Literatura infantojuvenil: qual a importância no desenvolvimento das crianças?

Adolescência
12 | 01 | 2022

O hábito de ler é crucial para o desenvolvimento de habilidades intelectuais e de comunicação para qualquer pessoa. Porém, é importante incentivar essa prática desde cedo, para isso a literatura infantojuvenil é uma ótima aliada.

Instigar a criança a ler pode ser determinante para o desenvolvimento social e psicológico dela.

Claro, é importante respeitar a faixa etárias de livros e materiais, assim a criança e o adolescente terão acesso ao que realmente é condizente com suas idades.

Quer entender qual a importância e impacto dessa prática na vida da criança? Continue a leitura!

Quais impactos da literatura infantojuvenil?

Como já citado anteriormente, a literatura infantojuvenil supre um papel essencial na formação de jovens e crianças. A seguir, detalhamos quais são os principais envolvidos. Confira quais são eles:

Pensamento crítico

A leitura é uma das formas mais eficientes de se ter contato com diferentes culturas, realidades e tipos de informações. Sendo assim, quando a criança está lendo, consegue ir além da sua realidade, mantendo-se antenada e por dentro de diferentes assuntos.

Com isso, é comum que a criança comece a desenvolver seu próprio jeito de pensar e suas opiniões a longo prazo. É importante que isso seja estimulado e ela comece a se questionar sobre as coisas à sua volta, pois isso fará diferença para sua contribuição social quando estiver mais velha.

Convívio social

Pelos mesmos motivos citados acima, a criança e o adolescente tendem a ser mais flexíveis e respeitar o próximo. Isso porque, com a leitura, eles começam a compreender que existem outras realidades além daquela que estão acostumados.

Por esse motivo, é possível conviver de forma mais harmônica em ambientes como, por exemplo, escolas e atividades extracurriculares. Além disso, a leitura expande a forma de se comunicar e o leitor tende a se tornar mais conversativo e participativo em atividades do dia a dia.

Criatividade

Já ouviu falar que quanto mais se consome, mais referência tem? Pois é, com a leitura não é diferente e o motivo é simples. O hábito da leitura é capaz de apresentar novos meios de pensar e organizar pensamentos. Além disso, com leituras ilustrativas e que explorem recursos visuais é mais fácil guardar referências.

Um exemplo muito claro da criatividade instigada pela leitura, é quando a criança começa a desenhar personagens e situações retratadas nos livros. Isso é só o começo!

Capacidade de leitura

Quanto mais cedo começar, mais se acostuma. As crianças e adolescentes têm mais facilidade para adotar novos hábitos, isso porque tudo é novidade. Por isso, desde a alfabetização, invista em modelos de leituras que respeitem o limite da criança.

Além disso, ao começar a ler com frequência é possível desenvolver habilidades que são essenciais ao longo da vida, como: interpretação de texto e produção textual.

Poder de compreensão

Por ter contato com diferentes tipos de textos e de realidades, é bastante comum que o cérebro da criança esteja preparado para conseguir compreender informações vindas de diferentes meios. Isso ajuda no raciocínio lógico, no poder de argumentação e na construção de ideias ao longo da vida.

5 livros infantojuvenis para começar o hábito da leitura

A seguir, listamos os livros mais conhecidos e indicados para introduzir a leitura na vida da criança. Confira quais são eles:

  1. As Aventuras de Robin Hood — Alexandre Dumas;
  2. Os Três Mosqueteiros — Alexandre Dumas;
  3. O Pequeno Príncipe — Antoine de Saint;
  4. Peter Pan — James M. Barrie;
  5. Marcelo, Marmelo, Martelo — Ruth Rocha;

Conheça a Crescer Sempre

A Crescer Sempre é uma organização não-governamental (ONG), que acredita na transformação social através de educação de qualidade. Localizada na comunidade de Paraisópolis — SP, ela fornece ensino regular, cursos profissionalizantes e uma biblioteca comunitária. Aberta para toda comunidade e dividida entre o setor infantil e de jovens e adultos, é necessário realizar apenas um simples cadastro para usufruir dos livros em nossa biblioteca.

Quer conhecer mais sobre esse projeto? Acesse nosso site agora mesmo!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados