5 passos essenciais de como escolher a profissão certa

Qualificação Profissional
20 | 10 | 2021

Um dos principais dilemas que surgem entre os estudantes e quem conclui o ensino médio trata de como escolher a profissão certa. Essa é uma decisão importante, que influenciará toda a vida profissional. Logo, é normal que ela traga inseguranças e questionamentos.

Ao mesmo tempo, a vivência durante o colégio pode trazer algumas ideias sobre suas habilidades. No entanto, também existem algumas dicas que podem auxiliar você nessa jornada.

Se você quer aprender como escolher a profissão certa, continue a leitura deste conteúdo e confira 5 passos essenciais para tomar a melhor decisão para sua carreira!

1. Avalie suas afinidades e habilidades 

O primeiro passo é fazer uma lista do que você gosta, se identifica e suas aptidões. As disciplinas da escola em que você apresenta um melhor desempenho, por exemplo, podem ajudar a identificar áreas mais alinhadas ao seu perfil.

Do mesmo modo, considere as habilidades específicas como raciocínio lógico, facilidade em relações interpessoais ou conhecimentos sobre determinadas áreas (tecnologia, estética etc.). Muitas vezes, isso permitirá entender quais são as carreiras com as quais você mais se identifica.

Vale destacar que, nesses casos, além de encontrar carreiras que se alinhem aos seus talentos, há maiores chances de reconhecer opções que sejam realmente satisfatórias e prazerosas no dia a dia da profissão. Sem dúvidas, esse é um fator que colabora para o sucesso profissional.

2. Faça testes vocacionais

Diante de tantas alternativas de cursos e carreiras específicas, é difícil identificar qual é a ideal, não é mesmo? Inclusive, existem profissões que apresentam muitas semelhanças na forma de atuação e serviços envolvidos, contando com pequenas diferenças que nem sempre são notadas com facilidade.

A falta de conhecimento sobre esses detalhes, assim como as habilidades, afinidades e outras características necessárias para a profissão, podem levar a erros na escolha. Nesse caso, a dica é fazer testes vocacionais.

Na internet, você encontra algumas opções simples, que ajudam a direcionar sua decisão, indicando diversas possibilidades de carreira que podem se alinhar ao seu perfil. Porém, também é possível contar com auxílio profissional. Dessa forma, é possível fazer testes mais completos para descobrir quais alternativas podem ser adequadas no momento de escolher a profissão certa.

3. Conheça as áreas de interesse

É bastante comum que os testes vocacionais ou as análises sobre seu perfil retornem diversas possibilidades de profissão. Diante disso, vale fazer um estudo sobre as alternativas, definir quais despertam mais interesse e conhecê-las de maneira mais aprofundada.

Entender quais são as possibilidades de determinada carreira e as oportunidades do mercado de trabalho pode ajudar a definir quais alternativas se alinham melhor às suas expectativas. Depois, você pode direcionar pesquisas para aprender mais sobre as características de cada área.

Assim, é possível avaliar, com maior precisão, quais cursos se encaixam no que você procura para a vida profissional, filtrando as diversas opções que podem surgir nas análises mais superficiais.

4. Converse com profissionais formados

Entender como é a vivência profissional nem sempre é simples. Mesmo com diversas pesquisas, os relatos e informações podem ter divergências. Ainda, é normal que as informações sejam gerais, sem possibilitar que você saiba realmente como é a prática e a rotina no mercado.

Portanto, é interessante conversar com profissionais formados e que atuem nas suas áreas de interesse. Eles poderão falar sobre o dia a dia, experiências, oportunidades e esclarecer diversas dúvidas que você tenha sobre a profissão.

5. Faça cursos profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes também podem auxiliar na decisão. Eles são mais rápidos e voltados à atuação no mercado de trabalho, trazendo mais experiência para que você comece a atuar. Assim, eles podem trazer oportunidades e permitir que você vivencie diversas situações para entender se essa é a profissão ideal. 

Depois, se for o caso, é possível procurar uma graduação que colabore com o desenvolvimento da carreira desejada. Com um conhecimento maior sobre como é o dia a dia e as oportunidades do mercado, será mais fácil garantir decisões mais acertadas.

Pronto! Agora que você conhece os 5 passos sobre como escolher a profissão certa, vale se organizar para colocá-los em prática. Fazendo isso, você terá maior segurança para escolher qual carreira seguir e definir o melhor caminho para o desenvolvimento profissional.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir dicas valiosas sobre como é possível conciliar o trabalho com os estudos!

Professor Coruja

Banner com fundo azul e ilustração da capa do e-book sobre como escolher uma profissão.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados