Como conciliar trabalho e estudo? Veja 5 dicas infalíveis

Estudo
15 | 02 | 2021

Para quem tem uma jornada dupla, todo o dia é bem puxado. Além de estudar, ainda é necessário lidar com as responsabilidades da empresa em que trabalha. E, por conta do horário apertado para exercer as duas atividades e, muitas vezes, da distância entre o trabalho, estudo e casa, pode ser ainda mais desafiador. Diante dessa situação, saber como conciliar trabalho e estudo é fundamental.

Mesmo que pareça complicado, existem formas de fazer com que as duas áreas funcionem bem, sem perder o controle ou prejudicar o rendimento em uma delas. Afinal, elas são importantes para que você tenha um futuro melhor, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas infalíveis para quem precisa conciliar estudo e trabalho! Confira.

Como conciliar trabalho e estudo? Primeiro, aceite a situação

Antes de apresentar dicas mais específicas sobre como conciliar trabalho e estudo, vale a pena refletir e realmente aceitar a situação. Embora seja cansativo e, muitas vezes, dê vontade de desistir de tudo, lembre-se de que este é um momento específico da sua vida e, daqui um tempo, a rotina vai mudar.

Tenha em mente que todo o seu esforço e comprometimento é parte de um objetivo maior, como mudar de carreira, ter um futuro melhor e com mais oportunidades. Sair de casa cedo para trabalhar o dia todo e, à noite, ir para um curso, por exemplo, pode ser exaustivo, mas será recompensador!

Portanto, ao invés de lutar contra os desafios, procure identificar o que pode fazer para melhorar e ter um dia a dia mais organizado e equilibrado.

Crie um planejamento e defina prioridades

Depois de reconhecer a sua própria situação (lembre-se, ela é temporária!), o próximo passo na missão de conciliar trabalho e estudo é criar um planejamento, incluindo tudo o que deve ser feito a cada dia. Primeiro, escreva o que você precisa fazer, de acordo com seus próprios horários, em uma lista que pode ser parecida com a indicada a seguir: 

  • Acordar/tomar café da manhã — das 6h às 6h30;
  • Trajeto casa/trabalho – das 8h às 9h;
  • Trabalho — das 9 às 12h;
  • Horário de almoço — das 12 às 13h;
  • Trabalho — das 13 às 17h;
  • Trajeto trabalho/curso — das 17 às 18h;
  • Faculdade, vestibular ou curso — das 19 às 23h;

A partir disso, você perceberá que é possível dividir as horas de estudo entre os períodos que estão mais livres em sua agenda, como no início da manhã, no intervalo do almoço e antes de começar a faculdade, vestibular ou curso, ou nos finais de semana. O importante é definir o tempo dedicado aos estudos como uma prioridade, um compromisso firmado consigo mesmo e deve ser cumprido.

Separe o horário de trabalho e o de estudo

Você conseguiu fazer um planejamento, mas ainda não sabe bem como conciliar trabalho e estudo? Algo que pode ser de grande ajuda é separar o horário de trabalho com o reservado para estudar. Evite fazer tarefas relacionadas ao curso fora do período reservado para isso e, quando sair do trabalho, tente manter o foco apenas em estudar.

Peça ajuda quando for necessário

Sempre que sentir necessidade, peça ajuda para seus familiares, professores e até mesmo para o líder da empresa que você atua. Explique a sua situação para que eles possam ajudar ou dar uma orientação para que você consiga conciliar melhor o trabalho com os estudos.

Por exemplo, se perceber que não terá tempo de cumprir com alguma atividade do curso, converse antecipadamente com os professores responsáveis e veja se é possível ampliar o prazo de entrega. Caso tenha uma prova muito complexa e precise de mais tempo para estudar, fale com o seu mentor. O importante é manter uma comunicação aberta e honesta, e sempre cumprir com o que foi acordado. Isso manterá sua credibilidade e fará com que as pessoas aceitem acordos com você no futuro.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode exercer um papel fundamental em como conciliar trabalho e estudo. Afinal, você pode utilizar o celular para estudar, inclusive por meio de aplicativos especializados, para ganhar tempo. Por exemplo, durante o trajeto casa/trabalho/curso, é possível fazer simulados reais por meio de aplicativos ou mesmo ler livros online indicados para sua área de interesse. 

Para quem precisa focar no estudo de outro idioma, por exemplo, existem inúmeras opções de aplicativos gratuitos. Nestes apps, é possível fazer exercícios de escrita, escuta e leitura, que podem ser feitos de qualquer lugar.

De fato, existem diversas opções e, inclusive, é viável utilizar aplicativos com funções variadas para organizar os estudos e acompanhar o desenvolvimento de tarefas.

Não existe uma única solução mágica de como conciliar trabalho e estudo, mas as recomendações acima certamente são úteis para quem lida com a jornada dupla. Aproveite e compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e ajude seus amigos que estão passando pelo mesmo desafio que você!

Professor Coruja

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados