Saiba como se preparar para a recolocação profissional com as nossas dicas!

Vida Profissional
25 | 05 | 2022

Mesmo com um planejamento detalhado da carreira, a vida pode nos surpreender e impedir que o caminho inicialmente traçado se concretize. Por exemplo, podem acontecer situações que exijam o interrompimento dos seus estudos ou saída de um trabalho — na pandemia, por exemplo, muitos brasileiros perderam o emprego. Em cenários do tipo, é preciso saber como buscar a recolocação profissional.

A medida também pode ser importante após decidir mudar de carreira ou diante de outras situações. Porém, independentemente da causa que levou ao afastamento da sua função, voltar ao mercado de trabalho pode ser desafiador. Logo, é essencial saber como se preparar para o processo.

Para ajudar nessa tarefa, listamos as principais dicas para você se preparar para a recolocação profissional e aumentar as suas chances de sucesso. Confira!

Use as redes sociais para se posicionar

Para começar, você pode recorrer às redes sociais para se posicionar e começar a formar uma rede de contatos. Assim, adicione as pessoas que você reconhece, como ex-colegas de sala de aula ou de trabalho — eles podem ser aliados na busca pela recolocação profissional.

Inclusive, existem alternativas com foco na carreira, como o LinkedIn. Isso pode facilitar a busca por oportunidades, além de viabilizar o contato com outros profissionais da área e recrutadores, aumentando as chances de encontrar uma vaga. 

Esteja aberto a diferentes possibilidades

Voltar ao mercado de trabalho pode ser desafiador devido à alta concorrência. Nesses casos, pode ser interessante ampliar a sua busca, se abrindo para diferentes possibilidades.

Encontrar uma vaga que não seja a ideal, mas tenha uma remuneração adequada e gere outras oportunidades, pode colaborar com sua nova jornada profissional.

Considere o trabalho temporário

Você também pode buscar trabalhos temporários durante o processo de recolocação profissional. Eles conseguem trazer tranquilidade financeira para o período e ampliam a sua experiência profissional, enquanto você não encontra uma vaga de longo prazo. 

Ademais, caso você desempenhe um bom trabalho, há chances de ser efetivado pela empresa. Afinal, a tendência é que os empregadores busquem profissionais capacitados e alinhados ao negócio, o que pode ser identificado durante um emprego temporário. 

Monte um bom currículo e o mantenha atualizado

Caso ainda não tenha um currículo montado, é hora de elaborar esse documento. Inclua dados sobre:

  • escolaridade;
  • competências;
  • habilidades;
  • experiências profissionais;
  • trabalho voluntário;
  • cursos;
  • e outras informações que sejam relevantes para a vaga de emprego desejada.

Além disso, não se esqueça de mantê-lo atualizado. Ele deve ter foco na oportunidade que você procura e incluir novas competências ou cursos concluídos. Portanto, antes de enviar o currículo, sempre faça uma revisão para verificar se ele está adequado

Conheça as competências do futuro

O mercado de trabalho passa por mudanças constantes, então é necessário entender quais são as tendências e, até mesmo, as competências do futuro para acompanhar as necessidades das empresas e se adequar.

Esteja disposto a aprender

Durante a busca por uma vaga para voltar ao mercado de trabalho, esteja disposto a aprender mais e ampliar os seus conhecimentos. 

Isso deve ser demonstrado no seu currículo e outras etapas dos processos seletivos, para que as empresas entendam que também é possível ajudar no seu desenvolvimento. Ainda, a busca por aprendizado pode ajudar a desenvolver competências que trarão novas oportunidades. 

Cuide da sua saúde mental

Outro cuidado importante que, muitas vezes, não é considerado no processo de recolocação profissional é o cuidado com a saúde mental. Especialmente quando há uma preocupação maior em conseguir a vaga para conseguir arcar com os compromissos financeiros, é comum vivenciar questões como ansiedade e estresse.

Portanto, trabalhe a sua rotina para manter hábitos saudáveis, como alimentação adequada e descanso. Se possível procure suporte profissional — existem redes gratuitas de atendimento à saúde mental que podem ajudar. Isso também pode ajudar a aumentar a sua autoconfiança, refletindo positivamente no processo seletivo.

Faça cursos e aprimore os seus conhecimentos

Como a recolocação exige que seu currículo seja atrativo, pode ser interessante fazer cursos para aprimorar os seus conhecimentos e experiências nessa busca. Uma dica para ajudar é fazer os cursos profissionalizantes.

Eles conseguem dar aprendizados práticos em curta duração, agilizando sua preparação para o mercado de trabalho e aumentando as chances de ser contratado ou, até mesmo, iniciar uma carreira empreendedora.

Pronto! Agora que você conhece essas dicas de recolocação profissional, pode se preparar para retomar sua carreira e voltar ao mercado de trabalho. Para tanto, conte com os cursos profissionalizantes para ajudar a desenvolver habilidades — na Crescer Sempre você encontra diversas opções.

Quer acompanhar mais dicas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades da Crescer Sempre!

Banner com fundo azul e ilustração da capa do e-book sobre como escolher uma profissão.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados