Localização da escola: entenda como ela influencia no aprendizado

Estudo
11 | 08 | 2021

Escolher uma instituição de ensino exige a análise de alguns fatores para garantir as melhores condições de aprendizado. Embora muitos desconsiderem, a localização da escola também é um dos aspectos importantes, não apenas pelo tempo de deslocamento ou atendimento pelas linhas de transporte público, mas pelo seu impacto no aprendizado. 

Por isso, preparamos este post explicando os motivos da localização da escola influenciar o desempenho do aluno e quais outros fatores devem ser considerados antes de se escolher uma instituição. Continue a leitura!

Por que a localização da escola influencia no aprendizado?

As instituições de ensino estão inseridas no contexto social da região em que se encontram e isso pode impactar diretamente o aprendizado dos alunos. 

Portanto, a comunidade precisa estar ciente desses impactos e trabalhar de modo a oferecer as melhores condições às crianças, jovens e adolescentes.

A seguir, explicaremos de que maneira a localização da escola afeta o aprendizado. Confira!

Segurança da região

Esse aspecto é fundamental por dois motivos. Primeiro, a falta de segurança pode influenciar o dia a dia da criança a todo momento, trazendo preocupações e riscos que prejudicam o seu foco e o desenvolvimento das atividades necessárias aos estudos.

Em segundo lugar, o bairro e as condições de segurança também podem ser avaliados pelos professores e outros profissionais ao buscar uma colocação. Eles preferem áreas com maior proteção, o que pode fazer com que escolas de regiões menos seguras sejam menos procuradas por profissionais da educação, possivelmente piorando a qualidade de ensino.

Tempo de trajeto

Trajetos mais longos podem aumentar os níveis de cansaço e estresse do aluno. Portanto, ele terá maiores dificuldades para dedicar-se aos estudos e fazer tarefas em outros momentos. Com o tempo, isso pode trazer impactos negativos para o desempenho escolar.

Atividades extracurriculares

Essas atividades podem ser bastante enriquecedoras para a formação do aluno. Contudo, se a escola ficar muito distante, o acesso pode ser dificultado, impedindo que sejam aproveitadas por todos os interessados.

Quais outros fatores influenciam o aprendizado?

A localização é importante, mas não é o único fator que pode afetar os resultados dos alunos. A seguir, explicamos os principais:

Infraestrutura

As salas devem ser um ambiente agradável, com todos os equipamentos necessários para que os professores consigam dar aulas mais completas. Além disso, espaços como bibliotecas e áreas de confraternização dos alunos também são importantes para ajudar na formação e qualidade de vida escolar.

Professores e equipe da escola

Os professores são a base de toda boa educação. Sua didática e seu relacionamento com os alunos possibilitam a formação acadêmica e emocional das crianças e dos jovens.

A proximidade e o vínculo entre professores e alunos permitem que os profissionais identifiquem dificuldades e pontos que devem ser trabalhados com os jovens. Assim, é possível encaminhar para reforços ou dar dicas que auxiliam no aprendizado. 

Vale lembrar que toda a equipe da escola exerce um papel importante no suporte prestado para as atividades escolares. São várias áreas e tarefas envolvidas no ensino, então o trabalho não se limita aos professores.

Projetos da escola

Outro ponto são os projetos da escola que visam o desenvolvimento do aluno. Reforços escolares, projetos de leitura, olimpíadas culturais e pesquisa científica, por exemplo, são diferenciais importantes.

Uma dica é considerar o envolvimento da comunidade para criar integração, visando auxiliar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

A Crescer Sempre conta com um projeto educacional completo com Educação Infantil, reforço escolar, Ensino Médio e Profissionalizante, oferecendo uma proposta de ensino enriquecedora, com infraestrutura desenvolvida para trazer ainda mais qualidade de vida.

Entendeu como vários fatores da constituição da escola influenciam o aprendizado? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam com essas informações!

Professor Coruja

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados