Não sabe como ir bem na escola? Confira 7 dicas de ouro!

Estudo
23 | 06 | 2021

Entre provas, dúvidas e muitos questionamentos, uma pergunta continua rondando a cabeça dos estudantes: afinal, como ir bem na escola? Seria ótimo se existisse uma resposta pronta e simples para a questão, mas não há. Cada pessoa tem um ritmo de aprendizado e, embora isso não seja um problema, vai influenciar diretamente no desempenho escolar.

Antes de apresentar algumas dicas de como ir bem na escola, tenha em mente que cada um tem seu próprio processo e comparar-se com o outro pode gerar ansiedade e mal-estar. Portanto, foque em você e siga essas 8 práticas para ter bons resultados!

1. Fazer revisões periódicas

Uma das dicas sobre como ir bem na escola é fazer revisões periódicas do conteúdo aprendido. Você prestou atenção na aula e tirou dúvidas com o professor? Ótimo, depois disso, reserve um tempo para revisar o que aprendeu.

Para isso, faça uma releitura do conteúdo, focando naquilo que já identifica como mais desafiador. Depois, anote de forma clara e objetiva os principais pontos, elaborando assim um material de consulta para tirar dúvidas. Também é fundamental elaborar exercícios, sem olhar para a resposta, como uma forma de auto avaliar o próprio desempenho.

Você pode estabelecer o seu próprio cronograma de revisão. Por exemplo, isso pode ser feito semanalmente, ou antes do período de provas, conforme sua necessidade.

2. Teste diferentes métodos de estudo

Testar diferentes métodos de estudo também é uma das sugestões de como ir bem na escola. Existem diversos deles, sendo que é possível escolhê-los conforme seu estilo de aprendizagem.

Quem consegue aprender mais por imagens pode optar pelo método de estudo conhecido como mapa mental, que tem como base a elaboração de esquemas focando nos aspectos mais importantes do conteúdo.

Se você tem um estilo mais auditivo, vale a pena ler em voz alta suas próprias anotações, explicar para outro colega e utilizar audiobooks e podcasts como ferramentas para o processo de aprendizagem.

Quem consegue estudar melhor por meio da escrita pode priorizar o estudo por meio de resumos, por exemplo.

3. Use materiais impressos

Uma boa estratégia para quem está procurando maneiras de como ir bem na escola é utilizar materiais impressos, especialmente os livros. Embora possa parecer mais fácil utilizar o Google para obter respostas durante o estudo, lembre-se de que existem excelentes bibliotecas com materiais completos e confiáveis sobre diversos assuntos.

Você pode consultar os livros e até emprestar obras da Biblioteca da Crescer Sempre, que tem um acervo variado e bem interessante para ajudar nos seus estudos.

4. Como ir bem na escola? Organize-se!

Organização também é outro aspecto fundamental para quem deseja ir bem na escola. Aliás, vale a pena manter a sua vida como um todo organizada, com horários definidos para cada atividade. 

Pequenas atitudes podem ajudar você a manter a organização, como arrumar o local onde estuda e seus materiais escolares. Também é importante evitar distrações excessivas, como utilizar demais o celular e as redes sociais.

5. Tenha um horário fixo para o estudo

Seria ótimo memorizar tudo o que o professor fala na aula, mas como não é possível, sabemos que também é preciso estudar em casa. Portanto, reserve um horário fixo e se comprometa com isso todos os dias.

Quando você estuda um pouco todos os dias, fica mais fácil entender o conteúdo e gravá-lo, além de evitar acúmulos para as semanas de provas, por exemplo.

6. Faça a lição de casa e trabalhos

Por falar em não deixar o estudo acumular, também será necessário fazer a lição de casa e os trabalhos escolares. Mesmo que seja tentador chegar em casa depois da escola e ficar na internet, sem dúvida, valerá mais a pena estudar e cumprir as tarefas, pois isso favorece que você tenha bons resultados.

Além das tarefas de casa, realize os trabalhos e as leituras indicadas pelos professores. Esses são excelentes hábitos, e ajudam o aluno a se sair bem e conquistar o conhecimento necessário para que no futuro consiga ser aprovado no vestibular e entrar em uma faculdade.

7. Lembre-se de descansar

Por fim, valorize os momentos de lazer e descanso também! Reserve um tempo do dia para fazer o que gosta e praticar alguma atividade física, pois isso favorece a memória e até estimula a aprendizagem. De nada adianta passar o dia todo estudando, afinal, todos precisamos de um tempo de descanso. Caso contrário, a capacidade de aprender será prejudicada.

Lembre-se que não existe uma fórmula mágica sobre como ir bem na escola. Mas aos poucos, considerando o seu próprio ritmo de aprendizado e colocando em prática as dicas apresentadas será possível ter melhores resultados.

Acha que consegue? Então, comente no post e conte para a gente o que está ajudando você a ter um bom desempenho na escola!

Professor Coruja

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados