Carreira em TI: saiba como começar

Qualificação Profissional
15 | 03 | 2023

Nos últimos anos, o interesse por desenvolver uma carreira em TI (Tecnologia da Informação) tem crescido entre os profissionais.

Afinal, o setor tem demonstrado um grande potencial de crescimento, principalmente diante das novas soluções tecnológicas que surgem a cada ano.

Assim, a área de tecnologia cresceu mais de 60% durante a pandemia, ampliando o número de contratações e vagas em aberto. Além disso, o ano de 2022 terminou com um crescimento de 23% do mercado de TI no Brasil.

Se você pretende seguir carreira em TI, vale a pena entender como começar a sua jornada. Conheça as principais áreas de atuação e o que é necessário fazer. Continue a leitura!

Quais são as principais áreas de atuação do profissional de TI?

Conhecer sobre as áreas que abrangem a carreira em TI é essencial, mas pode ser complicado entender sobre tudo. Afinal, o segmento é amplo e segue em expansão com o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias. A seguir, veja os principais!

Suporte técnico

O profissional de suporte técnico é especializado em resolver problemas que surgem no hardware, no software ou nas redes de computadores. Ou seja, o foco é solucionar questões técnicas nas empresas ou na casa dos consumidores. 

Dessa forma, o profissional pode trabalhar de duas maneiras:

  • interno: sendo contratado por uma empresa para trabalho exclusivo, ficando disponível durante todo o período de jornada de trabalho para resolver eventuais problemas;
  • externo: atua como autônomo, podendo prestar serviços para diversas empresas ou clientes em geral.

Nesse caso, é preciso ter conhecimentos sobre as peças dos computadores e o funcionamento dos principais softwares e sistemas operacionais.

Além disso, o técnico deve conhecer programas utilizados pelos clientes e a estrutura de redes de equipamentos e internet.

Administração de redes e sistemas internos

O profissional atua para garantir o melhor desempenho de redes de computadores. A atuação envolve hardwares e softwares com:

  • instalação;
  • configuração;
  • manutenção;
  • medidas de segurança;
  • proteção de dados;
  • criação e uso de redes internas ou externas.

Apesar disso, ainda pode ser necessário capacitar usuários e estar disponível para esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir na utilização.

Segurança digital

Também conhecida como segurança da informação, a área visa proteger sistemas e redes contra invasões e ameaças internas e externas.

Esse é um tema cada vez mais relevante, principalmente diante do crescimento do uso das soluções digitais nas empresas.

Além disso, com a existência de leis sobre o tema, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), houve a necessidade de adequação às demandas de segurança da informação. 

Portanto, resultou em um crescimento na busca por profissionais da área, ajudando a criar barreiras nos sistemas e a atender a legislação vigente.

Assim, o foco dos estudos envolve análise e gestão de riscos, certificação digital e diferentes protocolos de segurança e medidas para eliminar ameaças ou solucionar problemas gerados por eventuais invasões.

Também é fundamental que o profissional estude constantemente para entender novos ataques, criando mecanismos de defesa conforme as necessidades do contratante.

Programação e Desenvolvimento de sistemas

Ao pensar na carreira em TI, é comum imaginar a criação de programas específicos para atender às diversas demandas. Para isso, é preciso estudar para se tornar um desenvolvedor de sistemas.

Dessa forma, ter conhecimento em programação e capacidade para solucionar diferentes problemas que surgem nos códigos é essencial.

Vale a pena compreender diferentes linguagens de programação, começando por aquelas que sejam úteis ou procuradas no mercado. Como essas questões variam, é indicado realizar pesquisas aprofundadas.

Assim, essas são apenas algumas das possibilidades de atuação. Como efeito do avanço tecnológico, as oportunidades de trabalho para profissionais do setor de TI aumentam, criando a necessidade de buscar e entender a carreira em TI.

Como começar na carreira em TI?

Se você deseja atuar na carreira em TI, precisa saber como começar a se preparar profissionalmente. Confira o passo a passo que preparamos!

Conheça as áreas e funções desejadas

O mercado de TI é bastante amplo, sendo necessário conhecer as diversas áreas de atuação e as funções de cada atividade. Assim, um plano de carreira pode ter diferentes focos, como:

  • desenvolvimento de programas;
  • manutenção de redes;
  • suporte técnico.

