Mobile learning: saiba o que é e como ele pode te ajudar a estudar!

Estudo
08 | 03 | 2022

Se você ainda não sabe o que é mobile learning, precisa conhecer essa metodologia. Ela é fruto da revolução tecnológica, que atinge todas as áreas, inclusive, a educação. Assim, é possível alcançar vários benefícios.

Por exemplo, fica mais fácil estudar, assim como criar e implementar estratégias de ensino. Ao mesmo tempo, o mobile learning torna o aprendizado mais prático e tangível. Afinal, é mais fácil entender o que o conteúdo traz por meio dos exemplos e ferramentas utilizadas.

Esses são apenas alguns dos motivos que deixam claro por que é importante conhecer essa metodologia. Ainda tem mais. Então, que tal entender mais a fundo e aumentar o seu aprendizado? 

O que é mobile learning?

O mobile learning é uma metodologia de ensino. Ela prevê o uso de dispositivos móveis para facilitar o aprendizado a distância. Também conhecido como m-learning, o método utiliza celulares e tablets como plataformas para a criação de ambientes de aprendizagem.

Com essa prática, é possível melhorar as interações entre os estudantes e a aprendizagem. Por isso, a metodologia é aplicável tanto a estudos 100% na modalidade a distância (EaD) quanto a atividades complementares ao ensino presencial.

Ou seja, quando você faz um curso técnico a distância, utiliza o mobile learning. Se for à escola presencialmente, mas usar o celular para uma atividade passada pelo professor, também está utilizando a metodologia. 

Onde surgiu o mobile learning

O m-learning passou a existir com a expansão da tecnologia e, especialmente, do EaD. Com a educação a distância viabilizada pelas chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS), essa metodologia foi se popularizando.

No entanto, ela surgiu por volta dos anos 2000. De lá para cá, muita coisa mudou. Afinal, a tecnologia evoluiu e o uso de dispositivos móveis expandiu. Além disso, a internet melhorou e também passou a ser usada por mais pessoas.

Tanto é que 81% da população usa a internet no Brasil, conforme dados da pesquisa TIC Domicílios. Isso representa 152 milhões de pessoas. A maior parte — 99% — acessa via celular. Apesar disso, do total de atividades realizadas, apenas 21% foram educacionais. Portanto, tem muito espaço para esse jogo mudar com o mobile learning, certo?

Como funciona?

Para ser bem utilizado, é preciso saber mais sobre o que é o mobile learning. Basicamente, é importante cumprir algumas características para garantir o bom aproveitamento da metodologia de ensino. Quais são elas? As principais são: 

  • Conteúdos originais, que não devem ser iguais aos tradicionais. Eles precisam ser adaptados, se já existirem, ou serem desenvolvidos para esse público; 
  • Divisão do material em tópicos, acrescentando formatos diferenciados, como vídeo ou jogos; 
  • Conteúdos de consumo rápido, para evitar o tédio dos estudantes; 
  • Responsividade. Ou seja, o conteúdo deve se adaptar às diferentes telas para facilitar o acesso dos estudantes; 
  • Cada tela deve ter poucas informações para evitar a poluição visual e facilitar a absorção do aprendizado. 

Como o m-learning funciona para o aluno? Basicamente, o professor disponibiliza o conteúdo e ele é acessado de forma remota por meio de uma plataforma. Assim, é possível investir no protagonismo do estudante, já que ele tem a chance de interagir com o conteúdo quantas vezes quiser, testar possibilidades e encontrar soluções e alternativas. Dessa forma, o processo de aprendizagem é melhorado.

Quais ferramentas são utilizadas?

Para viabilizar o repasse do conteúdo, o mobile learning trabalha com algumas ferramentas específicas. Confira as principais.

Gamificação

A ideia é utilizar jogos digitais para ajudar o aprendizado. Por isso, são utilizados pontuações, personagens, níveis de dificuldade e prêmios que colocam o aluno em diferentes situações. A principal vantagem é o fato da gamificação ser totalmente interativa e adaptada ao perfil dos jovens.

Como resultado, o aprendizado é mais lúdico e divertido. Os games também permitem adquirir competências e encontrar soluções para situações que não foram vivenciadas na realidade.

Videoaulas

São aulas gravadas e disponibilizadas como vídeos para os estudantes. A duração tende a ser curta para ser acessada quando o aluno quiser. Por isso, aborda apenas um assunto por vez.

E-books

Consistem em livros digitais, disponibilizados em formato PDF, geralmente. Trazem vários assuntos ou um tema específico de forma aprofundada. Outros recursos podem ser utilizados em conjunto, como vídeos e áudios. Eles são disponibilizados por meio de links no conteúdo.

Um dos benefícios dos e-books é serem formas de complementar o conteúdo visto em sala de aula. Eles trazem leituras extras, que ajudam o estudante a revisar os assuntos e internalizá-los.

Apps

Nesse caso, os aplicativos são desenvolvidos de forma personalizada. Seu objetivo é integrar vários tipos de atividades, como: 

  • Games; 
  • Questionários interativos; 
  • Conteúdo multimídia. 

Portanto, os apps ajudam a viabilizar os diferentes formatos de conteúdo. Mais do que isso, eles permitem aprofundar o aprendizado.

Quais são as vantagens do mobile learning nos estudos?

Ao ler o artigo até aqui, você percebeu que existem vários benefícios do m-learning. Porém, se você ainda tem dúvidas, saiba que listamos os principais a seguir.

Facilidade no acesso

Se você tem um dispositivo móvel — qualquer que ele seja —, pode entender o que é o mobile learning. Da mesma forma, pode utilizar essa metodologia a seu favor, já que o acesso ocorre por meio desses aparelhos com a adoção de uma ferramenta disponibilizada pelos professores.

Variedade de métodos e conteúdos de ensino

Em sala de aula, os recursos do professor tendem a ser limitados. Com o m-learning, ele pode explorar muitas outras estratégias. Isso ajuda a utilizar a metodologia que traz mais resultado para cada tipo de aluno. Com isso, é possível usar texto, vídeo, áudio, jogos e mais.

Isso torna o conteúdo mais completo, já que o estudante tem acesso a leituras extras e conteúdos diferenciados. Ao mesmo tempo, fica mais fácil interpretar e encontrar soluções que nem sempre são verificadas em sala de aula.

Personalização de conteúdos

No mobile learning, os conteúdos são mais personalizados e individualizados. Assim, o estudante acessa o conteúdo necessário para aquele momento. Além disso, realiza as atividades no seu próprio ritmo e pede ajuda ao professor de acordo com suas necessidades.

Tudo isso mostra por que o mobile learning é interessante, certo? Por isso, a metodologia é útil tanto para professores quanto para estudantes. Basta encontrar o equilíbrio.

De quebra, saber o que é mobile learning torna mais fácil o entendimento dos conteúdos. Ou seja, é tudo o que você precisa para aprofundar seus conhecimentos. Então, que tal aproveitar?

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais, aproveite e assine a newsletter da Crescer Sempre! Assim, você receberá as atualizações dos melhores materiais do blog.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados