Literatura infantojuvenil: qual a importância no desenvolvimento das crianças?

Adolescência
12 | 01 | 2022

O hábito de ler é crucial para o desenvolvimento de habilidades intelectuais e de comunicação para qualquer pessoa. Porém, é importante incentivar essa prática desde cedo, para isso a literatura infantojuvenil é uma ótima aliada.

Instigar a criança a ler pode ser determinante para o desenvolvimento social e psicológico dela.

Claro, é importante respeitar a faixa etárias de livros e materiais, assim a criança e o adolescente terão acesso ao que realmente é condizente com suas idades.

Quer entender qual a importância e impacto dessa prática na vida da criança? Continue a leitura!

Quais impactos da literatura infantojuvenil?

Como já citado anteriormente, a literatura infantojuvenil supre um papel essencial na formação de jovens e crianças. A seguir, detalhamos quais são os principais envolvidos. Confira quais são eles:

Pensamento crítico

A leitura é uma das formas mais eficientes de se ter contato com diferentes culturas, realidades e tipos de informações. Sendo assim, quando a criança está lendo, consegue ir além da sua realidade, mantendo-se antenada e por dentro de diferentes assuntos.

Com isso, é comum que a criança comece a desenvolver seu próprio jeito de pensar e suas opiniões a longo prazo. É importante que isso seja estimulado e ela comece a se questionar sobre as coisas à sua volta, pois isso fará diferença para sua contribuição social quando estiver mais velha.

Convívio social

Pelos mesmos motivos citados acima, a criança e o adolescente tendem a ser mais flexíveis e respeitar o próximo. Isso porque, com a leitura, eles começam a compreender que existem outras realidades além daquela que estão acostumados.

Por esse motivo, é possível conviver de forma mais harmônica em ambientes como, por exemplo, escolas e atividades extracurriculares. Além disso, a leitura expande a forma de se comunicar e o leitor tende a se tornar mais conversativo e participativo em atividades do dia a dia.

Criatividade

Já ouviu falar que quanto mais se consome, mais referência tem? Pois é, com a leitura não é diferente e o motivo é simples. O hábito da leitura é capaz de apresentar novos meios de pensar e organizar pensamentos. Além disso, com leituras ilustrativas e que explorem recursos visuais é mais fácil guardar referências.

Um exemplo muito claro da criatividade instigada pela leitura, é quando a criança começa a desenhar personagens e situações retratadas nos livros. Isso é só o começo!

Capacidade de leitura

Quanto mais cedo começar, mais se acostuma. As crianças e adolescentes têm mais facilidade para adotar novos hábitos, isso porque tudo é novidade. Por isso, desde a alfabetização, invista em modelos de leituras que respeitem o limite da criança.

Além disso, ao começar a ler com frequência é possível desenvolver habilidades que são essenciais ao longo da vida, como: interpretação de texto e produção textual.

Poder de compreensão

Por ter contato com diferentes tipos de textos e de realidades, é bastante comum que o cérebro da criança esteja preparado para conseguir compreender informações vindas de diferentes meios. Isso ajuda no raciocínio lógico, no poder de argumentação e na construção de ideias ao longo da vida.

5 livros infantojuvenis para começar o hábito da leitura

A seguir, listamos os livros mais conhecidos e indicados para introduzir a leitura na vida da criança. Confira quais são eles:

  1. As Aventuras de Robin Hood — Alexandre Dumas;
  2. Os Três Mosqueteiros — Alexandre Dumas;
  3. O Pequeno Príncipe — Antoine de Saint;
  4. Peter Pan — James M. Barrie;
  5. Marcelo, Marmelo, Martelo — Ruth Rocha;

Conheça a Crescer Sempre

A Crescer Sempre é uma organização não-governamental (ONG), que acredita na transformação social através de educação de qualidade. Localizada na comunidade de Paraisópolis — SP, ela fornece ensino regular, cursos profissionalizantes e uma biblioteca comunitária. Aberta para toda comunidade e dividida entre o setor infantil e de jovens e adultos, é necessário realizar apenas um simples cadastro para usufruir dos livros em nossa biblioteca.

Quer conhecer mais sobre esse projeto? Acesse nosso site agora mesmo!

Leia também

Assuntos Relacionados