Dessa forma, vale a pena compreender as atividades realizadas e as habilidades requeridas em cada alternativa. Veja quais são as áreas que mais chamam sua atenção para identificar as oportunidades adequadas.

Defina objetivos

Com mais conhecimento sobre as possibilidades de carreira em TI, é hora de definir os seus objetivos.

Para isso, entenda qual é a sua meta profissional, em qual das áreas você pretende atuar e de que maneira deseja fazer isso, como empregado ou autônomo. Outras questões relacionadas podem surgir e, portanto, devem ser avaliadas.

Após, avalie quais são os passos necessários para conquistar as metas, como a necessidade de:

Um bom planejamento de objetivos serve como um guia, ajudando a perceber qual caminho deve ser traçado na carreira de TI.

Tenha curiosidade e atenção às tendências do mercado

Você já aprendeu que o mercado de tecnologia está em constante evolução. Portanto, nos últimos anos, assuntos da área ganharam destaque, fruto das ferramentas tecnológicas desenvolvidas e aprimoradas com frequência. Pautas são sempre levantadas, como:

  • inteligência artificial;
  • criptoativos;
  • metaverso.

Dessa forma, é fundamental que o profissional de TI tenha curiosidade sobre as novidades do mercado e acompanhe as tendências do setor.

A dica para isso é seguir blogs, páginas nas redes sociais e participar de fóruns sobre o tema. Também vale a pena acompanhar eventos, muitos online, facilitando a participação.

Estar ativo no mercado geram boas oportunidades para conhecer outros profissionais da área e formar uma rede de contatos. Assim, não se esqueça de ler bons livros e conferir artigos sobre o assunto, aprofundando também os seus conhecimentos sobre a área.

Comece pelo básico para chegar ao topo

Ao pensar em desenvolver uma carreira em TI, você pode se deparar com um grande volume de informações sobre hard skills e conhecimentos necessários. Por isso, muitos estudantes podem desanimar ou acreditar que não é possível conquistar os objetivos profissionais.

No entanto, vale a pena persistir. Dessa forma, é preciso ter em mente que qualquer carreira de sucesso começa com o básico.

O conhecimento é desenvolvido e aprimorado de maneira constante. Se você tentar aprender os temas mais complexos antes de ter uma boa base, o caminho se tornará desafiador, aumentando as chances de desistências.

Portanto, estruture uma estratégia que vá do básico até o topo. Estude os fundamentos, os temas simples e domine as bases do assunto. Assim, a partir disso, você pode se aprofundar nas áreas de maior interesse, construindo o conhecimento aos poucos. 

Faça cursos extracurriculares

Os cursos extracurriculares podem ser um ótimo ponto de partida para começar a se preparar para uma carreira em TI.

Dessa forma, uma dica é buscar um curso profissionalizante que visa questões técnicas e práticas para a atuação profissional, ajudando a iniciar a carreira de TI com oportunidades no mercado.

A partir disso, você pode conquistar ganhos que ajudem a investir em outros cursos e qualificações.

Por exemplo, estudando Informática Básica da Crescer Sempre, você aprenderá conceitos iniciais para começar a trabalhar na área. Após, é possível buscar outros cursos aprofundados com conceitos avançados de TI, conforme o direcionamento desejado para sua carreira.

Busque formas de aprimorar o conhecimento

Por fim, mantenha na sua rotina a busca por conhecimento. Existem diversos estudos online e presenciais de programação, segurança digital, análise de dados e outros assuntos relevantes para a carreira em TI.

Considerando as novidades do setor e as tendências existentes, o aprendizado constante ajudará a manter um currículo diferenciado, além de aprimorar a qualidade da sua atuação.

Assim, ajudará a conquistar reconhecimentos, oportunidades atrativas e remunerações melhores, ampliando as chances de atingir o sucesso desejado.

Como você viu, uma carreira em TI traz diversas oportunidades profissionais e a tendência é que continuem surgindo novas formas de atuação para quem é do setor.

Portanto, se você gosta da área, comece a se preparar para desenvolver os conhecimentos e experiências necessárias para conquistar uma boa colocação no mercado.

Que tal começar sua carreira em TI agora mesmo? Conheça os cursos profissionalizantes da Crescer Sempre!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados