Não gosta de ler? Confira como mudar de hábito já!

Desenvolvimento Pessoal
15 | 06 | 2022

Você é uma pessoa que não gosta de ler? Se esse é o seu caso, saiba que há muitas pessoas nessa situação. 

Em média, o brasileiro lê 5 livros por ano, mas 2,4 são apenas parcialmente. Muito disso é derivado das dificuldades de leitura. Isso porque: 

  • 19% disseram ler muito devagar;
  • 13% não têm concentração suficiente;
  • 9% não compreendem a maior parte do que leem;
  • 4% alegaram não saber ler.

Uma pesquisa feita pela Plataforma pró-livro, mostrou que o Brasil perdeu mais de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. Em percentual, isso significa que apenas 52% da população tem o hábito da leitura.

Esses dados são preocupantes, porém, é possível mudar e adquirir esse hábito. O ideal é estabelecer uma rotina de leitura desde a infância. Por outro lado, nunca é tarde para começar. Neste post, vamos trazer algumas dicas. Confira!

Qual a importância da leitura?

Se você não gosta de ler, saiba que a leitura tem uma importância enorme na vida de qualquer pessoa. 

Ela aumenta a imaginação, permite vivenciar novas experiências e eleva o repertório cultural. Ou seja, a partir dos livros você adquire conhecimento de diversos assuntos.

Além disso, a leitura melhora a interpretação e escrita, gerando vários benefícios. Por exemplo: 

  • melhora o funcionamento do cérebro, expandindo a memória e o pensamento lógico;
  • aumenta o senso crítico devido ao questionamento das questões universais e à busca por respostas a perguntas complexas;
  • fortalece a empatia, já que é possível ter um ponto de vista diferente e compreender melhor situações que não vivemos.

Ao mesmo tempo, a leitura também acalma. De acordo com uma pesquisa feita pela Unimed, ler um livro 6 minutos por dia, diminui os níveis de estresse em 68%. Ou seja, existem vários motivos para adquirir esse hábito e aprender a gostar de ler.

7 dicas para quem não gosta de ler e quer adquirir esse hábito

Agora que você viu os benefícios dessa prática, veja como começar a ler com 7 dicas simples e práticas.

1. Escolha temas que te agradem

Toda pessoa tem um estilo próprio. Por isso, o primeiro passo é descobrir qual é o seu. É claro que você terá que ler outros assuntos ao longo da vida, mas aproveite para começar com o que te atrai. Isso incentivará você a conferir outras obras.

Caso você não saiba que tipo de livros gosta, pense nos filmes e seriados que atraem seu interesse. Inclusive, alguns deles são adaptações de obras, por isso, podem ser um bom ponto de partida.

2. Comece devagar e leia textos curtos

Comece sua leitura com um livro pequeno, pois terminá-lo incentivará o início de outro. Ou seja, será um estímulo importante. 

Outra dica é optar pelos contos. Eles têm uma narrativa curta e mais fácil de entender, sem contar que podem ser bastante atrativos.

3. Separe alguns minutos do seu dia para se dedicar a essa prática

Se você iniciar com um livro muito longo e quiser ler 1 hora por dia, provavelmente, vai falhar. 

O hábito deve ser construído gradualmente. Por isso, reserve um tempo todos os dias, por exemplo, de 15 minutos no período da manhã. Outra opção é colocar um objetivo diário, como 1 ou 2 páginas por dia.

Essas metas ajudarão a se comprometer com a rotina. Assim, você poderá definir o melhor horário, conforme a sua rotina. No entanto, tente manter a regularidade — se optar por ler antes de dormir, faça isso sempre.

4. Sempre deixe um livro ao seu alcance

Aproveite os dispositivos móveis para ter um livro sempre à mão ou carregue uma obra mais fina e fácil de carregar. Assim, você terá tempo para cumprir suas metas.

5. Carregue um livro para ler nas horas vagas

Entre as obras físicas ou digitais, não existe o melhor. O importante é tê-las sempre perto para aproveitar os momentos de folga.

A ideia é trocar os períodos em que você veria as redes sociais para abrir um livro e aproveitar o período de espera no consultório médico, no transporte no ônibus, antes de dormir, entre outros momentos com tempo livre.

6. Anote pontos importantes

Fazer anotações é uma forma de entender melhor a leitura. Se você não gosta de ler, também é uma maneira de reter melhor as informações e criar esse hábito. Afinal, se você se perder em meio às palavras, pode olhar as notas em vez de voltar algumas páginas.

Além disso, as anotações permitem compartilhar suas experiências de leitura. Existem até redes sociais com essa finalidade, como o Goodreads. Assim, você interage com outras pessoas e ainda tem um incentivo extra.

7. Não insista se não estiver gostando do livro

Caso tenha começado uma obra, mas não está gostando do conteúdo, mude. Não há problema nisso, pois o mais importante é manter o prazer da leitura. Porém, evite fazer a alteração depois de apenas 1 ou 2 páginas. Algumas histórias demoram um pouco para engajar o leitor.

Então, como fazer? Tente ler as primeiras 50 páginas. Se não gostar, troque o livro. Assim, você evita a precipitação e a perda de um ótimo livro apenas pelas páginas iniciais ruins.

De toda forma, existem várias formas de mudar o hábito de quem não gosta de ler. Na Crescer Sempre, temos um acervo com livros riquíssimos e totalmente aberto ao público. Assim, você pode escolher o título que mais lhe agrade e colocar todas essas dicas em prática.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas entendam a importância da leitura e comecem a incluir os livros em sua rotina.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados