Qual a importância da informática para o mercado de trabalho?

Vida Profissional
22 | 06 | 2022

Você já parou para pensar sobre o papel da informática para o mercado de trabalho? 

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, tanto para o lazer quanto para trabalhar. Dessa maneira, saber o básico sobre o assunto é fundamental para quem deseja crescer profissionalmente e busca por novas oportunidades.

Nesse sentido, pode ser interessante fazer um curso de informática para aprender ou aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Afinal, isso pode trazer maior alinhamento para o mercado de trabalho, além de acarretar benefícios para a vida pessoal, já que a tecnologia se tornou tão relevante.

Quer saber mais? A seguir você entenderá os motivos que fazem a informática ser tão relevante para o mercado de trabalho. Confira!

A tecnologia está em todo lugar

O primeiro ponto é que a tecnologia está presente em todos os lugares. Os celulares, por exemplo, permitem que as pessoas estejam conectadas 24 horas por dia. 

Além disso, é possível:

  • fazer compras;
  • adquirir serviços;
  • estudar;
  • trabalhar pela internet;
  • compartilhar documentos e informações;
  • e muito mais!

Com isso, diversos serviços públicos e obrigações legais passaram a usar a tecnologia — até a carteira de trabalho é digital. Dessa maneira, o conhecimento em informática ajudará diversos aspectos da sua vida ao trazer maior familiaridade com as tecnologias.

O ambiente profissional também é online

Outra questão que demonstra a importância da informática para o mercado de trabalho é que o ambiente profissional também é online. E isso acontece por uma série de motivos, veja os principais:

  • as empresas costumam utilizar sistemas integrados e online para auxiliar na gestão;
  • os atendimentos ao cliente podem ser feitos por canais digitais, como e-mail e WhatsApp;
  • as compras e vendas também acontecem pela internet em diversas situações;
  • o trabalho remoto se baseia no uso da internet e ganha mais espaço no mercado;
  • reuniões de equipes e clientes podem ser feitas online, usando aplicativos específicos.

O curso amplia os seus conhecimentos

Muitas vezes, as pessoas acreditam que entendem de informática por conseguirem lidar com o básico de um computador e, como nem sempre precisamos utilizar as diferentes funcionalidades disponíveis em nosso dia a dia, deixam de aprender como os sistemas funcionam.

Nesse caso, o curso ampliará seus conhecimentos sobre o funcionamento dos computadores e programas disponíveis. Assim, mesmo que você não tenha muito contato com esses equipamentos em sua rotina, terá condições de dominar os principais requisitos exigidos pelo mercado de trabalho.

Você ganha um certificado ao final do curso

Uma das dificuldades que surgem ao formular o currículo é pensar em como comprovar as habilidades citadas.

Com o curso de informática, você receberá um certificado com as principais informações sobre os estudos. Logo, há um documento que pode ser apresentado aos recrutadores para demonstrar o seu nível de conhecimento.

Além disso, a presença de certificados demonstra às empresas recrutadoras o interesse do candidato em aprender e se desenvolver, o que funciona como um atrativo no momento da contratação. Na prática, esse pode ser um diferencial na hora de procurar um emprego em relação a outros candidatos.

Amplia as oportunidades de trabalho e crescimento profissional

Seguindo a lógica do tópico anterior, os conhecimentos em informática podem aumentar suas oportunidades de trabalho ou de crescimento profissional no seu emprego. Afinal, algumas funções exigem que o candidato tenha noções básicas de informática para ser considerado para a vaga.

Ademais, mesmo que você já tenha um emprego, no momento de avaliar possíveis promoções a tendência é que os gestores avaliem as suas habilidades e conhecimentos. Aqui, ter um curso de informática ajudará a comprovar o seu conhecimento e demonstrará o interesse em entregar mais valor à empresa.

O curso mantém você atualizado

Os cursos de informática acompanham as mudanças na tecnologia e nos sistemas disponíveis para os usuários. Portanto, esse tipo de aprendizado contribui na atualização dos seus conhecimentos e na adaptação às novas ferramentas que surgem no mercado.

Isso é especialmente importante porque as empresas tendem a se atualizar constantemente, renovando equipamentos e softwares. Desse modo, o curso garante que você terá maior alinhamento com as práticas atuais do mercado e saiba como tirar o melhor proveito das ferramentas disponíveis.

Agora que você sabe a importância da informática para o mercado de trabalho, que tal procurar um curso para aprender mais sobre o tema? 

A Crescer Sempre disponibiliza diversos cursos profissionalizantes para capacitar quem busca por novas oportunidades e aprendizado, incluindo a informática.

Quer saber mais? Acesse nosso site e conheça os nossos cursos!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados