Maquiador profissional: tudo que você precisa saber sobre essa profissão

Vida Profissional
18 | 01 | 2023

Você já percebeu que a maquiagem tem um papel importante na área estética? Ela é utilizada tanto em momentos do dia a dia quanto para eventos, fotografias e filmagens. Assim, a carreira de maquiador profissional pode trazer oportunidades para quem busca uma colocação no mercado.

Por ser uma decisão importante, antes de escolher essa profissão é preciso atenção e conhecimento para definir se essa é a carreira mais adequada, entender o que ela exige e saber como se preparar para conquistar o seu espaço no mercado.

Por isso, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre a profissão. Aprenda o que faz e como se tornar um maquiador profissional!

Quais são as atribuições de um maquiador profissional?

O maquiador profissional se responsabiliza por todos os detalhes relacionados a composição da maquiagem, o que envolve aplicar de primer e base para homogeneizar o aspecto da pele, utilizar pós e corretivos para disfarçar falhas e toda a preparação da pele para a maquiagem. 

Ainda existem as outras etapas, como aplicação de sombra, blush, lápis, delineadores, rímel, iluminador, batom e diversos produtos que podem compor os mais variados visuais. Aqui, vale lembrar que a maquiadora ou maquiador também deve se responsabilizar pelo conceito: entender as necessidades do cliente, a roupa que será usada, a finalidade da maquiagem e outros detalhes é essencial para planejar quais serão as técnicas aplicadas e o design. 

Para tanto, é preciso conhecer os variados produtos e equipamentos, as características de cada tipo de pele, tendências da moda e os usos de diferentes estilos de acordo com evento, ambiente, entre outros. Logo, o profissional deve saber entregar uma maquiagem adequada considerando as distintas necessidades dos clientes.

Como é o mercado da área?

O mercado é bastante atrativo, apesar de ter sofrido impactos com a pandemia devido à limitação em relação a eventos que traziam um grande público. No ramo maquiador existem diversos campos que permitem especialização, por exemplo: 

  • maquiagem social: voltada para eventos mais simples e compromissos comuns ou corporativos; 
  • mercado de noivas: os casamentos são grandes atrativos, pois as das noivas podem utilizar o serviço de maquiagem não só para a cerimônia, como também para álbuns de fotos;
  • eventos e festas: atendendo os anfitriões e o público de diferentes tipos de eventos, como casamentos, formaturas, aniversários, lançamentos, entre outras; 
  • fotografia: especializada no preparo de modelos ou ensaios para books; 
  • filmagem: preparando a pele e fazendo maquiagens voltadas à televisão e outros tipos de transmissão; 
  • artística: é o ramo com presença maior da criatividade, fazendo criações com diversos materiais que transformam os clientes; 
  • moda: voltada para desfiles e fotografias relacionadas ao setor, como catálogos de divulgação de novas coleções; 
  • aulas e consultoria: após se especializar e ter uma grande bagagem de experiência, é possível expandir, atuando também como professor ou consultor

Em relação ao salário, também há uma grande variação. Tudo depende da experiência do profissional, produtos aplicados, tipo de maquiagem e público-alvo. Isso traz um grande potencial para o crescimento na carreira. Ainda é possível atuar como empregado ou autônomo, atendendo aos diferentes perfis de profissionais. 

Como se tornar um maquiador profissional?

Se você se interessou pelas possibilidades da carreira, é importante entender o que é preciso para trabalhar como maquiador. Para começar, entenda quais são as habilidades necessárias. Primeiro, é preciso querer aprender e ter disposição para acompanhar as tendências, estudar produtos e diferentes tipos de aplicação.

A organização e pontualidade também são fundamentais, já que os clientes dependerão disso para chegar no horário dos eventos planejados. Além disso, é necessário ter habilidades com maquiagem, que podem ser adquiridas fazendo cursos profissionalizantes na área. 

Também é preciso se preparar adquirindo produtos, pincéis e outros materiais necessários. A qualidade é essencial para o resultado e esse é um diferencial importante para os clientes, que nem sempre contam com todos os itens que compõem uma maquiagem profissional. 

Conhecendo mais sobre a carreira de maquiador profissional, fica mais fácil avaliar se a oportunidade está alinhada aos seus objetivos e entender como se preparar para atuar dessa maneira. Para isso, não se esqueça de realizar cursos, praticar e manter estudos constantes.

Gostou do artigo? Aproveite e acompanhe conteúdos sobre profissões em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados