Resumo de estudos: passo a passo para estudar com eficiência

Estudo
08 | 09 | 2021

A organização para conseguir estudar de forma eficiente e que gere resultados, é uma das maiores preocupações para estudantes de todos os níveis. Porém, adolescentes, principalmente em época escolar, tendem a sofrer com o alto volume de matérias. Para isso, o resumo de estudos pode ser uma ótima alternativa.

Atualmente, existem diversos métodos de estudo, e testar para entender qual deles melhor se adapta ao seu tipo de aprendizado pode causar desânimo. Por isso, trouxemos neste conteúdo um passo a passo para facilitar o seu dia a dia e entender este método.

Se quer saber como fazer um resumo eficiente e que tenha tudo que você precisa, continue lendo este artigo!

Resumo é um ótimo aliado dos estudos

Você pode se questionar o motivo do resumo ser utilizado como um aliado para os estudos, já que muitas vezes esse recurso é apresentado como uma tarefa complexa e chata de ser realizada nas tarefas escolares.

No entanto, ao utilizar resumos completos e com recursos visuais, é possível otimizar tempo e facilitar a localização de informações importantes, por exemplo. Outros benefícios da produção e utilização de resumos, são:

  • facilidade de levar com você;
  • ajuda na memorização de informações úteis;
  • agrupamento de informações em apenas um material;
  • simplicidade para elaborar.

5 passos para fazer um resumo de estudos eficiente

Para ter sucesso na confecção do seu resumo e conseguir utilizá-lo de forma produtiva, é importante seguir alguns passos que podem facilitar todo o processo de produção. A seguir, listamos os principais deles. Confira!

Selecione as informações úteis

Ao realizar leituras de livros ou artigos, por exemplo, é comum que haja um grande volume de informações a serem absorvidas. Por isso, é importante selecionar o que realmente importa para o seu estudo com informações pontuais que serão úteis lá na frente.

Uma forma de marcar essas partes é utilizar a caneta marca texto, que destaca trechos de forma simples e elimina possibilidade de perder uma informação mais importante. Outra tática que pode ajudar é, assim que encontrar uma informação que queira inserir no resumo posteriormente, selecionar palavras-chave para otimizar a busca depois da leitura.

Faça anotações durante a leitura ou aula

Realizar anotações durante a leitura ou aula é a forma mais eficiente de não perder informações essenciais. Neste momento, não é preciso se preocupar com a estética do resumo e nem com o agrupamento das informações.

Aqui, o foco é anotar de forma rápida termos e conceitos que chamem a atenção, além de ideias que surgem durante o processo. Quando finalizar a leitura, por exemplo, é o momento de começar a produzir o resumo devidamente estruturado e revisado.

Escreva com as próprias palavras

Uma das formas mais fáceis de memorizar informações de estudos, é facilitar a interpretação. Isso é possível com a substituição de termos complexos dos livros e artigos por palavras do seu vocabulário cotidiano.

Geralmente, produtos literários e aulas podem conter muitos termos técnicos que dificultam a compreensão do assunto. Ao utilizar suas palavras para traduzir conceitos, o entendimento do assunto fica muito mais fácil.

Utilize tópicos

Uma forma de conseguir visualizar de maneira simples e rápida as informações importantes é separando a matéria resumida em tópicos. Para isso, você pode utilizar subtítulos, listas e numerar as informações, fazendo com que o resumo fique muito mais visual e intuitivo.

Avalie métodos de estudo para otimizar o aprendizado

Atualmente, há diversos métodos para construir um resumo de estudos, alguns mais conhecidos, outros menos utilizados.

O mapa mental é um grande aliado de estudantes de diferentes níveis, pois reúne de forma simples e visual informações de um tema específico por palavras-chave e pequenas explicações.

Outro método que pode ser benéfico é o Método Cornell. Ele separa o resumo em duas colunas: na primeira, são inseridas as explicações e, na outra, as palavras-chave do assunto, por exemplo.

É importante testar diferentes formatos de resumo, pois só assim você irá encontrar aquele que melhor funciona para o seu aprendizado.

Conte com a tecnologia 

Além dos resumos de estudos, é possível contar com outras ferramentas tecnológicas que tendem a facilitar a sua rotina. Um dos eletrônicos mais utilizados hoje em dia é o celular, que se tornou um facilitador de acesso à informações e educação.

Há uma infinidade de aplicativos e sites que são úteis para estudantes. Quer conhecê-los? Então, veja como estudar pelo celular de forma eficiente e gratuita. Boa leitura e até a próxima!

Leia também

Assuntos Relacionados