O que é educação afetiva e por que ela é fundamental para o processo de aprendizagem?

Educação familiar
21 | 09 | 2022

Você já ouviu falar sobre educação afetiva? A escola é um lugar onde as crianças aprendem, descobrem e se desenvolvem em todos os âmbitos — social, cognitivo, físico e emocional. Assim, a afetividade deve estar presente nesse processo para colaborar com a formação do aluno.

Isso porque a falta de vínculo na educação pode afetar negativamente o processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, as escolas precisam adotar uma proposta pedagógica que motive e envolva os educadores com os estudantes.

Se você ainda não conhece esse conceito ou não sabe por que ele é tão importante, continue com a gente. Neste post, vamos explicar o que é a educação afetiva, seus benefícios e influência no aprendizado. Confira!

O que é educação afetiva?

A educação afetiva, também conhecida como pedagogia afetiva, consiste em um método que não se limita à relação de ensino e aprendizado entre professor e aluno. Nesse caso, estudantes e docentes desenvolvem um relacionamento mais profundo, com base na afetividade para tornar as atividades mais leves e agradáveis, além de produtivas.

Afinal, o uso da emoção e da inteligência em conjunto consegue potencializar os resultados do processo educativo. Para tanto, a educação afetiva se baseia em três princípios. Veja quais são eles!

Pedagogia

O primeiro pilar é a pedagogia, que tem como função trabalhar o processo educativo a nível científico. Isso engloba ações como ensinar a ler e a escrever, desenvolver conhecimentos gerais e específicos e outros fatores relevantes para a vida profissional do estudante.

Afetividade

Já a afetividade se relaciona com as emoções, aplicando carinho e ternura durante o processo. O motivo é que a própria humanidade depende dos sentimentos e emoções para o desenvolvimento e sobrevivência. Ademais, isso colabora com a evolução dos grupos.

Valores/princípios

Por fim, os valores e princípios trazem um conjunto de ações que são trabalhados pela educação afetiva com o objetivo de desenvolver os alunos da melhor maneira. Assim, é possível formar pessoas com maior instrução e preparo para a vida adulta.

Conheça os 12 valores e princípios da pedagogia afetiva:

  • autonomia;
  • cidadania;
  • conhecimento;
  • criatividade;
  • criticidade;
  • democracia;
  • direitos e deveres;
  • respeito;
  • responsabilidade;
  • sensibilidade;
  • solidariedade;
  • transformação.

Qual é a importância da educação afetiva?

A educação afetiva é importante porque prevê um ambiente mais humanizado nas escolas, com uma postura mais próxima e de acolhimento por parte dos professores. A ideia é que eles e os estudantes desenvolvam relacionamentos mais amigáveis e harmônicos.

Na prática, esse processo traz uma série de benefícios. Acompanhe a seguir:

Promove maior dedicação do aluno

Quando o aluno se envolve emocionalmente com o processo de aprendizado e desenvolve laços, a tendência é que ele se sinta mais interessado e motivado. Como resultado, os estudantes se dedicam mais aos estudos e às tarefas.

Ajuda na construção da empatia

Se o ensino foca na afetividade, o professor adota uma postura mais empática com os alunos. Isso inclui entender as dores e necessidades de cada um, compreender contextos familiares e sociais e outros fatores que influenciam no desempenho escolar.

Diante disso, o docente consegue adotar estratégias mais adequadas para desenvolver cada estudante. Ao mesmo tempo, ao perceber esse maior acolhimento, o aluno consegue desenvolver a própria empatia — fator relevante para o exercício da cidadania.

Colabora com o desenvolvimento de vínculos sociais mais profundos

O aprendizado afetivo também promove maior humanização nas relações interpessoais, aplicando o conceito desde os primeiros momentos na escola. Isso ajuda no desenvolvimento de vínculos sociais mais profundos e ajuda a estimular a valorização das emoções nas relações.

Logo, o aluno tende a desenvolver habilidades socioemocionais bastante relevantes com esse modelo de aprendizado.

Como a afetividade influencia no aprendizado?

Com todos os benefícios que esse modelo de ensino proporciona, ele consegue trazer melhorias para os métodos educacionais e estimula o aprendizado. Isso porque os estudantes ficam mais motivados, o que colabora com o seu desempenho nas aulas.

Ainda, há o desenvolvimento de diversas capacidades essenciais para a vida social e emocional — que podem ter impactos também na carreira. Dessa forma, a afetividade é uma questão importante para a Crescer Sempre.

Nossa escola adota esse processo e ensina todos os alunos e comunidade sobre sua relevância. Assim, construímos um ambiente de bem-estar, leveza, diversidade e harmonia para favorecer a formação e desenvolvimento contínuo dos alunos.

Percebeu como a educação afetiva colabora com o processo educacional dos seus filhos? Por esse motivo, vale a pena contar com uma instituição de ensino que adote esses valores em sua proposta pedagógica, promovendo um ambiente escolar mais estimulante e saudável.

Quer acompanhar mais informações sobre educação e desenvolvimento infantil? Então assine a nossa newsletter!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados