonista, Hank Palmer, à cidade em que cresceu. No entanto, ele é recebido hostilmente pela família e resolve ficar mais no local.

No decorrer da trama, seu pai é apontado pela polícia como responsável pela morte de um homem. Mesmo não se entendendo com o pai, Hank pega o caso. Contudo, a possibilidade de condenação aumenta a cada revelação.

6. Escritores da Liberdade

Escritores da Liberdade é uma lição da importância do professor na vida de seus alunos, dentro e fora de sala, assim como o poder de transformação quando o profissional de pedagogia faz o que ama e se empenha naquilo que acredita, custe o que custar.

No filme, uma professora idealista começa a ministrar aulas em uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram fechados e sem vontade de aprender, além da constante tensão racial, já que a maioria é negra e a professora, branca. 

Assim, para fazer com que os alunos aprendam, a professora inova em seus métodos de ensino, conseguindo conquistar, gradualmente, os alunos. A história pode servir de inspiração e motivação para quem gosta da área.

7. O Diabo Veste Prada

Para finalizar a lista de filmes sobre profissões, trouxemos outro clássico do cinema. O Diabo Veste Prada é um filme tanto para quem ama jornalismo quanto para quem deseja cursar moda. As cenas mostram inúmeras possibilidades de atuação no ramo e todo o processo de criação, confecção e marketing por trás do glamouroso mundo fashion.

Andrea Sachs é uma jovem recém-formada em jornalismo que consegue uma oportunidade como assistente de Miranda Priestly, a principal executiva de uma das revistas de moda mais famosa: a Runaway.

Apesar de muitos sonharem com o emprego, Andrea logo descobre que ele não é tão simples quanto parece e está longe de ser o que sonhou para sua carreira.

E você, já assistiu algum desses filmes sobre profissões? Se sim, já refletiu sobre como eles abordam diversas áreas de atuação profissional de forma descontraída e, em alguns casos, divertida?

Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos e colegas de turma! Assim, mais pessoas podem assistir aos filmes e, quem sabe, terem mais facilidade na escolha da profissão.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados