Concentração nos estudos: 5 métodos para aumentar seu foco

Estudo
01 | 03 | 2023

Com a evolução da tecnologia, a população vive em uma era de múltiplos estímulos com o uso de smartphones com suas notificações push iluminando a tela, que ajudam a nos distrair. Dessa forma, manter a concentração nos estudos pode se tornar bastante desafiador.

Por isso, saber como manter o foco é fundamental para conseguir um bom rendimento pessoal e profissional, absorvendo e compreendendo o conteúdo.

Entenda sobre o assunto e confira as melhores dicas para isso. Acompanhe!

Saiba os impactos da falta de concentração e foco

Uma pesquisa divulgada no portal Wall Street Journal diz que uma pessoa demora 23 minutos para voltar à concentração anterior na tarefa que estava realizando.

Ou seja, ao perder o foco, os prejuízos no desempenho não se limitam ao tempo em que você deixou de se dedicar, mas também ao prazo para retomar.

Em todos os casos, a falta de concentração traz grandes impactos na rotina. O primeiro é a frustração de não conseguir realizar as tarefas ou não atingir a meta desejada.

Assim, as dificuldades para compreender o conteúdo ficam evidentes quando não há foco.

Se você não gerenciar melhor o  tempo para realizar as tarefas e não conseguir se concentrar, a tendência é que a rotina deixe de funcionar como previsto.

Dessa forma, o resultado costuma ser níveis de estresse elevados, distanciando-se dos objetivos.

Aprenda 5 métodos para manter a concentração nos estudos

Para ajudar a superar os desafios da falta de concentração, confira cinco métodos para aumentar o foco!

1. Use técnicas de respiração

O cérebro consome 20% do oxigênio usado pelo corpo humano. Dessa forma, uma boa respiração é essencial para se concentrar. Para isso, existem algumas técnicas de respiração que ajudam no processo. Confira!

Respiração diafragmática

Pense na sua barriga como um balão, colocando a mão sobre o diafragma, e respire, segurando o ar por cinco segundos. Dessa forma, ajuda a reduzir a tensão e levar oxigênio para o cérebro.

Respiração 4 – 7 – 8

Consiste em ter um tempo para cada etapa da respiração. Funciona assim: inspire por quatro segundos e segure o ar por sete.

Após, expire pela boca por oito segundos. Você pode repetir o ciclo até perceber que está confortável e tranquilo.

Respiração com atenção

A ideia é se concentrar no ato de inspirar e expirar, entendendo o ciclo da respiração.

Portanto, ao manter o foco, você consegue meditar e se livrar de outras distrações. Após o exercício, será fácil voltar a se dedicar à tarefa anterior.

Respiração alternada pela narina

Esse exercício envolve fechar uma narina para inspirar, liberando-a enquanto fecha a outra no momento de expirar.

Assim, como o processo envolve concentração, ajuda a equilibrar o sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e promovendo concentração.

2. Recorra aos jogos para treinar o cérebro

Existem diversos jogos de raciocínio e memória que ajudam a treinar o cérebro para aumentar a concentração, incluindo aplicativos para celular.

Dessa forma, tirar um tempo para se dedicar a eles (como os momentos de pausa nos estudos) auxilia na construção do foco.

3. Trabalhe em blocos de tempo

A organização dos estudos em blocos de tempo consiste em utilizar a técnica pomodoro.

Ela envolve ter blocos de concentração de 25 minutos, seguidos por pausas curtas, de 5 minutos. Contudo, o tempo de cada etapa pode ser ajustado conforme suas necessidades.

A cada 4 blocos, você faz uma pausa longa. Com isso, é possível ganhar mais energia e retomar a concentração com facilidade.

4. Mantenha o ambiente organizado

A organização no local de estudos é fundamental para eliminar distrações, pois a bagunça afeta negativamente o foco, desviando sua atenção.

Portanto, evite o excesso de itens na mesa e mantenha o espaço limpo e organizado.

5. Acompanhe a falta de atenção

Acompanhar sua evolução, identificando os fatores que desviam o foco, permite trabalhar técnicas específicas para lidar com as causas. Portanto, caso tenha dificuldades, é possível procurar apoio profissional.

Aplicando as cinco dicas na sua rotina, você garante mais concentração nos estudos. Assim, o desempenho tende a melhorar, ajudando a realizar diferentes objetivos, como a conquista de uma vaga no ensino superior ou de uma boa colocação profissional.

Gostou do conteúdo? Para acompanhar mais dicas, siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados