Lição de casa: como estimular a autonomia dos seus filhos com atividades

Estudo
13 | 09 | 2023

Se tem um momento que pode se tornar bastante difícil, é a hora da lição de casa. Nem todas as crianças gostam de fazer e têm paciência para buscar as respostas. Porém, essa é uma prática fundamental para internalizar os conhecimentos e reforçar o aprendizado.

Portanto, fazer a tarefa dada pelo professor ajuda a ir bem na escola. Afinal, essa é mais uma etapa do desenvolvimento da aprendizagem e pode criar várias habilidades positivas na criança, como proatividade, iniciativa e responsabilidade.

Então, qual é o papel dos pais na educação dos filhos, no que se refere à lição de casa? Como ajudar nessa tarefa e qual é a importância disso? Vamos explicar melhor a seguir. Continue a leitura!

Qual a importância da lição de casa?

A importância da lição de casa é ser uma oportunidade para refletir sobre os conteúdos aprendidos em sala de aula. Isso leva a um crescimento pessoal, tanto na internalização do conhecimento quanto na capacidade de desenvolver o senso de organização e responsabilidade.

O objetivo da tarefa escolar é permitir que o estudante resolva-a sozinho, contando com ajuda do adulto apenas em situações pontuais. Isso ajuda a memorizar os conteúdos e revisar com calma todas as matérias vistas em sala de aula.

Assim, ele tem a oportunidade de analisar suas dificuldades, resolver o mesmo problema de diferentes formas e perceber diferentes detalhes. Portanto, para a neurociência cognitiva, exercer essa atividade é essencial para se desenvolver e ter um aprendizado eficaz.

Vale ressaltar que a internalização do conhecimento só ocorre quando as informações saem da memória de curto prazo e passam para a de longo prazo. Para chegar a isso, é necessário que a prática aconteça enquanto o conteúdo ainda está “fresco” na mente. Ou seja, a lição de casa cumpre esse papel.

Quando adultos e crianças entendem a importância dessa prática, fica mais fácil estimular a autonomia na hora de fazer a tarefa, garantindo também melhora no relacionamento entre pais e filhos.

Como a lição de casa constrói hábitos para a vida acadêmica?

A lição de casa constrói hábitos para a vida acadêmica por permitir o desenvolvimento de capacidades, facilitar a absorção do conteúdo e criar disciplinaEsse senso de responsabilidade favorece a conciliação dos deveres e do lazer, sabendo quando fazer cada um deles.

Portanto, a lição de casa é a primeira tarefa que prepara o estudante para o futuro. Ao mesmo tempo, ela motiva a seguir em frente por mostrar a capacidade da criança de resolver problemas. Como consequência, traz vários benefícios, como:

  • melhoria do desempenho escolar;
  • aprofundamento dos conhecimentos;
  • eliminação das dúvidas;
  • memorização dos conteúdos.

Como ajudar os filhos com a lição de casa?

Veja como ajudar os filhos com a lição de casa:

Ensine a importância de organizar a rotina

As crianças devem perceber que tudo tem sua hora. Portanto, ao ter uma rotina bem definida, fica mais fácil entender que há momentos de fazer a tarefa e que, após, poderá brincar.

Por isso, determine um período para o estudo e assegure-se de que a criança terminou todas as lições de casa. Nesse processo, vale a pena acompanhar os dias das aulas de cada disciplina e fazer um cronograma para que tudo saia conforme o planejado.

Incentive a criança

Converse e faça perguntas sobre a tarefa. Mostre que está disponível para ajudar e incentive-a a questionar para encontrar as respostas. Se perceber que ela está muito confusa, pare e auxilie, mas sem dar a solução diretamente.

Ou seja, ajude a buscar no livro ou na internet. Isso estimulará a autonomia e mostrará que a criança pode chegar à conclusão sozinha. Outra dica é ter um espaço na sua agenda para fazer esse acompanhamento. Essa prática é essencial para incentivá-la.

Estimule o senso de responsabilidade

A criança deve se sentir responsável pelas tarefas repassadas pelos professores. Então, delegue essa missão e deixe claro que ela só conseguirá alcançar boas notas se tiver dedicação. Mostre todos os pontos positivos de fazer isso e os benefícios que obterá no futuro, estimulando a criação do senso de autonomia e compromisso.

Evite distrações

No local em que a criança faz a tarefa da escola, não deve ter brinquedos, jogos e aparelhos eletrônicos. É fundamental que seja um lugar específico, com boa iluminação e uma mesa com cadeira para sentar. Isso evita que ela perca a concentração por qualquer motivo.

Portanto, agora você já sabe como estimular a autonomia dos seus filhos com a lição de casa. Afinal, essa é a primeira responsabilidade de uma vida toda de compromissos.

Gostou das dicas? Então, aproveite para enviar o conteúdo aos seus amigos e ajudar mais famílias a melhorarem o momento da lição de casa!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados